sábado, 15 de setembro de 2012

Jettas... Jettas pra todo lado!


Quem acompanha a indústria automotiva, sabe que todas as milhões de marcas espalhadas pelo mundo pertencem a umas... 5 empresas no total. O maior exemplo disso é a Volkswagen: no seu rol de marcas estão a própria VW, Audi, Lamborghini, Bugatti, Bentley, Seat, Skoda... E eles querem mais. Acabaram de finalizar a compra da Porsche e estão tentando tirar a Alfa Romeo da Fiat. 

A idéia da VW é ser a Unilever dos carros. Entre num supermercado. Escolha um produto - qualquer um. Olhe na embalagem: você verá um logo da Unilever. Pois a Volks quer fazer a mesma coisa com os carros. Você vai entrar numa concessionária - qualquer uma -, escolher um carro - qualquer um - e vai acabar encontrando um emblema "VW" em algum lugar. 

Com a sua plataforma modular MQB (do alemão Modularer Querbaukasten, ou plataforma modular transversal), aquela do novo Golf VII  a Volks está realizando o sonho de todas as suas concorrentes (lembre-se, só existem umas outras 4). Pense nela como um skate sobre o qual é possível montar várias carrocerias diferentes, serrando e remendando a base para deixá-la mais curta/longa ou estreita/larga. Desde pequenos hatchbacks até SUVs (incluindo, claro, o Jetta) poderão compartilhar essa plataforma. É verdade que, por enquanto, a MQB só serve para carros com motor transversal dianteiro e tração dianteira, mas é questão de tempo até a tecnologia evoluir para algo ainda mais flexível. Uma plataforma assim, para tração traseira já está sendo desenvolvida pela Porsche, para ser utilizada também nos Bentley.

Assim, tomando o Jetta como modelo base, tudo vai caminhar para a Jettificação do mercado. Vai comprar um Voyage 1.0? Será um Jetta encurtado com cilindrada reduzida. Vai comprar uma Lamborghini Gallardo? Jetta 2.5 rebaixado com tração integral e um 2o motor soldado em 'V'. Que tal um 911? Fusca Jetta com 1 motor e meio achatado, na traseira. Talvez você prefira um Bentley? Jetta forrado de couro com faróis vesgos. Que tal chutar o balde e comprar um Veyron? Jetta turbo mais caro do mundo, com 4 motores soldados em 'W'.

Esse plano de ação da VW tem fundamento: o compartilhamento de plataformas vai diminuir drasticamente os custos de desenvolvimento dos carros, aumentando a margem de lucro e talvez, se eles forem bonzinhos, até mesmo reduzindo os preços (mas provavelmente não no Brasil). Que empresa não gostaria de ter algo assim? O problema é que a Volkswagen vai usar essa vantagem competitiva para fazer caixa e acabar com todas as outras (4) montadoras (talvez eles ainda comprem mais uma ou outra). E no que isso vai resultar?


Por mais que o Jetta seja um bom carro (e não tenha dúvidas, ele é), ninguém quer olhar à sua volta e se ver cercado de modelos iguais. Sobretudo quem gosta de carro. Pense na situação: você, um entusiasta, vai dirigir dois carros aparentemente diferentes, mas a sensação vai ser absolutamente a mesma. Sua mãe, sua tia ou sua avó não vão sentir diferença e vão achar até bom, porque, em diferentes níveis, o compartilhamento de tecnologia vai significar preços mais baixos, manutenção mais simples, etc. Mas você vai saber o que estará acontecendo. Estaremos caminhando para a Rússia da época em que você podia comprar qualquer carro, desde que ele fosse um Lada. Para a Alemanha oriental, quando você só podia comprar Trabants. Para o Japão, quando você só podia comprar Toyo... (ops, isso é agora!) 

A diversidade é uma das coisas que tornam a vida interessante. Com os carros, não é diferente. Se alguém quer ter o direito de comprar um carro que vai quebrar pelo menos uma vez entre cada revisão, deixe ele escolher entre a Fiat ou as marcas francesas. Se uma pessoa decide conscientemente ter um carro moderno que faz 4 km/L e é feio de doer, deixe ela escolher seu GM preferido em paz. Se o seu vizinho quer comprar um carro com 5 anos de garantia e ser explorado nas revisões e peças, a Caoa ficará feliz em atendê-lo. O que não pode acontecer, é não termos opção.

Por isso, é hora de protestarmos. Caso contrário, só veremos Jettas... Jettas pra todo lado! 

-WS

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

[Avistamento] Chevrolet Onix

Voltamos hoje com mais material próprio AltoGiro. Desta vez, o Rossi flagrou o novo Chevrolet Onix aqui em SP. 
Ele chega para concorrer no principal segmento do mercado brasileiro, junto a Gol e Palio. Se ele vai aposentar o Celta, ainda não é certeza. Em se tratando de GM, é capaz de passarmos mais uns 10 anos com um "Celta Classic" ou algo do tipo, hehe.
A camuflagem ainda está escondendo bem o desenho do carro, mas neste link do Autos Segredos você pode ter uma idéia de como ele vai ser. Não é doído de olhar como Agile e Cobalt, mas está longe de ser bonito.
Mais informações no Autos Segredos, que vem nos mantendo informados sobre o projeto.

-WS

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Primeiras fotos do Golf VII

Hoje, data de sua apresentação oficial para a imprensa (que deve acontecer mais tarde), apareceram as primeiras fotos da sétima geração do Golf. Quem, como eu, estava animado para ver o novo desenho do benchmark dos hatchbacks, vai se decepcionar.
A frente ficou sem graça, com poucos vincos e a já tradicional cara da Volkswagen, um tanto conservadora. Eu acho que ela cai muito bem no Jetta atual, por exemplo, mas poderia ser mais ousada no Golf, um hatch mais jovial. 
A traseira ficou é feia, mesmo. As lanternas, com um quê de Passat, não agradam, e, ao contrário da dianteira, há vincos demais.
A vista lateral é, sem dúvida, o melhor ângulo deste carro. A coluna C grossa, tradicional do Golf, lembra o Mk IV, uma das gerações mais bem resolvidas esteticamente. 
O interior evoluiu, como esperado, e tem como destaque uma grande tela para a central multimídia e o freio de mão eletrônico. Só o excesso de laca não me agrada muito, mas deve ser algo específico de uma versão de acabamento, assim como os bancos "luva de baseball". 
Minha primeira impressão é de decepção. Depois de ver o ótimo desenvolvimento que a Audi fez com o novo A3 (primeiro carro da nova plataforma modular MQB), esperava mais desse Golf VII. Muito mais. É verdade que essa geração perdeu aquele visual "gordo", de minivan, que veio com o Mk V e ficou no Mk VI (na verdade, um "V e meio"), mas este eterno best seller europeu merecia um desenho mais caprichado. 

Uma vez feitos esses comentários, é claro que preciso ver o carro ao vivo para dar o veredicto final. E tenho certeza de que o modelo será um sucesso de vendas e apresentará um bom nível de evolução tecnológica. Mas esperava mais da VW. Será que, com tantas marcas no portfolio, estão deixando de lado a principal?


-WS




Fonte: Best Cars

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Citroën lança DS3 "conversível"

Já havia rumores circulando, vazaram algumas fotos e agora é oficial: a Citroën lançou um DS3 "conversível". Sim, entre aspas, pois veja uma foto dele com o teto aberto:


Isso pode ser o maior teto solar de lona da história, mas não faz desse DS3 um conversível. Se continuar assim, as montadoras vão pegar carros com teto solar comum, pintar o vidro de roxo e anunciar a versão como "targa". Mas veja mais esta foto:


Você tá pensando o mesmo que eu? Esse deve ser o único modelo "conversível" da história com visibilidade traseira péssima. Em carros sem capota, você olha pra trás e vê até onde sua vista alcança. Mas não neste pequeno Citroën. Aqui, você olha pra trás e vê uma toalha dobrada que parece ter sido feita com a pele do dinossauro Barney. 

Não gostou da cor, que nem eu? Prefere algo mais conservador, estilo "toalha de mesa"? Sem problemas!


Mas vamos dar pontos aos designers da Citroën: eles são pelo menos coerentes na escolha das cores. Vejam só o interior do bichinho:


Ugh! Eu já tinha achado o DS3 avistado pelo Rossi exagerado por causa dos cromados, mas este aqui dá um verdadeiro tapa na cara do bom gosto. 

O DS3 Cabrio (nome oficial da versão) estará no Salão de Paris, neste mês, e é provável que seja vendido aqui no Brasil a partir do ano que vem. Aguardo avistamentos de um verde com a capota roxa, haha!

-WS


Fonte: Best Cars

domingo, 26 de agosto de 2012

Lambo Gaga


A Lamborghini é a Lady Gaga do mundo automotivo. Roubei esta idéia descaradamente de um amigo, e como todo bom usurpador, considero ela agora minha. Por isso, vamos nos aprofundar um pouco na minha analogia, com a devida propriedade.

Lady Gaga é a cantora pessoa mais extravagante do showbiz mundo. Entre o que ela chama de roupa estão um casulo, alguns bifes crus e até mesmo Caco, o Sapo (aquele dos Muppets).


A Lamborghini faz os carros mais extravagantes da indústria. Seus modelos têm portas desenhadas para abrir sua cabeça ao meio no caso de algum defeito, entradas de ar laterais capazes de engolir um gato e aerofólios que se abrem como asas. 

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sábado, 25 de agosto de 2012

Arrancada de gigantes - 2012

Lembram do vídeo a revista americana Motor Trend fez ano passado, e que postamos aqui?
Pois agora é a vez dos novos carros escolhidos por ela como os melhores carros para se dirigir, a se enfrentarem de novo no quarto-de-milha.

O resultado final foi mais ou menos previsível para mim, mas que não deixa o vídeo menos interessante. Façam suas apostas, e cliquem no vídeo abaixo!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

[Avistamentos] Toyota GT-86

O horrendo Toyota Etios será lançado em breve e a montadora já está preparando o circo.

Num pátio do Shopping Morumbi tava cheio desses:


Até que eu vi essse:


Não, não é esse Etios Bizarre Edition aqui da frente.
É o GT-86, o 2+2 desenvolvido em parceria com a Subaru!
Claramente precisavam compensar a decepção que é ver um Etios ao vivo.

Clique aqui embaixo e veja mais fotos desse esportivo:

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Furto de estepe: Quando Gérson encontra Murphy

No Brasil, Lei de Gérson "é um princípio em que determinada pessoa age de forma a obter vantagem em tudo que faz".
Podemos dizer que os "ladrões de galinha" (que roubam miudezas: estepe, celular, frente de rádio, etc.) seguem muito bem esse princípio.
Eles são oportunistas: se há uma situação em que podem passar a perna em alguém, eles vão passar.

Isso nos leva a outra "lei". A Lei de Murphy.
"Se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará"

Por que ela tem a ver com furto de estepe?
Porque as montadoras não fazem nada para impedir que isso aconteça.

Continue lendo, clique abaixo:

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Lamborghini Aventador em São Paulo


Existem supercarros, como qualquer dos aclamados Ferrari, Porsche e Lamborghini, que fazem acelerar o batimento cardíaco de qualquer aficionado por carros. Carros adorados pelo público, mundialmente famosos, e que fazem seus condutores ganharem fama instantaneamente por onde passam. E, numa atmosfera ainda mais rarefeita, existem os carros absolutamente excepcionais. Nomes nem sempre conhecidos pelo público em geral de tão exclusivos, como Zonda, Veyron, Mclaren F1, Carrera GT, One-77... todos históricos, cada um excepcional da sua maneira.


Pensando assim, o Lamborghini apresentado aqui cai numa zona indefinida, sendo o touro mais valente de Sant'Agatta atualmente, muito mais selvagem do que Gallardos, mas ainda um degrau abaixo da exclusividade de Huayras e One-77s - ainda mais vendendo em apenas 15 meses, o que seu antecessor Murciélago vendeu em 3 anos. 
Mas mesmo sabendo disso tudo, no momento que vimos pela primeira vez esse Lamborghini Aventador LP700-4, uma coisa ficou muito clara: nunca na vida, o AltoGiro viu um carro com design tão fenomenal e extravagante. O desenho do Aventador é algo incomparável, tão impressionante que a nosso ver acabou deixando nossos avistamentos dos supracitados Zonda, Veyron, Mclaren e Carrera GT um degrau abaixo na escala de êxtase automotiva. Todos esses supercarros extrapolam de um jeito diferente, e o Aventador, mesmo não sendo o mais exclusivo, o mais potente, nem o mais rápido, a nosso ver tem o desenho mais sensacional.


Para ver mais fotos e continuar lendo este post, clique em "Continuar lendo" abaixo, ou aqui.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Moto do Batman

Semana passada fui ao Shopping Bourbon ver a moto do Batman, em exposição por lá. A idéia é promover o filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Que, aliás, é animal e vale a pena assistir em IMAX (não é 3D, ainda bem!).


Minha impressão foi que a Batpod é menor do que parece na tela. Imaginei que fosse uma réplica reduzida, mas, depois de assistir ao filme, fiquei em dúvida quanto às dimensões. De qualquer forma, ela é sem dúvida bem grande para uma moto. Vejam a ficha técnica:

[AltoGiro] Ferrari 599 GTO


Posto hoje fotos dessa absolutamente espetacular Ferrari 599 GTO que avistei na frente da Via Italia, a importadora oficial da Ferrari no Brasil. Com placas de São Paulo, a 599 GTO é certamente a Ferrari mais rápida do Brasil - até que se comece a ver as belas F12 nas ruas.


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domingo, 22 de julho de 2012

Lexus LFA em São Paulo!! [ATUALIZADO]

O título deste post parece exatamente igual ao deste aqui. Mas, como o Xineis já explicou nesse outro post, o hífen faz toda a diferença. 


Desta vez, fomos conferir o Lexus LFA de produção na novíssima concessionária Lexus de São Paulo, na marginal Pinheiros. Passamos lá no mesmo dia da última visita à Majestik, na Av. Europa, fechando o dia com chave de ouro (mas o grande destaque ainda não mostramos, fica para o próximo post).  Já dissemos o que pensamos sobre o LFA neste post aqui (veja inclusive os comentários), mas esta foi a primeira vez que o vimos ao vivo, em pessoa.