quinta-feira, 8 de março de 2012

[Avistamentos] Chevrolet Volt


Trazemos mais um avistamento interessante hoje: um Chevy Volt, o carro "elétrico" da GM. Sim, "elétrico" entre aspas, mesmo, porque, ao contrário do que a GM fez todos acreditarem, o Volt é, na verdade, um híbrido. A diferença está no fato de que, no Volt, o motor a combustão também serve para tracionar as rodas em algumas situações, diferentemente do que se pensava até seu lançamento. O que se alegava antes era de que o motor era um mero range extender, ou seja, entraria em operação apenas para recarregar as baterias.

Continue lendo!


Polêmicas à parte, este exemplar foi avistado na Marginal Tietê, indo em direção à Rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo. Imagino que não haveria hora melhor para se dirigir um carro desses por aqui, já que conseguir abastecer o carro em SP tem sido quase impossível, com a greve dos caminhoneiros. 


É interessante notar que, apesar de as placas serem comuns (cinzas, começando com "EV", que remete a electric vehicle), o carro é de São Caetano do Sul, sede da engenharia da GM no Brasil. Isso leva a especular se o carro será vendido por aqui algum dia. Apesar de o governo brasileiro não oferecer nenhum tipo de incentivo para carros híbridos/elétricos, a Toyota já anunciou que começará a comercializar o Prius no país. Assim, é difícil imaginar que a GM não esteja ao menos considerando a possibilidade de trazer o Volt para cá.


Ao vivo, o Volt me deixou uma impressão melhor do que nas fotos. Seu melhor ângulo é o da última foto, parecendo um carro convencional. Não me levem a mal, eu sei apreciar designs revolucionários, mas o caso é que, os recursos de estilo pouco ortodoxos usados no Volt não são dos mais bonitos. Especificamente, o que não me agrada é a faixa preta lateral, acima das maçanetas. A traseira até que tem um efeito legal.

Apesar de não me empolgar muito, eu certamente gostaria de dirigir um Volt, ou mesmo um Prius, para ter alguma referência nesse segmento. Mas o elétrico que eu queria mesmo dirigir é de outra marca: Fisker! 

-WS

PS: agradecimentos ao Cheng, que tirou todas as fotos deste post.

3 comentários:

  1. avistamento animal!
    nem sabia que havia volts rodando nas ruas de sp...

    eu imagino que esse carro tem que ser da GMB, pois a manutenção de um carro desse por um particular importado indepedentemente deve ser inviável..!

    o design foi uma grande frustração depois que o conceito foi mostrado, mas não acho ele um carro feio não... certamente mais interessante que o Prius... e o Leaf tbm...
    tbm não gosto da faixa decorativa inútil acima das maçanetas, mas ao menos dá alguma personalidade na lateral do carro... pois senão, tbm seria outro carro em formato de cunha, como todos os projetados pra furar melhor o ar...

    tbm gostaria de dirigir um híbrido/elétrico, mas não faço questão que seja nenhum desses...
    o Karma é um sonho, mas se fosse pra eu escolher um híbrido mais "acessível", eu acho que ficaria com os carros de desenhos convencionais mesmo...

    bem legal esse avistamento..
    é mais um sinal que a tecnologia elétrica/híbrida está (muito lentamente) entrando no país...

    mas o volt, se importado, ainda seria ridiculamente inacessível...
    lá nos EUA custa 40 mil USD, o que faria com que ele fosse vendido aqui a mais de 200 mil..!!

    ResponderExcluir
  2. muito da hr o avistamento!

    essa faixa decorativa é ridícula!!!

    ResponderExcluir