Que dia para a indústria automobilística mundial! Hoje, 09/09/09 está sendo um dia incrível para os amantes de carro! Não só a Mercedes SLS AMG Gullwing foi oficialmente apresentada, como também o novíssimo superesportivo da McLaren, o MP4-12C!
O último carro de rua com que a marca McLaren esteve envolvida foi o belíssimo Mercedes SLR McLaren. E o último exemplar 100% da McLaren foi produzido em 1998: o mito, McLaren F1.
Desde então, 11 anos se passaram e a esperança de um novo superesportivo da marca foi crescendo. Os boatos não eram recentes e crescia cada vez mais a especulação. "Será que vão superar o que foi feito com o F1?", "A marca vai recuperar o trono de carro mais rápido do mundo?"
Logo, a marca já deixou claro: o MITO é insubstituível.
Desde o início, o MP4-12C já foi feito para ser um carro de potência alta, mas também com grande atenção ao conforto. Ao contrário do McLaren F1, que proporciona uma experiência de carro de corrida. Isso não tira o mérito da McLaren, pelo contrário. Valoriza sua história e abre portas em novos segmentos onde a marca pode obter mais lucros. E é nesse filão que o bicho pega! Há mais marcas e mais modelos disputando esse espaço. Isso só favorece o desenvolvimento dos carros. Te cuida, Ferrari! Te cuida, Maserati! Te cuida, Bugatti!
Chega de lero-lero, vamos ao carro:
O que marca o design do carro são suas linhas limpas e sóbrias. Tem nego criticando por ser comum e tem gente enaltecendo por ser uma tentativa de ser um desenho atemporal, assim como o do McLaren F1. Eu concordo com a segunda afirmativa.
O motor não decepciona: V8 3,8L bi-turbo que desenvolve 600cv. Não tem o primor de ser aspirado como seu antecessor, mas vindo da McLaren deve ser incrível de guiar e se escutar.
A traseira é um pouco mais ousada. LEDs marcam as lanternas e a dupla saída de escapamento é elevada. Imagina isso gritando!
Algumas soluções aerodinâmicas são funcionais, como o aerofólio móvel.
As portas chamam a atenção. Trazem esse estilo meio tesoura, meio asa-de-gaivota (tem nome?)
O interior é luxuoso sem perder a esportividade. E não, o motorista não fica em posição central como no F1, infelizmente.
Pra mim, o foda são os detalhes no design. Sabe o logo da McLaren? Procure ele por todo o carro que você acha. Está nas tomadas de ar, nos LEDs dos faróis, vincos, etc.
E os retrovisores então? Obra de arte.
O design é assinado por Frank Stephenson, que esteve envolvido em projetos como o redesenho do MINI,, BMW X5, Maserati MC12 e Ferrari F430. Resumindo: não é pouca bosta!
Outro nome importante no desenvolvimento desse carro foi Ron Dennis, hoje chairman da McLaren Automotive. É inegável sua experiência com carros de corrida.
Vejam o vídeo de apresentação com ele:
Curiosidade final: por que esse nome técnico?
"MP4" porque todo carro "grand prix" McLaren tem essa designação, desde 1981. "12" porque é o número do coeficiente de eficiência segundo uma escala secreta da McLaren. E "C" porque tem várias partes feitas em fibra de carbono.
E eu não quero falar de preço aqui hoje. Vamos apreciar a máquina.
- Rossi
cara, primeiramente parabenizo-o pelo post.
ResponderExcluirachei que ficou excelente, e tenho ctz que vc dedicou um bom tempo redigindo-o
Ficaram muito boas suas referências, especialmente sobre as informações em relação à propagação do formato do logotipo da mclaren por todo o carro.. só depois de ler isso, me toquei em relação às entradas de ar na lateral da carroceria e no bumerangue dos leds dos faróis.
boa informação sobre o projetista também! não tinha lido em nenhum outro lugar até agora.
de resto, concordo com sua opinião (e da Mclaren):
"o MITO é insubstituível"
sobre o carro
ResponderExcluireu só não fiquei decepcionado, por que já vinha acompanhando informações/estipulações/spy shots dessa Mclaren faz mais de ano.
e desde o começo, tudo já apontava se tratar de um esportivo com um foco um pouco diferente da F1.
ou seja, a "nova" Mclaren não sairia pra ser o que a F1 foi em 1992. Não sairia pra ser o melhor esportivo da DECADA, assim como foi a F1. Já se sabia que sua potencia não seria sem noção (é engraçado dizer isso de um carro de 600cv, devido à realidade dos superesportivos hoje em dia...), e que não seria um projeto desconsiderando o custo final, como foi o F1. Ou seja: já se sabia que não seria um sucessor do F1.
Então, não me dececpionei! Mas também devo dizer que sempre tinha esperança que todas essas especulações estivessem erradas, e que de fato, seria um sucessor da F1. Resumindo: eu esperava mais mesmo.
Mas porra...
esse MP4 é um esportivo espetacular.
ok, não tem ouro no motor
ok, não é o recordista de velocidade
ok, não tem o posicionamento central do motorista
ok, tem freios de ferro fundindo normais
mas tem que ser MUITO crítico chato pra criticar esse carro.
posso me arrsicar um pouco ao dizer que este talvez seja sim, um dos melhores esportivos da década. Só não vai ser o melhor, de longe, como foi a F1.
Talvez um dos aspectos mais impressionantes dessa nova Mac, é seu chassi de peça única de fibra de carbono (ao contrário dos outros existentes atualmente, compostos de várias peças moldadas, que se unem formando o chassi).
Seu motor V8 sobrealimentado de 600 cv tbm é impressionante, mas parece faltar um pouco se pensar que o V12 sem sobrealimentação do F1 produzia já 617 hp. E é um pouco broxante até pensar que um Corvette produz mais potencia do que um Mclaren. Enfim, esses são os novos tempos....
outro fator muito impressionante:
custará na faixa da Ferrari 458...
=)
sinto muito pela extensão dos comentários..
ResponderExcluirhahaha
queria só adicionar mais uma coisa
a página principal do Alto-Giro Blog está sensacional!!!!
parabéns!
realmente, eu também quase me decepcionei....mas é só a empolgação inicial de pensar:
ResponderExcluir"caralho, um carro novo da McLaren! Deve ser animal!"...e lembrar do F1
Mas ao pensar racionalmente, ler as matérias, ver videos, vemos a importancia que esse carro pode ter pra marca e pro setor
Se vc tivesse essa grana hoje, qual carro compraria?
O MP4-12C ia te deixar MUITO em dúvida, pela magia de ser dono de uma McLaren
É a mesma magia que a Ferrari tem há anos: é uma marca de Formula 1
E a Ferrari era a única de F1 marca até hoje que você via nas ruas...e isso arrepia
Então ao escrever esse post, fui mudando minha percepção e achando esse carro do caralho!
e eu me dediquei um pouco a escrever ele sim, mas foi correndo, saindo do trabalho e tal...haha...tanto é que tinha varios erros de portugues, que ja corrigi
valeu pelos elogios e pelo dia de ontem! hehe
Discordo!
ResponderExcluirAo comprar um Toyota Corolla ou um Renault Sandero eu também pensaria: "puuuxa!!! é uma marca de F1!!! Que esportividade!!!"
Hehehehe...
Sério agora, achei o carro animal! Talvez um design um pouco conservador, mas, como bem escrito pelo Rossi, os detalhes são sensacionais. O retrovisor é moderno e elegante, a traseira bem legal.
Já encomendei o meu, já que meu outro esportivo está a um passo da perda total.
Abraço!
Gostei muito do carro, à exceção da frente, meio comportada e neutra demais. Não tinha reparado nesses logos da McLaren "escondidos pelo carro", bem legal!
ResponderExcluirNão é pra ser o que o F1 foi na sua época, mas nem por isso deixa de ser animal. E a preço de 458 então... Eu terei na minha garagem!
Ah, esqueci: quanto tempo até aparecer na garagem dos sonhos, Xineis? Hahaha!!
ResponderExcluirhahaahah, to até vendo....
ResponderExcluir[Alto-Giro Avistamentos] Mclaren
depois de tudo que eu vi, eu não duvido de absolutamente NADA !!!!