A MG do Brasil não está indo muito bem, com seus modelos MG 550 e MG 6 mal conseguindo ver a luz do dia devido à falta de compradores dispostos a arriscar uma quantia relativamente alta em carros desconhecidos no país.
Mesmo assim, a empresa de nome inglês e diretoria chinesa está planejando a introdução de um terceiro carro no Brasil, situado acima dos dois modelos supracitados. Nomeado de MG 750, nada mais é do que o Roewe 750 chinês, mas que em terra tupiniquim recebe o octógono da Morris Garages na sua grade. Coisa pra inglês ver. Ou seria, pra brasileiro ver?
Pois avistei exatamente este sedã, com placas verdes, nas ruas de São Paulo.
O Roewe 750 por sua vez, nada mais é do que o antiquado Rover 75 de 1999, de carroceria alongada e tração dianteira. O desenho da seção dianteira e traseira foram modificados, mas o carro continua facillmente identificável como o carro que lhe deu origem. Assim, ao contrário dos modelos MG 550 e MG 6, desenvolvidos pela Shanghai Auto Industry Corporation (SAIC), o MG 750 ao menos é baseado em um verdadeiro carro inglês. Os motores da Rover continuaram no Roewe, sendo estes um V6 2.5L de 184 hp (186 cv) e um 1.8 turbo de 155 hp (157 cv).
A versão do Rover 75 V8 (4.6L do Mustang) e tração traseira, foi abandonada.
O site da MG do Brasil anuncia o MG 750 de motor V6 2.5L com 201 cv. Essa diferença de potência deve ter a mesma explicação que a Hyundai dá: a gasolina pura e excepcional do Brasil, junto com um pouco de etanol, dá uma "força mágica" adicional aos seus motores.
Mas as fotos deste flagra são do 1.8 T, como revela o emblema "turbo" no paralamas. Este motor é o mesmo usado no MG 550 e MG 6, mas gera "somente" 155 hp (157 cv) no 750 vendido no exterior. Uma bela diferença em relação aos 170 cv dos MGs "brasileiros". Novamente, deve ser nossa a nossa premiada gasolina...
Aliás, este carro é o mesmo carro mostrado no Salão do Automóvel de 2010, do qual publico abaixo as fotos que tirei.
A empresa se denomina "Morris Garages", em alusão à MG Cars, póstuma empresa inglesa que foi absorvida pela British Motor Corporation e consequente fusão com a Austin, em 1952. A BMC parou de fabricar em Abington, os esportivos compactos e leves da MG em 1980
Dois anos depois, a marca "MG" foi ressucitada para somente adornar versões mais esportivas dos convencionais carros da Austin-Rover.
Em 1994, o grupo foi comprado pela BMW. Em 2000, a marca bávara se desfez novamente do grupo, que passou a operar por conta própria como MG-Rover Group. Finalmente, em 2005, foi comprada pela chinesa Nanjing Automobile Group, que por sua vez, foi adquirida pela SAIC em 2007.
Resta saber agora, qual versão a MG do Brasil vai lançar. Apesar de anunciado no site a versão V6, minha aposta está no 1.8 turbo, motor já utilizado no Brasil em outros carros - facilitando assim a logística de reposição e manutenção - e visto também neste veículo de placas verdes rodando em São Paulo. Ou quem sabe, não virão ambos os motores?
Assim, apesar das baixas vendas, a MG quer se firmar no país trazendo quase todo o seu portfólio. Apesar de ser a primeira vez no Brasil, quem já teve um MP Lafer, réplica do MG TD dos anos 50, vai reconhecer o emblema octogonal logo de cara!
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Nossa, que desenho antiquado! Tentaram dar uma atualizada, mas em vão.
ResponderExcluirNão sabia que a "MG" também tentava dar o golpe da potência, que nem a Caoa/Hyundai. Tsc, tsc, que coisa feia!
Quanto a escolher o mesmo motor dos MG 6 e 550, não acho que a logística seria um grande fator. Pelo número de compradores, só precisa comprar uns 5 motores e guardar, pra canibalizar peças quando der problema, haha!
-WS
Esse carro parece um Classe C misturado com um Bentley Arnage misturado com um Skoda com uma pitada de Chev Cruze. Mais antiquado que o design talvez seja esse motorzinho, que dificilmente vai conseguir tirar esse monte de lata do lugar.
ResponderExcluirOnde você vê Classe C nesse carro?
ResponderExcluir-WS
pois é, o desenho é bem antiquado mesmo... mas sei lá, de alguma maneira eu prefiro este 750 aos outros "MGs"...
ResponderExcluire achei legal ter um Rover no Brasil, marca que nunca veio oficialmente pra cá...
a classe C que o João vê, acho que são nos farois arredondados unidos.. certo joão?
bom, de qualquer maneira, qualquer mistura que envolva um Skoda não tem como dar certo...