Mercedes-Benz SLR Roadster
O Alto-Giro posta hoje mais um avistamento absolutamente espetacular vindo das ruas da cidade de São Paulo. O Mercedes-Benz SLR Roadster é mais um esportivo que já nasceu lendário. Versão conversível do exclusivíssimo SLR, o Roadster é um raro avistamento em qualquer lugar do mundo, visto que sua produção mundial foi limitada a apenas 1000 unidades. Ao módico preço de meio milhão de dólares nos EUA quando novo, para aparecer em terras tupiniquins esse conversível espetacular deve ter sido embarcado por cerca de 3 milhões de reais.
SLR's são Gran-Turismos superesportivos, representantes do ápice do que a AMG era capaz de desenvolver. Foi projetado junto com a Mclaren, e essa combinação explosiva das duas das mais importantes empresas de engenharia automotiva no mundo produziu este produto magnífico de alumínio, aço e fibra-de-carbono.
SLR's são esportivo brutais, com números de desempenho impressionantes. Mas, ao contrário de superesportivos dedicados, SLR's não são conhecidos como os melhores companheiros para trajetos sinuosos e pistas travadas, terreno de Porsche Carrera GT, Ford GT, Ferrari F430 Scuderia ou qualquer veículo da linha da Lotus! Os SLR's ficaram conhecidos pela sua impressionante capacidade de aceleração, seu design impressionante e exótico e pela excelência na engenharia de seu projeto.
Muitas vezes, foi injustamente subqualificado diante de outros superesportivos de sua época. Para sua infelicidade, dois dos maiores nomes do começo do milênio foram criados durante sua existência: o Porsche Carrera GT e a Ferrari Enzo. Comparações eram inevitáveis. Por ser consideravelmente mais pesado, os SLR's não eram tão capazes na pista.
Os SLR's, no entanto, tinham outro foco. Com motor central-dianteiro, foram o ápice dos Gran-Turismos do começo da década, com concorrentes como a Aston Martin em proposta. A Aston Martin está construindo o "seu SLR" atualmente. Chama-se One-77, e foi criado para ser o supra-sumo dos esportivos GTs de todas as épocas.
Então, vendo sob esse foco, o SLR é um carro admirável. Um Gran-Turismo com design arrebatador, acabamento impecável da Mercedes-Benz e um V8 sobrealimentado de ronco grave e apaixonante. Perfeito para as tão mencionadas cruzadas intercontinentais, quando falamos sobre Gran-Turismos aqui no Alto-Giro Blog! O Roadster então, é um caso à parte. Raríssimos, belíssimos, extravagantes e completamente exóticos.
O Alto-Giro já registrou um outro encontro com um SLR Uhlenhaut Coupé de 1956 no museu da Mercedes. E já vimos o SLR coupé no salão do automóvel de 2004 (foto ao lado). Agora, avistar um SLR Roadster, de produção limitadíssima no mundo todo, rodando nas ruas de São Paulo, foi um privilégio absoluto! Segundo algumas fontes, talvez seja este o único exemplar no Brasil. Como não podia deixar de ser, foi avistado num sábado de manhã na Av. Europa, seu habitat natural.
Um breve resumo do mito:
Mercedes-Benz SLR Roadster
- V8 5.4 L central-dianteiro sobrealimentado com compressor
- 626 cv @ 6500 rpm
- 79,5 kgmf @ 3250 rpm
- 0-100 km/h em 3,8 s
- Vmax: 332 km/h
- peso: 1.746 kg
Se interessou pelo brinquedo?? Caso esteja pensando em levar um pra sua garagem, comece pagando pelo seu IPVA!!
- Xineis
Equipe Alto-Giro
Pena que uma das coisas mais lindas desse Mercedes não aparece nas fotos - o ronco.
ResponderExcluirNo Salão do Automóvel de 2004, a Mercedes expôs um SLR cupê em seu estande e usou como trilha sonora o ruído do motor a pleno.
Poucos sons no mundo são mais belos que o berro de um Mercedes de alta cilindrada superalimentado. Acho que a analogia mais feliz foi feita por um jornalista da Classic and Sports Car, em uma matéria sobre o Mercedes SSK de 1928/1929: o uivo do compressor, somado à batida dos pistões, lembra uma furadeira de impacto atravessando uma pedra.
Se, algum dia, os amigos tiverem a felicidade de dividir a rua com um carro desses, cheguem o mais perto possível, desliguem seu equipamento de som e abram os vidros de seus carros. O barulho do SLR é de dar arrepios!
Fala, Alexandre! Valeu pelo comentário.
ResponderExcluirCara, nós tivemos a felicidade de dividir a rua com a máquina das fotos. Infelizmente, não vimos ela acelerando de verdade, mas sei como é esse ronco. Os AMG com compressor têm um som realmente espetacular. É uma pena que tenham sido abandonados de vez.
Mas, por irônico que pareça, o melhor som de um motor Mercedes não vem de um carro da Mercedes. É o do Zonda!
Xineis, como sempre, mandou muito bem no texto!
ResponderExcluirLembro bem da hora em que você avistou o SLR no retrovisor, depois de um dia cheio de carros sensacionais. Eu não sabia de onde tava vindo, mas conseguimos fotos boas até, né? Hahaha!!!
belo post, xineis!
ResponderExcluiranimal essa maquina
pena q nao tava junto pra poder ver de perto!
esse IPVA é mto foda
haha
abs