terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

[Alto-Giro] Como andar no teto do túnel



Sempre houve a lenda de que, fisicamente, um carro de Fórmula 1 é capaz de andar de cabeça para baixo no teto de um túnel a partir de certa velocidade, por causa da força normal gerada pelo deslocamento do ar que flui sobre os apêndices aerodinâmicos de sua carroceria. Para tanto, esta força teria de ser superior ao peso do veículo, basicamente a mesma teoria que aplicam todos os veículos capazes de se sustentarem em translado sem contato com o chão - também conhecido como aviões.

Infelizmente nenhum aventureiro (ou maluco completo) implementou essa idéia. Afinal, as condições para tal experimento são impraticáveis, e as consequências no caso de falha, desastrosas.
Mas aproveitando essa lenda urbana automotiva, a Mercedes-Benz criou um comercial de seu novo superesportivo, o SLS, que, se não anda ao contrário, chega muito perto!

Depois de lançar o primeiro vídeo da façanha, a Mercedes publicou uma segunda versão de seu comercial, com ninguém menos do que Michael Schumacher, seu mais novo piloto da F1!!



OK, sabemos que esse vídeo é falso, claramente produzido por computação gráfica. Fora que ninguém seria louco de deixar a equipe de resgate (justo eles..!!) exatamente no caminho, a serem desviados a poucos milímetros da manobra.

Mas para satisfazer nossa curiosidade, ainda bem que existe Top Gear, e seu apresentador, Jeremy Clarkson.
Talvez o melhor programa de todos os tempos, Top Gear mostrou na vida real o que a Mercedes montou digitalmente...

bom... de certa maneira, digamos....

vejam o vídeo hilário e entenderão!!



- Xineis

3 comentários:

  1. uheueheuh
    bela propaganda do twingo

    ResponderExcluir
  2. haahahah esses vídeos são meio antigos, mas valem a pena =)

    engraçado como o twingo foi todo quicando no tunel...
    =)

    ResponderExcluir
  3. Hahahahaahaha!!!! Top Gear é muito bom!! Ele tava numa tubulação de esgoto!!

    Quanto a andar no teto, no museu da Porsche tem uma foto de um carro de competição que - teoricamente, claro -, andaria no teto ao atingir uma velocidade X (não me lembro agora). Tenho a foto, depois posto aqui.

    Ah, o vídeo da Mercedes ficou bem legal. Um exagero e obviamente fake, mas legal.

    ResponderExcluir