quinta-feira, 8 de setembro de 2011

[Alto-Giro] QRX 2011 - Parte I - O Evento


Como já reportado no post anterior, o Alto-Giro Blog esteve no dia inaugural do QRX 2011. E após um cansativo dia onde eu e 3 amigos fizemos testes na pista do autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, gostaria de publicar um post rápido para trazer as primeiras impressões e fotos deste evento.

Como já dito em 2009 e em 2010, a organização do evento deixa muito a desejar. Este ano o evento foi adiado para Setembro sem nenhum aviso, o que já deixou uma péssima primeira impressão. Além disso, o site continua falho, com informações erradas (como o absurdo peso de 1800 kg do Renault Fluence) e insuficientes. Não bastasse isso, o site do QRX direciona o convidado para um site de compras, que está sempre com links quebrados e muitas falhas, que deixam o consumidor desconfiado na hora de fechar o pedido. Toda essa desorganização não combina com o nome da Quatro Rodas, que se intitula a maior revista automotiva do país.


Porém, todas essas chateações não são tão problemáticas quanto o que talvez seja, e sempre foi, o maior problema do QRX: a péssima qualidade dos carros disponibilizados para os clientes, assim como a total incompatibilidade de categorias entre eles. 
Disponibilizar Chery Face e Fiat Uno pra andar em Interlagos em 2010, e ainda cobrar caro por isso, chega a ser um desrespeito a quem gosta de carros. E esse ano não foi melhor, com carros como Renault Sandero e Nissan Livina. 

Tão crítico quanto isso, é categorizar carros complemente distintos numa única classe. Um Audi TTS (o carro mais interessante dos que estão disponíveis para serem pilotados pelo cliente) está na mesma categoria que um Nissan Tiida e Nissan Livina!! Como ambos os clientes pagaram o mesmo valor (caros 200 reais), imagino como fica a cara de quem está dirigindo o Tiida quando ele é ultrapassado pelo TTS na pista..!

 

Isso é consequencia direta da falta de qualidade dos carros disponibilizados, afinal muitas poucas vagas foram abertas para o TTS, e nenhum outro carro interessante foi oferecido. Depois do TTS, o carro mais interessante talvez fosse o Bravo T-Jet, cujas vagas também se esgotaram instantaneamente, restando a quem não pôde acompanhar minuto-a-minuto o momento da abertura das vendas, um universo de carros medíocres para serem "pilotados".

O QRX 2011 também teve uma estrutura muito menor que os anos anteriores, que ofereciam outras atrações além dos testes na pista e no trajeto off-road. Em 2009 haviam atividades paralelas patrocinadas, além da belíssima exposição de carros antigos. Em 2010 a qualidade dos carros foi superior, e teve a disponibilidade dos carros clássicos na pista.
Neste ano, o espaço foi reduzido consideravelmente, e tudo que havia eram algumas estandes de montadoras expondo seus carros e novidades, como o medíocre Renault (Dacia) Duster e o interessante Nissan Leaf, ambos mostrados abaixo.
Neste primeiro dia, pude observar como o lugar estava bem mais vazio do que nos anos anteriores, o que passou a impressão de haver um certo tipo de decadência sondando o evento.

 
 
 

Mas nem tudo são críticas e reclamações do QRX. Tive um dia prazeiroso, onde puder pilotar por 3 voltas na pista de Interlagos um carro simples, mas leve e ágil, com um câmbio bem escalonado e suspensão bem acertada. Se faltou (muito) fôlego nas retas, posso dizer que nas curvas e no miolo do circuito, o carro foi muito divertido e pude levá-lo ao limite diversas vezes!


Além disso, pude passar um bom tempo observando as máquinas que o evento disponibilizava para a Categoria A, onde o cliente vai como passageiro. Poder observar e ouvir o ronco das máquinas abaixo já valeria a visita! 

Audi R8 e Mercedes SLS AMG

Audi RS5 e Ferrari 360 Modena

Bentley Continental Flying Spur

Chevrolet Corvette  Porsche Cayman



Mercedes-Benz SLS AMG

Em breve publicarei minhas impressões do carro e da pista, tanto do QRX desta ano, quanto do ano passado! Para ler o que achamos dos eventos dos anos anteriores, clique nos links abaixo:


- Xineis

3 comentários:

  1. belo post xainese!

    parabens pela prontidão e organização do post! hehehe

    impressionante o potencial que esse evento tem e como eles fazem o MINIMO pra ser ok e dar grana....

    espero que leiam essas críticas...

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  2. Que rapidez, hein, Xina? Traçou um bom panorama do evento e tirou umas fotos legais (gostei especialmente da primeira, noturna).

    É como eu disse em outro comentário: o evento em si é uma iniciativa louvável, mas mal executada. Colocar Audi TTS na mesma categoria de Fluence e Sentra é ridículo. Pior que, se forem fazer alguma coisa, provavelmente vão aumentar o preço do TTS, haha!

    Fico no aguardo das suas impressões ao pilotar!

    -WS

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  3. valeu galera!

    infelizmente, essas são as impressões do evento mesmo.
    Tá tudo na mão pra ser um evento espetacular, mas nos detalhes os organizadores fazem-no virar um tanto frustrante!

    Na torcida para que o QRX melhore, e mais ainda para que surja algum evento realmente voltado aos entusiastas!

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