quinta-feira, 22 de setembro de 2011

[Alto-Giro F1] GP de Cingapura - Pré GP





Creio que como todo bom fanático por carros, não poderíamos nós, do Alto-Giro, deixar passar a oportunidade de expressar nossa grande paixão pelo automobilismo e claro, mais especificamente pela Formula 1. Dessa forma, estreamos a coluna sobre F1 antes que o campeonato acabe, o que, como sabemos, pode, pelo menos matematicamente, acontecer já nesse domingo, no GP de Cingapura.
Chegamos a corrida noturna de Cingapura, no belo circuito de Marina Bay Street, sem muita surpresa a considerar dos GPs passados da temporada de 2011. Como já previsto por muitos, a Red Bull, com Sebastian Vettel, domina a tabela com tranqüilidade. O alemão venceu nada mais nada menos que 8 dos 13 GPs disputados nesse ano (sem contar as 10 Pole Positions nas mesmas 13 corridas). Em número de vitórias, os ingleses Jenson Button e Lewis Hamilton, ambos da McLaren, o seguem, com 2 êxitos cada. O quadro de vitórias da temporada se completa com um único tento do espanhol Fernando Alonso.
Na classificação absoluta do campeonato de pilotos, consequentemente temos a liderança de Vettel, com 284 pontos dos 325 disputados (87,4% de aproveitamento). Logo atrás  (ou não tão logo assim) encontramos Fernando Alonso, com 172 pontos. Button completa os líderes com 167 pontos, apenas 5 atrás do espanhol bicampeão do mundo. Falando em bicampeonato, essa marca pode ser alcançada já neste final de semana por Vettel, ainda que dependa de certa combinação matemática entre os seus adversários para realizar o fato. Caso isso aconteça, o jovem alemão de 24 anos será campeão com 5 provas de antecipação que, apesar de ser um fato surpreendente, surpreende muito poucos, dado a competência extraordinária somada a regularidade e a maturidade que o piloto adquiriu nessa temporada, muito mais que no ano passado.
Creio que, pelo menos da parte do que os escreve, apesar da temporada estar delineada desde antes de começar, ela tem sido muito interessante e empolgante do ponto de vista do torcedor. As alterações técnicas feitas pela FIA (como a introdução da asa móvel), somadas ao arrojo da nova geração de pilotos vem trazendo boas disputas nas corridas, boas ultrapassagens e claro, batidas pra todos os lados.
Outro fato que tem me empolgado bastante, há apenas duas corridas, é um novo brasileiro sentando no cockpit de um bom carro. Finalmente Bruno Senna, sobrinho do tricampeão e ídolo-mor do automobilismo Ayrton Senna, teve a chance que merecia a fim de mostrar se é capaz de guiar um F1, pois sua participação na lastimável Hispania, no ano passado, dificilmente pode ser considerada como uma participação, considerada o grande déficit de desempenho dos carros das equipes novatas comparativamente ao resto das equipes. Para os menos atualizados, explicamos a entrada repentina de Bruno Senna no campeonato: o piloto titular da Lotus Renault, Robert Kubica, sofreu um acidente no primeiro do ano em um evento de Rally. Foi substituído então, pelo alemão Nick Heidfeld, que não agradou a chefia da equipe. Bem sabemos que a história não é inteiramente verdade. Sabe-se que Bruno Senna possui muitos patrocinadores nas costas e leva importante dinheiro à equipe, coisa que Heidfeld não fazia. Então, o sobrinho do tricampeão teve seu lugar no cockpit assegurado desde o GP da Belgica, e foi confirmado como titular da equipe até o final da temporada. A bem da verdade é que, sem tantas explicações, a presença do novo Senna me fez ter um ânimo a mais para acordar cedo nos finais de semana e acompanhar as corridas. Pode ser que seja a grande decepção com os atuais brasileiros e a esperança de que Bruno tenha um pouquinho do tio no braço, não sei explicar. Ainda assim, apesar de sua satisfatória participação nos GPs da Bélgica e Itália (onde conquistou seus primeiros dois pontos na categoria, com um 9º. Lugar), Senninha ainda tem muito o que provar se quiser ter um lugar na F1 no ano que vem.
Minha aposta pessoal para o final de semana é McLaren, apesar de continuar sempre torcendo pela Scuderia de Maranello e ter a certeza que a Red Bull fará uma grande corrida pelo seu grande carro e seus bons pilotos.

Caros leitores, façam suas apostas! 

- João

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2011 Formula 1 Singtel Singapore Grand Prix


Nome do Circuito: Marina Bay Street Circuit
Voltas: 61
Perímetro do Circuito: 5.073m
Recorde: 1m45.599 - Kimi Raikkonen, 2008



3 comentários:

  1. Daora o post Jao! continue assim e ganhará um leitor assiduo! heheheh
    hj as coisas estão na normalidade... massa tomando 1 segundo e meio do alonso. #aposenta!

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  2. Boa, Jão! Você tem que fazer disso uma coluna regular.

    Concordo que, apesar de o campeonato ter sido decidido cedo, as invenções da FIA deram muito certo. Admito que eu tava cético quanto à asa móvel, principalmente pela complexidade (só pode usar em trechos determinados, se estiver no mínimo a x segundos, etc). Mas foi uma das melhores alterações dos últimos tempos. KERS também voltou bem implementado.

    Bruno Senna é nossa última esperança, já que o Massa tá de olho na carreira do Rubinho, e o Rubinho tá de olho na aposentadoria, hehe. Tomara que ele mande bem, agora tá tendo uma chance de verdade.

    Minha aposta? Bem, amigos, vai para a Red Bull. Vettel bicampeão em Cingapura.

    -WS

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  3. minhas apostas são:

    1-Vettel
    2-Button
    3-Webber

    hahahahaha
    chegando atrasado pra comentar facilita né?

    Belo post cara! muito bom, tava faltando alguém pra preencher essa lacuna no Alto-Giro!

    Eu tbm estou na torcida para que Senninha vinguem... creio que, se ele for só metade do que seu tio foi, já será o suficiente para incendiar o país inteiro em torno da Formula 1 novamente!!!

    Será que ele herdou o NSX de Ayrton, que flagramos rodando nas ruas aqui???
    Qual será então, o carro de rua de Senninha..?!

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