terça-feira, 19 de janeiro de 2010

[Alto-Giro Avistamentos] Volkswagen Fusca Cabriolet e Kommandeurwagen

20/01 - Dia do Fusca



Antes de continuarmos com a espetacular seqüência da Platinuss, o Alto-Giro Blog traz alguns simpáticos avistamentos de raras versões de um dos carros mais populares do mundo todo: o Volkswagen Fusca.




Também conhecido popularmente como VW Sedan, VW Bug, VW Käfer, VW Beetle ou simplesmente de "Volkswagen" (talvez o nome mais apropriado), o Fusca é um dos carros mais importantes da história automotiva, revolucionou o mercado quando foi lançado, vendeu mais de 21 milhões de unidades entre 1938 e 2003, com certeza o carro mais vendido no mundo sem alterações significativas no projeto.

Como hoje é o dia nacional do Fusca, para homenagear essa criação de Ferdinand Porsche, o gênio autor desta peça tão importante na história, e fundador da lendária marca de esportivos que leva seu nome, o Alto-Giro Blog traz aos seus leitores duas versões exclusivíssimas do 甲壳虫 (Fusca, em chinês...)!!



O primeiro avistamento é esse impecável Fusca conversível, em Perdizes, São Paulo. Existem diversas réplicas e versões conversíveis de oficinas e empresas particulares. Este conversível aqui mostrado, porém, é um dos raros modelos originais fabricados pela Karmann. No total, foram fabricados cerca de 330 mil conversíveis. Parece muito, mas no meio de um oceano de 21 milhões de Fuscas, passam a ser considerados exclusivos.





Esta unidade estava absolutamente impecável! Sinto-me obrigado a aplaudir seu dono, por manter em tão exemplar estado de conservação esta importante peça da história automotiva. É possível ver como o tecido interno estava totalmente novo, e seu interior intocado mostra o carinho que seu dono teve com o passar dos anos. Deste interior todo original, talvez o único detalhe que destoe são os (absolutamente perdoáveis) tapetes de borracha. Pela placa, assumo que seja de 1961.

As fotos abaixo mostram o emblema da Karmann, exclusiva desta versão, além do brasão da Wolfsburg, detalhadamente forjado, orgulhosamente adornando o capô.



Se o Fusca conversível é especial, o próximo avistamento é misterioso. Misterioso, por que Kommandeurwagens são tão raros, que se levantam suspeitas de um exemplar estar simploriamente parado em uma rua normal, num sábado de manhã.



O Kommandeurwagen era uma versão do Fusca produzida na Segunda Guerra para uso de oficiais alemães. Esta versão especial era montada sobre o chassi do Kubelwagen, um veículo militar todo-terreno alemão, usando o sistema de tração integral do Schwimmwagen, o veículo militar anfíbio. Eram apreciados pelos oficiais pela sua capacidade de atravessar virtualmente qualquer tipo de terreno, e apenas 669 unidades foram fabricadas!



E é por isso que paira a questão sobre a autenticidade do carro dessas fotos. Afinal, se o carro for um Kommandeurwagen original, estaremos diante de uma raridade de valor inestimável para a história! Mas como um veículo militar alemão da Segunda Guerra, de produção tão limitada, veio parar nas ruas de São Paulo?
Após alguma pesquisa, pude verificar que é possível a existência de registros de sua vinda ao Brasil. Verifiquei também que o músico Barone, dos Paralamas do Sucesso, fez uma réplica deste veículo, que comprovadamente é diferente desta unidade avistada pelo Alto-Giro. Desta maneira, resta o mistério da originalidade da versão avistada. Será que tivemos o privilégio de ver um raríssimo exemplar da história, mas nem percebemos na hora??



É possível ver sua pintura de bege fosco, rústico e sem acabamento. Na porta, têm a inscrição "Kommandeurwagen", e na coluna B, o pisca localizado na parte superior. O carro estava desprovido de espelhos externos, e sua janela bipartida só serve para aumentar a autenticidade.

Autêntico ou não, no meio de tantos carros espetaculares e exóticos que o Alto-Giro têm trazido para suas páginas, publicar avistamentos tão simpáticos até traz um sopro de simplicidade e frugalidade à nossa página principal. Em homenagem à legião de fãs deste carro tão importante para a história em geral, o Alto-Giro Blog espera um dia conseguir descobrir a verdadeira história por trás desse misterioso besouro militar!

Para ver outros avistamentos desta tradicional seção do Alto-Giro Blog, cliquem em "avistamentos" no menu lateral, ou aqui. Se tiverem alguma foto própria de um carro diferenciado, mandem para altogiroblog@gmail.com que teremos o prazer em publicá-lo!

- Xineis

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

[Alto-Giro] Sábado de manhã na Av. Europa

Uma manhã de sábado na Av. Europa...

Um trio de americanos...

... acompanhados de perto por outro compatriota, um tanto mais "corpulento".


O que esse alemão abusado tá fazendo no meio duma festa...

... italiana? Aliás, essas italianas estão...

... por toda a parte!

Até no retrovisor.

Olha mais uma ali!

Falando em italianas...


Aqui, umas máquinas alemãs, só pra variar.


Quase no final da nossa pequena volta, uma agradável surpresa:

Err... Hmm... Falha técnica!


Agora sim:

Que traseira, hein?


Pra fechar o dia, que tal uma passada no posto e, quem sabe, uma boa lavada?

Melhor não, a fila tá brava! Hora de voltar pra casa. Ou seria hora de... acordar?!


Resumindo o dia:

Nossa, um Gol!! Hoje eu vi mais Ferrari do que Gol!!


-WS
Equipe Alto-Giro

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

[Alto-Giro Avistamentos] Fiat Stilo do Google Maps

Acho que vocês já leram que a Fiat está patrocinando o Street View do Google no Brasil. Ele vai acontecer em SP, RJ e BH.
Semana passada flagrei esse Stilo perto da USP aqui em Sampa.

Como podem ver, a câmera é gigante. Quase dobra a altura do carro. Acho que tem 6 lentes.

Pelo que li, as capturas estão acontecendo agora, mas as imagens só vão ficar prontas lá pro fim do ano. Agosto ou outubro. O canal do Youtube eles divulgaram ano passado. Tem videos sobre o carro e o processo de adaptação do carro.

Agora finalmente vamos poder fazer Avistamentos Virtuais aqui no Brasil. Espero não ver só Brasília véia...hahha

Veja o que já avistamos usando o Street View do Google Maps:
- Carros de corrida em Laguna Seca
- Bentley Continental GT nos Eua

- Rossi

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

[Alto-Giro] Platinuss: fechando a visita com chave de ouro!

Pois é, galera, depois dos muitos e muito bons posts que nossa primeira visita à Platinuss gerou, chegou a hora de fechar esta seqüência com chave de ouro. Literalmente, se você levar em conta a cor do protagonista do vídeo abaixo, hehe!!


Nada mais perfeito para sintetizar essa casa de sonhos automotivos do que o reluzente Pagani Zonda F amarelo ocupando lugar de destaque na loja, do alto de sua majestade - e de seu preço também, hehe.

Novamente gostaríamos de deixar nossos sinceros agradecimentos ao pessoal da Platinuss: Leone, Maurício e Renato, que nos receberam como amigos. Obrigado de coração!! Ficamos felizes por saber que entusiastas como nós tomam conta de um negócio dos sonhos como esses.

E vocês, nossos excelentíssimos leitores, aguardem, pois ainda temos cartas muito boas na manga! Continuem visitando o Alto-Giro e deixando seus comentários.

Recapitulando - veja a lista completa de posts:



-WS
Equipe Alto-Giro

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

[Alto-Giro] Visita à Platinuss: Aston Martin Vantage

Aston Martin Vantage



Depois do recesso do fim de ano, o Alto-Giro Blog traz agora uma verdadeira jóia para seus leitores. Dando continuidade aos posts dos carros da Platinuss, encontramos na garagem no fundo da loja outro modelo completamente exclusivo no Brasil. Este Aston Martin Vantage 1998 é o único de sua espécie no país.



Este Aston é com certeza de um proprietário que simplesmente gosta de carros. Lá pelos meados da década passada, com certeza a decisão de importar um carro tão diferenciado partiu de um proprietário movido pelo entusiasmo em relação a este modelo, e que se importava menos com o status e a exposição que esse carro lhe traria!

Afinal, um Aston destes é absolutamente discreto, se comparados a outros esportivos que seria possível importar pelo seu preço na época, como uma exuberante Ferrari Testarossa ou um Lamborghini Diablo animal, por exemplo! Um Vantage é distinto e elegante. Sem excessos.




O Vantage aqui postado era o ápice da linha do Virage, introduzido pela marca inglesa em 1988. Tal modelo substituiu os antigos V8, e eram esportivos exclusivos, construídos artesanalmente. O Virage era o primeiro novo Aston a ser introduzido em 20 anos! Mas ainda vinham de uma época difícil da Aston Martin. Apesar da Ford já ter influência na marca nesta época, a aquisição completa se deu somente em 1994. Assim, apesar da exclusividade da fabricação artesanal e de baixa produção, as dificuldades financeiras foram decisivas para que o Virage fosse um projeto ordinário.

Então, apesar de representar o renascimento da marca após décadas de absoluta decadência, na minha opinião os Virages ainda não foram capazes de atingir o patamar de luxo e esportividade que era de se esperar da empresa inglesa.
O carro aproveitava peças de diversos outros carros de produção em massa para redução de custo. Os faróis eram do Audi 200, e as lanternas, do VW Scirocco (que são muito parecidas com as do primeiro Santana no Brasil). Da GM vinha a coluna de direção, enquanto a Jaguar provia o sistema de climatização. A Ford, os botões do painel. Apesar do Vanquish sofrer dessa mesma última acusação, considero inadimissível que um esportivo com tanto renome utilize tantas peças comuns a outros carros, especialmente em partes importantes do design, como o farol e a lanterna.

Ao olharmos Astons do passado, como o DB4, DB5, e os Astons mais modernos, como o Vanquish, o DB9, o novo V8 Vantage e o One-77, verão o motivo pelo qual eu considero que a linhagem do Virage ainda está aquém da excelência e glamour que a define esta marca.

Em 1997, a Aston Martin introduziu o espetacular DB7. De desenho belíssimo, foi o primeiro projeto inteiro da “era Ford” da Aston Martin. Se com o Virage a empresa ressurgiu, o DB7 representava a virada da marca, que voltava a produzir esportivos modernos e atraentes, depois da decadência que assolava a empresa desde a década de 70.
O DB7 foi inicialmente introduzido com um V6, para se posicionarem abaixo dos Virages na linha de produtos. Eventualmente, em 1999, o DB7 receberia um V12, o que elevava sua performance e superariam os Virage (já renomeados de "V8") em desempenho.

O DB7 envelheceu os Virages instantaneamente! Mas apesar do visual um pouco sóbrio (talvez até antiquado) para sua época, a linha dos Virages sempre foram os Astons superiores. Eram os Aston Martins de produção reduzida, exclusivos, feitos à mão, e só foram substituídos em 2000 pelo Vanquish!



Mas sua relativa discrição não se traduz em apatia sob seu capô. O Virage normal era equipado com um V8 5.3L que produziam 330 hp de potência e 48 kgmf de torque. São números expressivos para um carro lançado no final da década de 80.



Agora a timidez exterior se desfaz sob o capô especialmente no exclusivíssimo Vantage! Esta versão especial, mostrada aqui neste post, usava como base o mesmo 5.3L do Virage, mas sobrealimentado com o auxílio de 2 compressores, produzindo uma potência máxima de espetaculares 550 hp!! Para se ter uma idéia, a Ferrari 512 M de 1994 oferecia 440 hp no seu V12. O Lamborghini Gallardo LP560-4 atual produz praticamente a mesma potência deste Aston Martin. E isso, esse inglês fez em 1993!


Mas o melhor não é isso! Mais impressionante que sua potência, só o colossal torque de 76 kgmf!!! Todo esse momento é capaz de arrancar árvores do chão! Para efeito de comparação, o ápice da Ferrari hoje em dia, a 599 GTB V12, produz 62 kgmf. A mítica Ferrari Enzo, 67 kgmf. Até o V10 6.8 L da Ford F350 Super Duty, a picape-alfa, projetada para puxar até 7 toneladas, empaca nos 63 kgmf.

A foto acima mostra a usina responsável por tanta força! É possível ver na tampa do motor, o nome "Vantage" estilizado na parte superior, além da plaqueta com o nome da empresa: Aston Martin Lagonda Limited. Na mesma placa, tem inscrito o responsável pela fabricação deste carro, o engenheiro Terry Durston.




O Vantage é uma versão anabolizada do Virage. Além do motor, se diferencia de seu irmão inferior pelos novos faróis, exclusivos desta versão. Diferentemente da peça do Audi 200 usado no Virage normal, o Vantage usa uma peça exclusiva, de formato amendoado e com 3 faróis em cada lado. E o farol é coberto por uma serpentina do desembaçador, como mostra a foto acima.
As lanternas traseiras também são diferentes, com 4 peças redondas, como em muitos outros superesportivos. Bem melhor que a lanterna de VW, do Virage.
Os pára-lamas são mais abaulados, para comportar a maior largura de rodagem do Vantage. Em geral o carro ficou mais agressivo e musculoso do que o Virage, sem perder a discrição e a elegância da linha.



O desenho do Vantage foi tão bem executado, que em 1996 o Virage adotou estes faróis e lanternas, e passou a ser chamado simplesmente de Aston Martin V8. Porém sua carroceria se manteve com a largura anterior, sem os pára-lamas alargados do Vantage.

A linhagem terminou no ano de 2000, quando o Vantage recebeu um sucessor mais do que digno para assumir a posição de topo da nobre marca britânica: o Aston Martin Vanquish. Para ler mais sobre esse espetacular esportivo, vanguardista e muito avançado para sua época, leiam o post sobre o Aston Martin One-77, publicado aqui no Alto-Giro Blog em Setembro de 2009. Neste mesmo post também se encontra uma breve descrição histórica da marca, assim como uma análise mais aprofundada do mítico One-77.

Com o Vanquish, a Aston se restabeleceu como uma das mais importantes construtoras de carros esportivos no mundo, tendência que se reflete até hoje em dia, com o crescimento da reputação e do número de vendas da marca.
Os Vantages da década de 90, como este mostrado aqui, são peças históricas determinantes de um período de ressurgimento da marca! Marcaram época não como os superesportivos que a Aston produz hoje em dia. Vantages eram gran-turismos exclusivíssimos, limitados e construídos a mão. Distintos, pareciam esnobar das extravagâncias italianas, e enobreciam as ruas com discrição.


Estes são carros muito raros, e este é o único exemplar no Brasil.
Avistado na Platinuss, este exemplar estava impecável. O Alto-Giro Blog teve o privilégio de ver esta raridade em detalhes. A Platinuss, novamente, impressiona pela qualidade de seus produtos.




Veja todos os outros posts desta seqüência:


- Xineis
Equipe Alto-Giro Blog