terça-feira, 22 de março de 2011

[Alto-Giro] Energúmeno enfia carro nas escadas do Citibank na Av. Paulista (2)


Estava demorando a acontecer de novo...

Depois de um 2010 ileso, o Citibank da Av. Paulista foi novamente alvo de um motorista incompetente!
Assim como aconteceu no post de Junho de 2009, publicado aqui no Alto-Giro, mais um carro invadiu as escadas para pedestres do prédio do Citibank!

E dessa vez, foi um motorista "profissional"... um taxista!

Compare com a foto do Vectra de 2009:


Após sua manobra infeliz, o taxista virou celebridade instantânea!

Todo o prédio onde trabalho, que fica bem em frente ao Citibank, foi ver a incapacidade do motorista de diferenciar um acesso de pedestres de uma rampa de garagem, além de todos os transeuntes locais que passavam, muitos dos quais aproveitaram para tirar uma foto.

Fonte desta imagem: noticias.terra.com.br

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- Xineis

sábado, 12 de março de 2011

[Alto-Giro Avistamentos] Ferrari 458 Italia



O Alto Giro Blog traz hoje, mais uma vez, um avistamento espetacular vindo das ruas da capital paulista.
Depois de muita discussão em torno de seu polêmico design, tive a felicidade de avistar pela primeira vez nas ruas uma Ferrari 458 Italia, rodando na Av. dos Bandeirantes, em São Paulo.
Acredito que, em alguns anos, a 458 será um avistamento menos incomum, assim como é com a 360 e F430 nas ruas hoje em dia. Mas exatamente pelo ineditismo do fato, que trato esse avistamento com tanto carinho!



Estava a rodar tranquilamente pela famosa avenida que corta São Paulo num sábado ensolarado. Num relance que dou no meu retrovisor, vejo um vulto vermelho que rapidamente reconheço, de tanto que analisei e julguei seus faróis esticados e sua entrada de ar dianteira exagerada! Finalmente eu estava prestes a me confrontar com a Ferrari tão comentada e criticada, estava a por à prova todas minhas convicções que tinha acerca desta italiana.

E enfim, ela me alcança.
E fico impressionado!
Ouço seu ronco, admiro-a!

Como um bom blogueiro deve ser, rapidamente saquei minha câmera do porta-luvas. E antes mesmo que minha namorada, que estava no banco do passageiro, esboçasse expressar alguma estranheza diante minha afobação, eu já estava clicando.
Tiro fotos do jeito que dava na hora, no meio do trânsito, um olho no carro da frente, outro no foco da câmera.
Quase-acidentes a toda hora, mas pra um apaixonado por carros, isso tudo vale a pena (até ficar de tocaia pra pegar uns flagras históricos).
Foi percebendo todo esse movimento anormal, que o piloto da 458 muito gentilmente emparelhou do meu lado e fez um sinal com as mãos para eu tirar minhas fotos. Ele deve estar acostumado a esse tipo de assédio. Fiz um gesto que estava filmando, e ele então acelerou pra eu captar o meu vídeo abaixo!


Depois que a Italia vai-se embora, cortando em meio ao trânsito e sumindo por trás desse mundo de carros ordinários, eu tive tempo de refletir e pensar um pouco. Fiquei admirado pela mais nova criação de Maranello, apesar de tanto tê-la criticado em posts passados. Já havia visto a 458 ao vivo, inclusive, estacionada na oficina Frison.


Vê-la rodando nas ruas, no entanto, foi um pouco diferente. Foi um pouco parecido com o que senti quando vi a Ferrari California. Foi possível perceber como toda a geometria da sua carroceria de diversas superficies distintas funciona esteticamente. O efeito visual é impactante.
Comparado à F430, a carroceria da 458 me pareceu ser muito mais complexa. Mas, na minha opinião, não mais bela.


Assim como já foi dito antes à época do seu lançamento, continuo com a opinião de que, mesmo impactante, a F458 ainda continua um pouco desarmônica. Ao vivo, ou nas fotos, sua traseira é confusa, quase caótica. A tripla saída de escape fica estranha... não encaixa como na lendária Ferrari F40. E a dianteira, é um pouco apelativa.

Mas acontece que, por mais crítico que seja, não tem como um entusiasta automotivo não admirar uma obra-prima da engenharia. Por isso a minha reação exagerada ao avistar a nova V8 de Maranello.

Por mais que ache que algumas de suas formas sejam meio incoerentes, até feias.. não tem como alguem que realmente gosta de carros, olhar para uma 458 Italia rodando ao seu lado e desdenhá-la só por que tem uma opinião acerca do seu design.

Por que uma Ferrari certamente é muito mais do que isso.
Assim como já debatido anteriormente, é indiscutível que a 458 Italia tenha uma capacidade técnica avassaladora. Tecnicamente, tenho certeza que a F430 não tenha chances perto de uma 458.
Eu admiro todos os carros que excedam na função que lhes é proposta. Não importa se é um Chevrolet ou uma Ferrari.





Para ver mais do que o Alto-Giro já publicou sobre a 458 Italia, clique aqui!
Para ver outros avistamentos desta tradicional seção do Alto-Giro Blog, cliquem em "avistamentos" no menu lateral, ou aqui. Se tiverem alguma foto própria de um carro diferenciado, mandem para altogiroblog@gmail.com que teremos o prazer em publicá-lo!

- Xineis

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

[Alto-Giro Avistamentos] Cadillac SRX e Eldorado


Após o post anterior do William do avistamento dele do Cadillac SRX, vou aproveitar a deixa e postar o avistamento que coincidentemente tive na semana passada.
É exatamente o Cadillac SRX da primeira geração criticado por ele, produzido entre 2004 e 2009, e que não obteve muito êxito comercial.
Este SRX era montado sobre a plataforma Sigma da GM, o mesmo do Cadillac CTS. Talvez por isso que ele tinha essas proporções estranhas, parecendo mais uma station wagon com suspensão alta do que um SUV propriamente dito.

Mas, apesar de seu design diferente, o carro foi construído sobre uma robusta plataforma, que lhe permitia a opção de exibir um exuberante V8 sob o capô. Ao contrário da geração atual, que é construída sobre a plataforma da nossa conhecida Captiva.
Apesar do SRX ter passado para uma plataforma aparentemente inferior, este downgrade parecer ter feito bem ao SUV, que passou a vender muito mais. Coisas que só o mercado explica...

Este SRX preto acima foi avistado em frente a um hotel, na região da Av. Paulista.
Já o SRX cinza abaixo, foi visto na Rua Flórida, perto da Berrini. Como podem perceber, tive que sacar o celular e tirar a foto do jeito que podia, por entre as grades do meu prédio mesmo.. =)


Já que o assunto é Cadillac, aproveito para postar também o avistamento de um Cadillac Eldorado que tive a alguns meses atrás. Como podem perceber, é exatamente o mesmo hotel que vi o SRX acima! Passo na frente deste hotel todo dia, e de vez em quando aparecem carros interessantes na sua frente!

Este é o último dos Eldorados, da oitava geração. Certamente, não é o melhor representante deste nome tão importante e respeitado na história automotiva americana. História que o Alto-Giro Blog viveu uma minúscula parte, no post do Cadillac Fleetwood. Mas não deixa de ser um avistamento interessante nas ruas de São Paulo.


Para ver mais do que o Alto-Giro já publicou sobre Cadillacs, clique aqui!
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-Xineis

sábado, 19 de fevereiro de 2011

[Alto-giro] Homenagem ao Mustang

De um clássico Mustang 1964 1/2 ao destruidor GT500 2010, passando por um GT350 e um P-51 Edition... o ponto alto talvez seja o Bullit, contracenando com um fastback também verde...

Fãs de Mustangs se espalham pelo mundo todo, sendo o autor deste post um deles! E este vídeo homenageia este ícone da indústria automotiva! Só não era de se esperar que um vídeo desses, com burnouts coletivos e uma reunião de belíssimos clássicos com os espetaculares pôneis modernos, viesse da Polônia!



-Xineis

sábado, 12 de fevereiro de 2011

[Alto-Giro Avistamentos] Cadillac SRX e Jaguar XF-R

O Cadillac SRX antigo era um SUV sem graça, feio, representante de uma fase de design da marca que felizmente ficou para trás. O atual CTS é o maior representante da atual identidade visual da Cadillac, e seus recursos de estilo felizmente migraram para outros modelos da linha. É o caso do atual SRX, abaixo:



Tive a oportunidade de avistar um desses perto da av. Vital Brasil.



Cadillacs são bastante raros no Brasil hoje em dia, por isso, julguei que valia o avistamento.



Agora vamos falar de um carro que eu gosto de verdade, também representante da volta por cima de uma tradicional montadora: o Jaguar XF. Substituto do insosso S-Type, o XF revolucionou o design dos Jags, tendo repercutido inclusive na nova geração do tradicional XJ. Puristas hão de dizer que a marca rompeu com sua tradição, que os fãs de verdade abandonarão a Jaguar. A verdade é que não bastava apelar apenas a compradores tradicionais - era preciso conquistar novos clientes. Por isso a ruptura com o design antigo, com um resultado ao qual só tenho elogios. Vejam o novo XF-R, a versão esportiva, abaixo:



Pois foi exatamente essa versão que avistei na Cidade Universitária, e só consegui uma foto da traseira, já que o motorista saiu acelerando, não me dando qualquer chance de pegar um outro ângulo. Animal o carro!



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-WS

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

[Alto-Giro Ao Volante] Vídeo: C 55 AMG Acelerando na Autobahn

Depois do meu relato sobre a C 55 AMG que dirigi na Alemanha, segue um videozinho da monstrinha acelerando numa Autobahn:




Tenho que admitir: esse ronco é animal!

-WS

sábado, 15 de janeiro de 2011

[Alto-Giro Ao Volante] C 55 AMG



Retomamos depois de um looongo (bota longo nisso) hiato a seção Alto-Giro Ao Volante. E em grande estilo: com uma perua C 55 AMG (W203)! Tive a oportunidade de dirigir esse carro enquanto fazia meu trabalho de formatura pela Mercedes-AMG, em 2009, por ocasião de uma viagem a trabalho. Apesar de não ter sido minha opção, posso garantir que essa C 55 Touring foi bastante divertida de guiar. (Na verdade, você pegava o carro que te davam e torcia pra não pegar um dos C 30 AMG Sport Coupé a diesel, hehe! Sim, a AMG projetou e comercializou esse modelo.)



Com um dos melhores motores já fabricados pela AMG, mas (infelizmente) na variante sem compressor, essa Classe C tinha potência e torque de sobra no seu V8 5.4 (a exemplo dos recentes 6.2, a sigla não refletia exatamente a cilindrada): 367 cv e 52 kgfm!



Num dia frio de inverno, viajei de Affalterbach para Ulm, na Alemanha, junto com um colega de trabalho. Ao sairmos, por volta das 6h da manhã, o céu ainda estava escuro e o carro, coberto de gelo. Meu amigo foi dirigindo na ida, e eu, na volta. Detalhe: ele nunca havia dirigido um automático. Apesar do prenúncio de desastre (e algumas freadas com o pé esquerdo, haha!), a viagem correu bem. O carro, como todo AMG, era completo. O sistema de navegação integrado cuidou da rota, e os bancos aquecidos e a climatização automática nos fizeram esquecer o frio que fazia lá fora. Apesar das condições das estradas, com traços de gelo na pista, e o receio inicial com o carro, posso dizer que meu colega aproveitou bem a oportunidade, levando a C 55 a mais de 200 km/h na Autobahn.



Pois bem, após algumas horas em Ulm, finalmente chegava minha vez de dirigir. Por incrível que pareça, minha impressão inicial foi de que o carro não "puxava" tanto quanto sua potência fazia imaginar. Não me entendam mal, não estou reclamando do desempenho, apenas descrevendo a sensação que tive nos primeiros quilômetros com o carro. De qualquer forma, com o céu limpo e a pista seca, pude levar o carro a mais de 200 km/h com facilidade. Só não fui mais perto do limite eletrônico (250 km/h) por causa de outros carros que apareciam à frente. A estabilidade dessa Classe C em altas velocidades é elogiável, uma legítima Mercedes. Nada de vibrações, nenhuma sensação de insegurança.

O câmbio, automático de 5 marchas, foi irrepreensível (embora não tenha deixado uma impressão tão boa quanto o do SL 55). Eu até gosto de automáticos com trocas manuais, sobretudo em algumas situações específicas, mas minha opinião é de que um câmbio bem projetado dispensa trocas seqüenciais. E este era o caso. Bastava acionar o programa "S" e colocar a alavanca em D. (Nota: como é típico da Mercedes, as trocas podiam ser feitas na alavanca, deslocando-a para a direita para subir marchas, e à esquerda, para descer. Estranho e pouco intuitivo. Felizmente para os apreciadores, a versão AMG tem também teclas atrás do volante para esse propósito).

Dada a predominância das famosas Autobahnen no caminho, não pude testar a fundo o comportamento dinâmico do carro (nem seria exatamente adequado, hehe). Mas, nas estradas secundárias próximas a Affalterbach, em especial nas pequenas rotatórias comuns por ali, deu para ter um gostinho. O carro é bastante equilibrado com o ESP ligado, sem muita tendência a sair de traseira ou de frente (pelo menos não nas ruas/estradas - numa pista, a história deve ser outra).



Para concluir, posso dizer que me diverti bastante ao volante dessa C 55 AMG - apesar da minha impressão inicial de que o carro não demonstrava a força que dizia ter. As características da Mercedes-Benz estão lá, a escola AMG também. Muita potência, aceleração forte e estabilidade, com conforto e algum luxo (reparem nos painéis de porta e na forração dos bancos). Espero ainda dirigir uma BMW M3 E46 para comparar, mas essa Merça foi um ótimo começo, hehe.



Continuem acompanhando a seção [Alto-Giro Ao Volante]. Temos alguns posts interessantes preparados para os próximos meses, além dos que estão no nosso arquivo.



-WS

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

[Alto-Giro Avistamentos] Lamborghini Diablo em SP! - Parte II

Lembram-se do avistamento da Diablo "30th Anniversary" logo abaixo? Pois o amigo do Rossi tinha mais fotos:


Como dá pra ver, além da Diablo e da Ferrari 360 Modena, o comboio era formado por um Lotus Exige, bastante raro aqui no Brasil.

E, de quebra, ainda mandou uma foto de uma Gallardo Superleggera verde-limão desembarcando em frente à Platinuss (reparem no Koenigsegg na vitrine). Deve ter sido uma boa semana, hein, Rodrigo?


-WS

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

[Alto-Giro Avistamentos] Lamborghini Diablo em SP!

Esse post tem um avistamento roubado do meu amigo Rodrigo Punhague.
Ele viu nas ruas de SP a mesma Lambo que avistamos na Platinuss ano passado (clique aqui pra ler o post).


A verdade é que não temos certeza se é a mesma......mas não é possível ter duas dessas no Brasil, ainda mais que ela possui o emblema da edição comemorativa de 30 anos, no lado esquerdo da grade traseira, como notou muito bem nosso membro da Equipe Alto-Giro, Wilsão.

Portanto, assim como o caso do Spyker C8 Laviolette que vimos primeiro na Platinuss e depois nas ruas (clique aqui pra ver a história), voltamos a ver um supercarro rodando nas ruas de SP!
Coisa linda de ver! hehehe

- Rossi

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

[Alto-Giro] Precisão exagerada?

Para começar o ano, um post que tem tudo a ver com esta época. A foto abaixo foi tirada na rodovia Mogi-Bertioga, a caminho da praia, onde passei a virada.


Sim, a placa lê km 87,60. Apesar do efeito ligeiramente bizarro que causa um valor desses, há uma explicação: os números após a vírgula são usados para marcar pontos de parada/refúgio ao longo da serra, que não tem acostamento ao longo de 100% do percurso.

PS: Enfrentei um mega-congestionamento na descida, simplesmente porque todos os carros resolviam desacelerar para ver um caminhão tombado que NÃO estava atrapalhando a pista. Tsc, tsc!

PS2: reparem na calota "deixada" perto do guard-rail.

-WS
Equipe Alto-Giro