quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

[Alto-Giro] Mercedes-Benz SL65 AMG Black Series


A Estrela Negra


Outro dia estava passando pela Av. Europa e me deparei com este avistamento espetacular dentro de uma das lojas dessa via tão especial para os amantes de carros paulistanos. Olhando de relance para dentro de uma das lojas, vi algo que fugiu da minha compreensão. Havia reconhecido o carro, mas na hora levei alguns instantes pra entender que realmente estava diante de um Mercedes SL 65 AMG Black Series.


Inconfundível. E absolutamente sinistro.

O SL 65 AMG, como este que avistamos em São Paulo, já é algo descomunal, mas Black Series o faz parecer ser feito para frágeis atrizes exibicionistas de Hollywood...

Acho que o Black Series é exatamente o oposto de muitas coisas que um SL normal representa.
Se um SL é radiante e exuberante, um Black Series parece ter saído das trevas. O SL é talvez o conversível mais famoso do mundo. O Black Series tem teto rígido. Um SL é feito para um rodar aveludado e luxuoso pela Sunset Boulevard ou Rodeo Drive. O Black Series é menos confortável do que uma pilha de pedras, como diz Jeremy Clarkson no cômico vídeo abaixo.
O Black Series, em muitos sentidos, representa a ovelha negra da família SL. Ou melhor... um lobo vestido de ovelha.



Essa série especial deste esportivo da Mercedes tem produção limitada a 350 unidades, o que o faz mais raro do que os Veyrons, como o visto anteriormente aqui no Alto-Giro, que tem produção prevista de 450 unidades, combinando o coupé com o Grand Sport.

Apesar de lembrar muito o estilo do SL, o Black Series apresenta modificações significativas em relação ao esportivo do qual empresta a plataforma. Os engenheiros da AMG começaram com um SL65 AMG, um carro já ridiculamente rápido, e começaram a remover peso. Além da remoção do desnecessário teto dobrável e seu pesado mecanismo de acionamento, a saia frontal, o capô, o novo porta-malas e a asa traseira são todos de fibra de carbono. No total, a AMG cortou significativos 250 kg do carro, trazendo o peso para 1870 kg no total.


Se essa massa ainda pode parecer excessiva para um superesportivo, o Black Series lhe compensa com 670 hp a 5400 rpm, e brutais 102 kgfm de torque.
Se acha isso um absurdo, tem mais: o torque teve que ser limitado eletronicamente, para preservar o sistema de transmissão. E por causa dessa limitação eletrônica, o motor é capaz de manter esse momento máximo por uma ampla faixa de rotação, entre 2200 e 4000 rpm!
Ou seja, em algum instante, entre 2200 e 4000 rpm, o motor atingiria seu torque máximo (como os carros normais), mas devido à essa limitação eletrônica, temos que nos contentar com "apenas" 102 kgfm constantes, trabalhando nesta faixa de rotação.

Toda essa usina de força é produzida pela combustão ocorrida dentro dos 12 cilindros dispostos em V sob seu capô de fibra de carbono. Com 6 litros de capacidade e sobrealimentado por dois turbo-compressores, é basicamente o motor do SL65 normal, mas com maiores turbo-compressores, intercoolers mais eficientes e sistemas de admissão e escape modificados.


Em carros com tanta potência disponível, o limitante passa a ser obviamente sua capacidade de transmitir essa força para o solo. Burnouts a cada partida, e destracionamentos a cada mudança de marcha são legais para impressionar adolescentes, mas acabam com a eficácia do desempenho do carro e inutilizam toda a força do motor. Para despejar toda a cavalaria no chão, a AMG especificou pneus de maior diâmetro e largura para o Black Series, além de ter aumentado a bitola do carro, o que pode ser observado pelo abaulamento dos para-lamas. Toda a suspensão foi revisada, e é completamente ajustável. E claro, adotou um indispensável controle de tração, ajustável em três níveis: normal, esportivo e... desligado.!!


Toda esse esforço de engenharia se traduz em alguns números surpreendentes de desempenho:
Aceleração de 0 a 100 km/h vencida em 3,8s, e velocidade máxima limitada eletronicamente em 360 km/h.

Se o SL 65 AMG Black Series não é tão elaborado e exótico como o SLR, nem tão elegante e nostálgico como o SLS, não deixa de entrar na história como o SL mais radical de todos os tempos. Além de ser o detentor do título do Mercedes-Benz de produção mais potente de todos os tempos.

-Xineis

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

sábado, 11 de dezembro de 2010

[Alto-Giro] Carro X na Dutra


Apressados, acalmem-se. Nós conhecemos o modelo e a fabricante do carro dessas fotos. Este post é apenas para mostrar uma das táticas ridículas das montadoras para obter divulgação gratuita para seus lançamentos.


O que leva uma montadora a camuflar - ainda que de leve, é verdade - um carro que já foi anunciado ao mercado brasileiro, constando inclusive de sua página na internet? Pior: por que o motorista, ao notar que estava sendo fotografado, faria de tudo para escapar do ""flagra""? Pois foi exatamente isso que aconteceu, quando nosso amigo Galileu fez essas fotos, na rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro. Resposta: publicidade gratuita. Um carro camuflado chama mais atenção, gerando mais fotos e burburinho na internet. De qualquer jeito, acho que essa montadora em especial precisa desse tipo de coisa mais do que a maioria das outras.

(Se você fizer questão de mostrar seu conhecimento, é bem vindo a colocar os dados do carro nos comentários, hehe.)

-WS
Equipe Alto-Giro


quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

[Alto-Giro] Bugatti Veyron rodando no Brasil

Monstro:

Dica do Jão

Update:

Olha só quem apareceu pra fazer companhia pro Veyron nesse dia:

Não reconheceu? É nosso querido amigo EB110 SS!!!
Nada mal pro motorista da foto também?

Cara essa foto hein? Hehe.

- Rossi

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

[Alto-Giro] Faetonte

Hoje, um pouco de mitologia grega pra vocês. É isso aí, Alto-Giro também é cultura! (Aos impacientes: aguardem, que tem relação com o mundo automobilístico, hehe.)

A queda de Faetonte

Faetonte era um filho mortal de Apolo, o Sol. Quando um companheiro de escola zombou da idéia de ser ele filho de um deus, pediu à sua mãe, Climene, uma prova de sua descendência. Ela indicou-lhe então como chegar ao palácio do pai, ao qual ele prontamente se dirigiu.

Ao encontrar Apolo, foi reconhecido como seu filho, e o deus concedeu-lhe um pedido, qualquer coisa que quisesse. Pois Faetonte pediu para conduzir o carro do sol por um dia, o único pedido que o pai deveria negar-lhe, tamanha a dificuldade da tarefa. Era um feito que exigia mais do que a capacidade de um mortal, fora do alcance até mesmo de outros deuses. O caminho do carro flamejante segue por ladeiras tão íngremes que os cavalos mal conseguem subir, corre no meio de monstros aterradores. Era um feito impossível para Faetonte.

Não obstante, ele rejeitou todos os argumentos do pai para persuadi-lo da idéia, e resolveu ir em frente com a empreitada. Pouco depois do início da jornada, Faetonte foi sacudido pelos corcéis, que deixaram o caminho usual. Ao olhar para baixo, as pernas tremendo, ele desejou jamais ter feito o pedido ao pai. Fraquejou, as rédeas lhe caíram das mãos, e uma série de tragédias decorreram.

Assistindo ao desastre, Apolo pediu a Zeus, rei dos deuses, que tombasse o próprio filho, pelo bem do mundo. Com um raio fulminante, Zeus arrancou Faetonte, ao mesmo tempo, do carro e da existência. Ele caiu então no grande rio Eridiano, que o recebeu e refresecou seu corpo ardente.

Sobre o evento, Ovídio disse:

Aqui jaz Faetonte, condutor do carro paterno,
que, se não foi bem sucedido,
pelo menos ousou tentar uma empresa.

Agora, a conexão com o mundo automobilístico: qual paralelo podemos traçar com a história de Faetonte? Alguma montadora que, avisada por todos de que falharia, tentou, mesmo assim, um grande empreendimento?

VW Phaeton

A propósito, Faetonte tamém é conhecido como... Phaeton!

-WS
Equipe Alto-Giro

A história foi tirada do fantástico "O Livro de Ouro da Mitologia - Histórias de Deuses e Heróis", de Thomas Bulfinch, publicado pela editora Ediouro. Uma referência para quem gosta de mitologia.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

[Alto-Giro] Montanha russa da Ferrari

Cara, olha a velocidade que isso anda!
E olha como o Massa e o Alonso estão tensos! hahaha
Isso pq eles pilotam F1!



Deve ser animal!

É só dar um pulinho no Ferrari World, lá em Abu Dhabi.
Esse video foi feito nesse final de semana, na etapa final do campeonato.
Já que o Vettel ganhou, resta ao Alonso ficar brincando na montanha russa.

Dica do Rodolfo.

- Rossi

terça-feira, 26 de outubro de 2010

[Alto-Giro] Latin NCAP: Crash Tests no Brasil


Recentemente, uma organização chamada de Latin NCAP ganhou a mídia brasileira. Estou certo de que muitos de nossos leitores já estão por dentro do seu propósito: o de realizar os famosos crash tests com os carros vendidos no Brasil e na América Latina.

A Latin NCAP é uma organização composta de diversas fundações (inclusive a FIA), que adquire os carros de forma independente e os submete a testes baseados em normas como a Euro NCAP. Pelo que foi divulgado até agora, apenas um teste de colisão frontal a 64 km/h contra uma barreira móvel foi executado, avaliando os níveis de proteção para adultos e crianças. Dentre os carros testados estão Toyota Corolla, Chevrolet Meriva, VW Gol, Fiat Palio e Peugeot "207".

Resultado: desastre, como esperado. Resumindo a história, nenhum modelo sem airbags (maioria no mercado brasileiro) conseguiu mais de 1 estrela das cinco totais. E nenhum carro, com ou sem airbags, conseguiu mais do que 2 estrelas no quesito proteção infantil. Vale a pena fazer uma visita ao site da organização (ou ao YouTube, mesmo) para assistir aos vídeos dos testes. O destaque fica por conta do carro chinês (Geely CK 1) que, depois disso, espero que não venda nem mesmo uma unidade no Brasil, haha!

O propósito da Latin NCAP, considerado louvável por nós do Alto-Giro, é o de incentivar os consumidores a exigirem carros mais seguros, mostrando o (baixo) nível dos carros nacionais no quesito "proteção aos passageiros", além da importância de equipamentos de segurança opcionais (aqui no Brasil), caso do airbag, por exemplo. A idéia é simples: se os consumidores exigirem, as montadoras serão obrigadas a melhorar.

Perdoe-nos se nós, do Alto-Giro, não acreditamos na força do consumidor brasileiro, já que, a julgar pelos produtos que tem disponível (e seus preços abusivos), compra e se contenta com qualquer coisa. Felizmente, se o mercado não se auto-regula, alguém no governo está fazendo algo de bom. Me refiro às resoluções 220 e 221 do Contran, que exigem a realização de testes de impacto com critérios biomecânicos, isto é, que levam em conta os danos aos passageiros. Em outras palavras, finalmente teremos ensaios obrigatórios, semelhantes aos conduzidos pela Latin NCAP, usando os famosos crash test dummies. As resoluções ainda não estão em vigor, mas já é um começo.

De qualquer forma, ficam aqui nossas palmas para a iniciativa da Latin NCAP. Aprovamos todas as tentativas de melhorar o mercado automotivo brasileiro, e algo desse tipo só tende a deixar os consumidores cada vez mais informados para, quem sabe num futuro longínquo (antes tarde do que nunca, hehe), façam escolhas conscientes na hora de comprar um carro.


- Resoluções do Contran


(Dica para a Latin NCAP: é irritante usar o site em português e deparar com diversas palavras em espanhol - inclusive o slogan. Corrijam isso!)

-WS
Equipe Alto-Giro

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

[Alto-Giro] Ferrari da Barbie - China Edition

Avistada na China, essa Ferrari em rosa metálico mostra duas coisas:

1) Sim, mulheres também gostam da idéia de ter e dirigir uma Ferrari (- calafrios!);

2) Sim, a Ferrari vai fazer qualquer coisa que você pedir com o seu carro, desde que você coloque grana suficiente na mesa (- calafrios! x2)



Nossos agradecimentos à nossa mini-agente Leninha, que conseguiu as fotos com um amigo.
(Provavelmente fui o único a pensar assim, mas poderia jurar que a primeira foto foi tirada na esquina da Paulista com a Pamplona, bem onde fica o novo stand center, hehe.)


Obs.: Veja a Ferrari California no Alto-Giro neste link!

-WS
Equipe Alto-Giro

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

[Alto-Giro Avistamentos] Jaguar XJ220


Jaguar XJ220


Aproveitando a bola levantada pelo nosso leitor Alexandre nos comentários do post anterior, publico agora o restritíssimo contato que tive com o Jaguar XJ220, um dos ícones da década de 90.
Um dia desses, no meu caminho de volta do trabalho, passo na frente da oficina Frison, no bairro da Vila Nova Conceição, em São Paulo. Habituado a passar sempre por essa região, eu já havia adquirido o costume de sempre dar uma espiada nos carros que estão parados lá. E, no canto do meu campo de visão, escondido no meio de Porsches, Ferraris e outros carros tão diferenciados, vejo algo que, até neste universo, escapa da realidade e consegue ser exclusivo!



Neste breve contato, pude admirar a fluidez das linhas deste superesportivo inglês.
Concebido para fazer frente a pesos pesados do final da década de 80 e início dos 90, como a Ferrari F40, o Porsche 959 e o Lamborghini Diablo, o XJ220 teve apenas 281 unidades produzidas. Sua nomeação é um indicativo de seu desempenho: foi feito para alcançar 220 milhas/h, o equivalente a impressionantes 354 km/h!!

Com um V6 sobrealimentado por dois turbocompressores, produz 542 hp de apenas... 3,5 L de capacidade cúbica! Apesar de todos sabermos que números absolutos pouco significam para se tirar conclusões sobre a competência técnica de um carro, neste caso dá pra prever que tamanha cavalaria extraída de tão baixa cilindrada só pode ser resultado de uma coisa: sobrealimentação exagerada e consequente excessivo turbo-lag.
Além deste problemático retardo da turbina, o XJ220 também era conhecido por suas capacidades dinâmicas limitadas, fama que Jeremy Clarkson mostra no cômico vídeo abaixo. Neste vídeo, é impressionante ver a diferença de força deste seis cilindros com e sem a atuação da sobrealimentação!




Pra fechar, além do avistamento em São Paulo, aproveito pra postar meu único outro contato que tive com o tubarão inglês. Este XJ220 abaixo, também prata, foi avistado em Newport Beach, CA, quando estive em visita em 2006.

Alguns dados da máquina:

V6 3.5L biturbo central-traseiro.
542 hp @ 7000 rpm
65,8 kgmf @ 4500 rpm
0-100 km/h em 3,8 s
Vmax - 220 milhas/hora, ou 354 km/h
Peso: 1.375 kg

Para ver outros avistamentos desta tradicional seção do Alto-Giro Blog, cliquem em "avistamentos" no menu lateral, ou aqui. Se tiverem alguma foto própria de um carro diferenciado, mandem para altogiroblog@gmail.com, que teremos prazer em publicá-lo.

-Xineis

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

[Alto-Giro Avistamentos] + SLS AMG em SP

Depois do nosso primeiro avistamento de um SLS em São Paulo, nosso leitor Leonardo Lino de Campos nos enviou mais algumas fotos desse novíssimo esportivo da Mercedes-AMG, todos no eixo rua Colômbia/av. Europa/Cidade Jardim:

Lá no fundo, em frente à concessionária Bentley/Bugatti (humilde, hein? - haha!)


Na Só Veículos, loja multi-marcas


Na sua "casa" oficial, uma concessionária Mercedes

O meu preferido é o prata (de preferência com interior vermelho, evocando totalmente o 300 SL), e o de vocês?

Nossos agradecimentos ao Leonardo!
Se você quiser ver seus avistamentos aqui, envie um e-mail para altogiroblog@gmail.com.

-WS
Equipe Alto-Giro