Impressões ao volante de um Mini Clubman S de um motorista comum
Vamos cair na real: apesar de escrever neste blog e de já ter sido colunista do Best Cars Web Site, não sou nenhum jornalista automotivo.
Apesar de já ter trabalhado na engenharia da GMB e já ter dirigido muitos carros lá dentro, não sou nenhum avaliador profissional.
E mesmo depois de já ter pilotado algumas voltas em Interlagos, estou (muito) longe de ser um piloto de verdade.
Somos aqui, um grupo de motoristas comuns, muito inclinados a experiências automotivas esportivas, e muito atraídos a testar ao máximo carros interessantes, sempre dentro das restrições que limites seguros de vias públicas nos impõem.
Para tanto, muitas vezes nós nos reunimos em encontros automotivos, em um local público, mas de acesso restrito, e de baixíssima circulação de fins-de-semana.
Então, sob a ótica de um consumidor comum, mas com fortes tendências esportivas e algum conhecimento na manga, reportarei minhas impressões de um test-drive simples num Mini!
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Eu tinha pedido um Cooper S para o test-drive, mas na hora só tinha o Clubman S pra dirigir.
Na concessionária, a atendente mostrou o carro pra mim, mostrou o som, detalhes do interior.
Ela pelo menos parecia conhecer bem seu produto, e de carro em geral, ao contrário da maioria dos vendedores de concessionárias.
Um Cooper S, hoje, sai por R$115 mil, ainda sem o efeito do desastroso aumento do IPI. O Cooper S com o sistema multimídia Mini Connected (mostrado na foto abaixo), sai por R$ 130 mil.
O test-drive foi bem legal! Pegamos um trecho da Marginal Pinheiros, deu pra dar uma boa esticada no bichinho, onde, pelos paddles, subi a marcha até a terceira.
O carrinho é bem gostoso, seu motor 1.6 Turbo de 184 cv a 5500 rpm e 24,4 de torque constantes entre 1600 e 5000 rpm responde com atitude quando solicitado. Sua direção é bem comunicativa, e a suspensão bem firme. Os inputs da direção são reproduzidos instantaneamente pelo carro, sem buracos vagos na direção e sem oscilações excessivas na carroceria.
Entrei rápido em uma curva fechada com piso irregular e deu pra sentir um pouco como o acerto em geral é muito bom mesmo! A suspensão independente nas quatro rodas absorveu bem as irregularidades e não deixou nenhum pneu desgarrar do asfalto.
Talvez a suspensão seja um pouco mais firme do que um motorista desacostumado gostaria.
No entanto, acho que eu li tanto sobre como o Cooper S é um foguetinho, como é divertido, como sua aceleração é impressionante...
...que eu acabei me decepcionando um pouco... mas isso só por que eu esperava muito dele!
Senti sim que ele acelera bem, porém bem pouco além do meu carro (sendo este atualmente, um Golf GTI mk4).
Mas de todo jeito, é um carro muito competente... sua aceleração é convincente, seu acerto é quase perfeito!
Pelo que pouco que andei nele, percebi que ele acelera mais que um GTI principalmente pelo torque em baixa rotação. O turbo lag dele é consideravelmente menor que o do Golf. Além disso, ele tem caixa de seis marchas, o que ajuda bastante a subir rápido a rotação... apesar de ter câmbio automático, o que definitivamente é frustrante.
O acabamento é bom pra proposta do carro, mas bem ruim pra um carro de mais de R$ 100 mil.
À primeira vista, o design do interior até impressiona, com o gigante velocímetro analógico central em destaque, porém achei a qualidade das peças, dos botões e dos plásticos bem decepcionante. E para se alcançar o visual retrô excêntrico do interior, a ergonomia é seriamente prejudicada, com comando em posições nada intuitivas. Talvez com mais tempo de convívio esses defeitos sejam minimizados, mas não eliminados.
Pelo menos o conta-giros fica bem em frente do motorista, o que ajuda numa tocada esportiva. No meio dele tem um pequeno velocímetro digital, que só é útil depois que se acostuma com ele - mesmo assim, ainda melhor de se enxergar do que o velocímetro central.
Pelo menos o conta-giros fica bem em frente do motorista, o que ajuda numa tocada esportiva. No meio dele tem um pequeno velocímetro digital, que só é útil depois que se acostuma com ele - mesmo assim, ainda melhor de se enxergar do que o velocímetro central.
O espaço na frente é suficiente, até surpreendente pra quem vê o tamanho por fora. Atrás, é quase ausente.
O sistema de som da Harman-Kardon é muito bom! Mas não aumentei muito o som... talvez em volumes altos, falte grave pela ausência de subwoofer.
No entanto, ele não estaria na minha lista de compras, principalmente pelo preço absurdo que lhe é pedido.
* Dados de fábrica
Por esse preço, acho que eu pensaria em algo mais interessante no meu ponto de vista, como um Subaru WRX.
Mas se um dos meu amigos, que também fez um test-drive no Cooper S outro dia, comprar, vou pedir pra andar sempre que puder! =)
- Xineis
*FICHA TÉCNICA:
Motor 1.6 litro Turbo
Potência 184 cv
Torque 240 Nm @ 1.600 rpm
Câmbio Automática de 6 marchas com Steptronic.
Comprimento 3,71 m
Largura 1,68 m
Altura 1,41 m
Distância entre eixos 2,46 m
Pneus 205/45 R17
Roda 17” de liga-leve
Freios a disco nas quatro rodas
Discos de freio dianteiros ventilados de 294 mm
Discos de freios traseiros de 259 mm
Tanque de combustível 50L
Porta-malas variável de 125L á 660L
Garantia 24 meses
Belíssima matéria, Xineis! Abordou muito bem o test drive e o carro em si. Pena que só tinha o Clubman, mas, como a gente já falou, o acréscimo de peso é muito pequeno pra mudar significativamente o desempenho do carro em relação ao Cooper S normal, né?
ResponderExcluirComo você sabe, eu andei (de passageiro) num Cooper cabrio e num Cooper S. Admito que fiquei bem mais impressionado com o Cooper S do que você, mas, como não dirigi, não posso falar muita coisa.
Achei o câmbio de 6 marchas razoável: as trocas por paddle demoravam bastante, sem falar no sistema esdrúxulo (não é o tradicional direito/+, esquerdo/-, né?). Câmbio manual seria muito melhor.
O espaço no carro me surpreendeu (e lembre que estou falando do Mini normal, não do Clubman). Sentei atrás e foi bem tolerável. Você é que põe o banco muito pra trás, hehe! Achei o acabamento legal. Já esperava um monte de plástico, então não liguei muito pra isso. Mas estilo dos botões é muito legal, achei da hora!
Se o nosso amigo comprar, mesmo, vou ser mais um a pedir o volante direto, haha!
-WS
É isso mesmo cara, o acrescimo de peso é quase insignificante, da ordem de 60 kg do Clubman em relação ao Cooper.
ResponderExcluirEntão, o carro é muito bom.. não quero tirar o mérito dele, ele anda muito bem!
Eu só quis expor que eu tinha expectativas TÃO altas, que acabou não sendo impressionante para mim.
Talvez o fato de eu estar acostumado com carro turbo tenha contribuído para isso.
Realmente, a pior parte desse carro é a falta de cambio manual. Cambio automático é sempre cambio automático.. talvez isso tenha contribuído um pouco para minha frustração, visto que com o cambio automático eu não consegui obter o imediatismo do carro que eu esperava... se tivesse uma manopla e, principalmente, uma embreagem pra eu controlar, eu poderia manter a rotação do motor onde eu quisesse, para ter respostas instantâneas do carro...
numa caixa automática, eu tinha que esperar o sistema reduzir uma marcha e vencer o turbo lag pro carro acelerar com mais vigor.
Esperamos a decisão do nosso amigo então, de onde ele vai aplicar esses R$100+k! =)
Pena que ele não goste de carros de rallye..! =)