Os sistemas de acesso ao carro evoluíram bastante nos últimos anos, mas ainda há espaço para avanços. Desde a arcaica chave metálica, ainda tão presente nos dias de hoje, até os sistemas keyless mais modernos (tema para um artigo futuro), uma coisa permanece comum a todos: você sempre deve levar algo consigo. Chave, controle, cartão, não importa. Sem um deles, nada de entrar no carro ou dar a partida no motor. Eu pergunto: isso é mesmo necessário?
"Para ter acesso ao carro, você
ainda precisa levar algo consigo:
chave, controle ou cartão"
A resposta é: não. A tecnologia atual já dispõe de diversas maneiras de identificar uma pessoa através da biometria: leitura de impressões digitais, de íris, reconhecimento de rosto, de voz, etc. Supondo que apenas um método não atinja a confiabilidade exigida, poderiam ser empregadas duas ou mais maneiras de identificação de forma redundante, a fim de se satisfazer os requisitos dessa aplicação. Desta forma, bastaria caminhar até o carro e se submeter a um desses sistemas de verificação (tocando um leitor de impressões digitais ou olhando diretamente para uma câmera, por exemplo), para ganhar acesso e ter a partida habilitada - por meio de um botão, como já acontece em alguns modelos. O travamento das portas e acionamento do alarme poderia ser feito com o uso de um botão externo, instalado na porta, como já ocorre nas Mercedes equipadas com sistema Keyless Go.
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Isso mesmo: nada de ter que levar chave ou controle no bolso. Nada de se preocupar em pegar o controle do carro sempre que sair de casa, ou mesmo em esquecê-lo na mesa do bar. Desceu 7 andares até a garagem e descobriu que tem que trocar os carros para sair? Sem problemas - nada de subir tudo de novo para buscar a outra chave. É a tecnologia a serviço da conveniência e do conforto.
"O uso da biometria dispensaria
o uso de chave ou controle"
Uma solução assim abriria possibilidades interessantes. Enquanto, hoje em dia, a maioria dos carros costuma vir com apenas uma chave reserva, essa limitação não existiria no sistema biométrico. Como o acesso seria liberado baseado em parâmetros físicos de uma pessoa, armazenados numa memória, bastaria criar um banco de dados com motoristas autorizados a usar o veículo. Uma grande conveniência para quem compartilha automóveis com a família, por exemplo. Indo um pouco mais a fundo, ajustes individuais de bancos, retrovisores e rádio poderiam ser automaticamente carregados, assim que o carro reconhecesse o motorista.
A salvaguarda para o sistema aqui proposto poderia vir na forma de uma chave metálica convencional, para ser mantida em casa e usada apenas em casos de emergência (descarregamento da bateria, por exemplo) ou para cadastrar novos motoristas autorizados.
"Como salvaguarda, uma
chave metálica convencional"
Mas e quanto ao "problema do manobrista"? Como deixar o carro com o valet sem ter uma chave para entregar? Uma solução possível seria uma função de cadastro rápido, em que bastaria registrar sua impressão digital, garantindo acesso temporário e limitado ao veículo. Temporário, pois seria cancelado após um período pré-determinado (algumas horas ou até mesmo um dia), e limitado, para evitar a abertura de compartimentos como o porta-malas e o porta-luvas. Além de conveniente, o sistema ainda protegeria o carro contra manobristas mal intencionados. Voilà!
Estando fora da indústria automotiva, é difícil afirmar qual o maior entrave para a adoção da biometria como sistema de acesso. Seria o custo de desenvolvimento? O de fabricação? A falta de confiabilidade da tecnologia? Independentemente disso, com um número cada vez maior de carros adotando os sistemas keyless de ponta (até mesmo no mercado brasileiro, com o Renault Fluence, por exemplo), é apenas questão de tempo até que os fabricantes se vejam pressionados a inovar, inevitavelmente caminhando para a biometria como forma de diferenciação.
"No cenário atual, a inovação
é apenas uma questão de tempo"
Abrindo nosso foco para além da indústria automotiva, uma das grandes vantagens dos sistemas de acesso biométricos é o enorme leque de aplicações que eles possibilitam. Num futuro não muito distante, pode-se imaginar sistemas de acesso de todos os tipos baseados na leitura de parâmetros corporais, garantindo acesso não somente ao seu carro, mas à sua casa, ao seu escritório, no caixa eletrônico... E a maior vantagem de todas é que esses sistemas serão naturalmente compatíveis entre si, uma vez que o elemento "chave" da biometria é universal e independente de padronização entre fabricantes: o corpo humano.
-WS
PS: Antes de chegarmos aos sistemas biométricos, acredito que faremos uma parada intermediária nos smartphones. A já significativa fatia de mercado conquistada por esses dispositivos, aliada à possibilidade de se criar aplicativos específicos para cada carro tornam muito prováveis as chances de ser esse o próximo passo rumo ao futuro dos sistemas de acesso veiculares. Aguardemos.
-WS
PS: Antes de chegarmos aos sistemas biométricos, acredito que faremos uma parada intermediária nos smartphones. A já significativa fatia de mercado conquistada por esses dispositivos, aliada à possibilidade de se criar aplicativos específicos para cada carro tornam muito prováveis as chances de ser esse o próximo passo rumo ao futuro dos sistemas de acesso veiculares. Aguardemos.
Mto bom esse editorial, william!
ResponderExcluiré engraçado pensar como ainda dependemos majoritariamente de um sistema um tanto arcaico, para destravar e ligar o carro...
o carro em si evoluiu tanto, em tantas áreas, que realmente faz sentido pensar um pouco mais longe para o simples ato de acessar seu meio de transporte.
Acho que o primeiro passo foi dado, que são os sistemas atuais de keyless go. E com o avanço de sistemas biometricos em diversas áreas, não vejo por que não ocorrer essa integração. Um bom exemplo, é a popularização de sistemas de leitura de digitais em notebooks. Um sistema semelhante seria muito facilmente adaptável num carro!
Boa iniciativa cara! Daqui a alguns anos, vc poderá referenciar seu post e dizer: "eu falei!"
hahahaha
abs
Valeu.
ResponderExcluirEspero poder dizer isso logo, haha! Ontem mesmo vi a auto motor und sport falando de um carro conceito da Conti, que permitia o acesso por smartphone. O futuro é logo ali!
-WS
muitos bons pontos, wilsao!
ResponderExcluirisso de cadastrar perfis seria incrivel mesmo
eu limitaria a velocidade pro valet a 40km/h! hehehe
fdps!