Creio que como
todo bom fanático por carros, não poderíamos nós, do Alto-Giro, deixar passar a
oportunidade de expressar nossa grande paixão pelo automobilismo e claro, mais
especificamente pela Formula 1. Dessa forma, estreamos a coluna sobre F1 antes
que o campeonato acabe, o que, como sabemos, pode, pelo menos matematicamente,
acontecer já nesse domingo, no GP de Cingapura.
Chegamos a corrida
noturna de Cingapura, no belo circuito de Marina Bay Street, sem muita surpresa
a considerar dos GPs passados da temporada de 2011. Como já previsto por
muitos, a Red Bull, com Sebastian Vettel, domina a tabela com tranqüilidade. O
alemão venceu nada mais nada menos que 8 dos 13 GPs disputados nesse ano (sem
contar as 10 Pole Positions nas mesmas 13 corridas). Em número de vitórias, os
ingleses Jenson Button e Lewis Hamilton, ambos da McLaren, o seguem, com 2
êxitos cada. O quadro de vitórias da temporada se completa com um único tento
do espanhol Fernando Alonso.
Na classificação
absoluta do campeonato de pilotos, consequentemente temos a liderança de
Vettel, com 284 pontos dos 325 disputados (87,4% de aproveitamento). Logo
atrás (ou não tão logo assim)
encontramos Fernando Alonso, com 172 pontos. Button completa os líderes com 167
pontos, apenas 5 atrás do espanhol bicampeão do mundo. Falando em bicampeonato,
essa marca pode ser alcançada já neste final de semana por Vettel, ainda que
dependa de certa combinação matemática entre os seus adversários para realizar
o fato. Caso isso aconteça, o jovem alemão de 24 anos será campeão com 5 provas
de antecipação que, apesar de ser um fato surpreendente, surpreende muito
poucos, dado a competência extraordinária somada a regularidade e a maturidade
que o piloto adquiriu nessa temporada, muito mais que no ano passado.
Creio que, pelo
menos da parte do que os escreve, apesar da temporada estar delineada desde
antes de começar, ela tem sido muito interessante e empolgante do ponto de
vista do torcedor. As alterações técnicas feitas pela FIA (como a introdução da
asa móvel), somadas ao arrojo da nova geração de pilotos vem trazendo boas
disputas nas corridas, boas ultrapassagens e claro, batidas pra todos os lados.
Outro fato que
tem me empolgado bastante, há apenas duas corridas, é um novo brasileiro
sentando no cockpit de um bom carro. Finalmente Bruno Senna, sobrinho do
tricampeão e ídolo-mor do automobilismo Ayrton Senna, teve a chance que merecia
a fim de mostrar se é capaz de guiar um F1, pois sua participação na lastimável
Hispania, no ano passado, dificilmente pode ser considerada como uma
participação, considerada o grande déficit de desempenho dos carros das equipes
novatas comparativamente ao resto das equipes. Para os menos atualizados,
explicamos a entrada repentina de Bruno Senna no campeonato: o piloto titular
da Lotus Renault, Robert Kubica, sofreu um acidente no primeiro do ano em um evento
de Rally. Foi substituído então, pelo alemão Nick Heidfeld, que não agradou a
chefia da equipe. Bem sabemos que a história não é inteiramente verdade.
Sabe-se que Bruno Senna possui muitos patrocinadores nas costas e leva
importante dinheiro à equipe, coisa que Heidfeld não fazia. Então, o sobrinho
do tricampeão teve seu lugar no cockpit assegurado desde o GP da Belgica, e foi
confirmado como titular da equipe até o final da temporada. A bem da verdade é
que, sem tantas explicações, a presença do novo Senna me fez ter um ânimo a
mais para acordar cedo nos finais de semana e acompanhar as corridas. Pode ser
que seja a grande decepção com os atuais brasileiros e a esperança de que Bruno
tenha um pouquinho do tio no braço, não sei explicar. Ainda assim, apesar de
sua satisfatória participação nos GPs da Bélgica e Itália (onde conquistou seus
primeiros dois pontos na categoria, com um 9º. Lugar), Senninha ainda tem muito
o que provar se quiser ter um lugar na F1 no ano que vem.
Minha aposta
pessoal para o final de semana é McLaren, apesar de continuar sempre torcendo
pela Scuderia de Maranello e ter a certeza que a Red Bull fará uma grande
corrida pelo seu grande carro e seus bons pilotos.
Caros leitores, façam suas apostas!
- João
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2011 Formula 1 Singtel Singapore Grand Prix
Nome do Circuito: Marina Bay Street Circuit
Voltas: 61
Perímetro do Circuito: 5.073m
Recorde: 1m45.599 - Kimi Raikkonen, 2008
Daora o post Jao! continue assim e ganhará um leitor assiduo! heheheh
ResponderExcluirhj as coisas estão na normalidade... massa tomando 1 segundo e meio do alonso. #aposenta!
Boa, Jão! Você tem que fazer disso uma coluna regular.
ResponderExcluirConcordo que, apesar de o campeonato ter sido decidido cedo, as invenções da FIA deram muito certo. Admito que eu tava cético quanto à asa móvel, principalmente pela complexidade (só pode usar em trechos determinados, se estiver no mínimo a x segundos, etc). Mas foi uma das melhores alterações dos últimos tempos. KERS também voltou bem implementado.
Bruno Senna é nossa última esperança, já que o Massa tá de olho na carreira do Rubinho, e o Rubinho tá de olho na aposentadoria, hehe. Tomara que ele mande bem, agora tá tendo uma chance de verdade.
Minha aposta? Bem, amigos, vai para a Red Bull. Vettel bicampeão em Cingapura.
-WS
minhas apostas são:
ResponderExcluir1-Vettel
2-Button
3-Webber
hahahahaha
chegando atrasado pra comentar facilita né?
Belo post cara! muito bom, tava faltando alguém pra preencher essa lacuna no Alto-Giro!
Eu tbm estou na torcida para que Senninha vinguem... creio que, se ele for só metade do que seu tio foi, já será o suficiente para incendiar o país inteiro em torno da Formula 1 novamente!!!
Será que ele herdou o NSX de Ayrton, que flagramos rodando nas ruas aqui???
Qual será então, o carro de rua de Senninha..?!