quarta-feira, 14 de setembro de 2011

[Alto-Giro Avistamentos] Volkswagen Tiguan 2.0 TDI

Hoje, mais um daqueles avistamentos não exatamente especiais, mas dignos de nota: um Volkswagen Tiguan 2.0 TDI.


Como vocês podem ver, o carro é do Paraguai (pelo menos é o que diz a placa), apesar de estar rodando em plena rua Teodoro Sampaio, aqui em SP. O Tiguan não é nada especial por aqui, apesar de ser um SUVzinho dos mais legais, graças a seu motor 2.0 turbo de 200 cv e câmbio com dupla embreagem de 6 marchas.

Mas o Tiguan flagrado na foto traz o emblema TDI, indicando que ele tem, no lugar do 2.0 turbo a gasolina, um 2.0 turbodiesel, com modestos 140 HP (segundo o site paraguaio da VW - www.volkswagen.com.py). Acontece que, no Brasil, devido aos subsídios concedidos ao diesel, há restrições em relação a carros de passeio movidos a esse combustível, das quais apenas alguns SUVs escapam (normalmente, por terem reduzida no câmbio). 

Aproveitando o avistamento, levanto a bola: vocês seriam a favor da liberação dos carros a diesel aqui? Lembro que, na Europa, as motorizações a diesel fazem muito sucesso, equipando desde carros pequenos, como VW Polo e Fiat Punto, até luxuosos sedãs grandes, como Mercedes Classe S e BMW Série 7. Contudo, nos EUA, modelos a diesel são relativamente raros, não por restrições legais, mas por falta de aceitação do mercado. Como vocês acham que seria aqui no Brasil? Talvez uma alternativa aos 1.0?

-WS 

5 comentários:

  1. Eu acho que carros a diesel fariam muita frente aos flex, pra falar a verdade. Talvez seja até esse um dos motivos por não se esforçarem mais pra viabilizar a venda de carros "normais" a Diesel, exceto caminhonetes e certas SUVs como a ML350CDI.

    De qualquer forma, creio que aqui no Brasil, do jeito que as coisas andam, cobrariam 50 mil reais por um gol a diesel.

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  2. Acho que você tem razão em relação aos flex, sobretudo com o álcool valendo cada vez menos a pena. Um carro a diesel teria o apelo de ser o mais barato por km, sem variações sazonais ou risco de falta de abastecimento.

    Apesar de o diesel não ser um combustível "limpo", ele atinge mais km/l que qualquer outro. Isso por si só já é um forte argumento a favor dele: eficiência energética.

    Mas, por outro lado, acelerar um motor diesel é uma experiência decepcionante para alguém ligado em carros, bem como o ronco do motor, que lembra um caminhão.

    Há argumentos contra e a favor, mas por que não deixar o mercado escolher?

    -WS

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  3. concordo

    por que não deixar o mercado escolher...
    não faz o menor sentido liberarem o diese somente para veículos com caixa reduzida... para os veículos de passeio, acaba privilegiando somente as caminhotes caras, destinadas ao público de alto poder aquisitivo, que justamente são os que menos sentem a diferença na economia de combustível...

    e com a tecnologia desenvolvida atualmente na europa para o Diesel, a economia de combustível nos veículos movidos por essa matriz energética é impressionante!
    Também não sou muito fã de "tec-tec", mas creio que para o grande público, os benefícios financeiros e também ambientais, são enormes! Pois apesar de 1 litro de diesel teoricamente poluir mais que 1 litro de gasolina, com certeza na europa, 1 km rodado de diesel polui menos que 1 km rodado de gasolina.

    Concordo que o etanol no brasil provavelmente acaba tendo um impacto menor que os dois combustíveis acima, mas por que não deixar o público escolher?

    Acho que eu seria bem capaz de ter um veículo diesel para rodar diariamente no transito da cidade pro trabalho, e manter um segundo carro mais interessante para os fins de semana!

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  4. Só pra adicionar aos argumentos de vocês, eu acho também que liberar o Diesel para todos os tipos de veículos também traria benefícios para o processo de produção de Diesel aqui no Brasil.

    Atualmente nosso Diesel é extremamente sujo, as normas nacionais permitem níveis de impurezas no Diesel MUITO mais altas do que as normas européias, por exemplo. Acho que transformando o diesel num combustível mais "popular" poderia criar uma preocupação maior com a nossa qualidade do diesel, alavancando um desenvolvimento do processo de produção para ter um diesel mais limpo, o que reduziria, por exemplo, a poluição emitida pelos caminhões e ônibus.

    Pelo que eu sei, o governo e a Petrobras já tem planos para reduzir as impurezas no diesel... deve entrar em vigor em breve (não lembro a data, talvez em 2013...). Inclusive já existem pesquisas para reduzir o nível de enxofre e outras partículas no diesel. Mas acredito que se o diesel fosse um combustível mais utilizado, essa questão já teria sido levantada há muito mais tempo.

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  5. Realmente, o diesel brasileiro é muito ruim, especialmente em relação ao nível de enxofre. Petrobras e montadoras tinham se comprometido a modificar o combustível e os motores com prazo inicial para 2010, se não me engano, mas ninguém fez nada e prorrogaram por mais um tempo.

    O problema do diesel (em geral, não só do brasileiro), é a emissão de particulados. Se fossem liberar para carros de passeio, seria necessária uma legislação exigindo o filtro de partículas, assim como é na Europa. Fora isso, acho que seria OK.

    -WS

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