Seguindo a deixa do Xineis, vou colocar aqui alguns comentários sobre o novo lançamento da estrela de 3 pontas. Como ele disse, já fiz parte do time de engenharia da Mercedes-AMG, então tive contato de perto com esse carro. Mas quero deixar claro que o que vou dizer é minha opinião pessoal.
A expectativa pelo lançamento do SLS era grande na AMG, já que seria o primeiro carro desenvolvido totalmente pela célebre preparadora (naturalmente, com grande cooperação com a Daimler, uma vez que o carro deveria ser uma Mercedes-Benz antes de tudo). Ao contrário do que muita gente pensa, ele não é o substituto do SLR, tanto em posicionamento de mercado (vide a faixa de preço), quanto em performance. Caso isso fosse desejado, ele certamente teria recebido outro motor, como o V12 biturbo com a mesma preparação encontrada no SL 65 Black Series. A idéia era mostrar toda a capacidade da engenharia da AMG, criando a mais dinâmica das Mercedes atuais, ao mesmo tempo resgatando elementos de um dos maiores clássicos da indústria automobilística.
A influência do 300 SL é clara: portas asa-de-gaivota, capô longo e traseira curta, vincos no capô, grade, etc. Se, por um lado, o SLS não representa para o mundo automotivo o que o Gullwing original foi, por outro, ele é bastante inovador dentro da linha Daimler. É a primeira Mercedes com estrutura de alumínio e transmissão de dupla embreagem via transaxle, instalada atrás do eixo traseiro, priorizando a distribuição de peso ao contrabalancear o motor central-dianteiro. Aliás, o drive shaft de carbono pesa apenas 4 kg!
Apesar da ênfase em redução de peso, o SLS não saiu exatamente leve: mais de 1600 kg. Isso porque toda Mercedes deve ter itens "básicos", tais como bancos com ajustes elétricos e sistema de navegação com disqueteira no painel. Mas não é um valor ruim dadas as dimensões do carro e, principalmente, a potência do motor, o V8 de 6,2 L usado no resto da linha AMG, mas com modificações no sistema de admissão que elevaram a potência para 571 cv. Foi o suficiente para garantir um tempo de 7'40" em Nürburgring, como já comentamos aqui, que, se não é sensacional, merece bastante respeito.
Dotado da AMG Drive Unit, que permite regular a esportividade da suspensão, da transmissão e do controle de estabilidade (ESP), além de um aerofólio retrátil que aumenta o downforce a altas velocidades, o SLS é divertido de guiar numa pista, mas também usável no dia-a-dia na cidade, característica tão celebrada no Porsche 911. Este, aliás, em sua versão turbo, deve ser um dos concorrentes do asa-de-gaivota no mercado, assim como Audi R8 e Lamborghini Gallardo, entre outros.
Como alguém que já viu esse carro de perto, posso afirmar: independentemente do que você acha do design ou mesmo do carro em si, a fascinação das portas se abrindo para cima é algo indescritível! Isso somado ao ronco característico dos V8 AMG (mas amplificado) e à enorme estrela de 3 pontas na frente fazem esse carro se destacar mesmo entre Aston Martin DBS, Ferrari 599 e (acredite) Pagani Zonda. Torço pelo sucesso do SLS, que tem um significado pessoal pra mim, já que, mesmo que com uma pequena parte, contribuí para que ele viesse à vida.
Fico à disposição nos comentários para os aspectos que devo ter esquecido.
WS
bom post Wilsão!
ResponderExcluirqual era o nivel de dedicação da equipe da AMG pro SLS?
tipo, ha a divisao em grupos de projetos ou td mundo ajuda com tudo?
A galera tava empolgada ou tensa com esse lançamento?
Você ja tinha vista algum modelo com esse design final qdo tava la?
abs
Então, Rossi, os caras tinham sim divisão entre quem trabalhava no 197 (nome do projeto) e quem cuidava de outros carros. Muitos trabalhavam em vários, mas o time do 197 era bem grande.
ResponderExcluirGalera tava num misto de empolgação e tensão pro lançamento, já que é uma coisa completamente nova pra AMG, projetar um carro do zero.
Eu tinha visto sim uns modelos com o design finalizado, mas sem as lanternas traseiras.
WS
Aposto que vão fazer recall pra corrigir um erro bem na parte em que Wilson trabalhou...
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