sexta-feira, 14 de outubro de 2011

[Alto-Giro F1] GP da Coréia do Sul - Pré-GP


Bi-campeão mundial. É assim que o alemão Sebastian Vettel chega ao GP da Coréia neste final de semana, após ter conquistado o título na semana passada, em Suzuka, com um terceiro lugar (precisando apenas de um décimo lugar). O campeonato então acabou? Não, é a resposta de Vettel. O alemão prodígio jura que ainda brigará cada momento durante as últimas corridas do ano e buscará dois importantíssimos recordes da Fórmula 1: o primeiro se trata do maior número de vitórias em uma só temporada, conquistado por pelo compatriota Michael Schumacher, em 2004, quando conquistou 13 vitórias. Para igualar Schumi, Vettel precisará vencer todas as 4 corridas restantes na temporada (Coréia, Índia, Emirados Árabes e Brasil). O outro recorde que Vettel busca ainda nessa temporada é o maior número de pole positions em um só campeonato. Com 12 poles em 2011, faltam apenas 2 para igualar o recorde detido por Nigel Mansell, que conquistou 14 poles na temporada de 1992.
Campeões mundiais a parte, o que veremos realmente daqui até o final do ano é a acirrada disputa pelo vice-campeonato. E a disputa promete ser árdua. Jenson Button lidera a disputa pela segunda colocação do campeonato com 210 pontos, após uma excelente estratégia em Suzuka, que levou o inglês à vitória no último final de semana. Logo atrás, tanto no resultado de Suzuka (onde conquistou o segundo lugar na corrida) como no campeonato, vem o espanhol Fernando Alonso, com 202 pontos. Na quarta colocação e também vivíssimo na disputa, o australiano Mark Webber aparece com 194 pontos. Mais atrás, após fazer mais uma lambança, com 178 pontos, temos Lewis Hamilton na quinta posição da tabela.
Para os que conseguirem permanecer acordados até as 4 da manhã da madrugada de sábado para domingo, o GP da Coréia será, certamente, um GP bem agitado. Para Yeongam, a Pirelli, fornecedora exclusiva de pneus da F-1, disponibilizará 6 jogos de pneus para cada competidor, que deverão ser utilizados tanto para a classificação quanto para a corrida. Nesta etapa, serão permitidos apenas jogos macios e supermacios, o que fará com que a estratégia prevaleça no resultado, e explico porque: geralmente, a Pirelli disponibiliza somente pneus macios e supermacios em autódromos de baixa, como Mônaco, onde o desgaste dos pneus não é tão grande. Porém, a pista de Yeongam traz um mix de curvas de baixa e de alta velocidade, fazendo com que esses compostos disponibilizados gastem demasiadamente rápido. O próprio Jenson Button declarou que espera que as equipes façam de 4 a 5 trocas de pneus por carro. Bom para Button, que arrisco a dizer ser o melhor estrategista presente no grid  atualmente. De qualquer forma, a certeza é que teremos uma corrida agitada e com muitas trocas de posição entre os pilotos. Esperamos, como sempre, boa participação dos brasileiros dessa vez, visto a péssima corrida no Japão, especialmente de Bruno Senna, que terminou na lastimável 16a. colocação e de Barrichello, que terminou um posto atrás de Senna. Felipe Massa, que terminou em sétimo no Japão, ainda deve muito nessa temporada. A disparidade entre o brasileiro e seu companheiro de equipe Fernando Alonso, aparentemente, está toda no braço (ou falta dele).
Nos bastidores, ainda muitos rumores e indecisões para a temporada de 2012. Rubens Barrichello, o piloto mais experiente da F-1 na atualidade, diz conversar com algumas equipes para o ano que vem. Como a Williams ainda não definiu sua dupla de pilotos (e há rumores sobre a volta de Kimi Raikkonen), o brasileiro tenta abrir portas para disputar mais uma temporada no ano que vem. Apesar de Rubens dizer se sentir bem e mais rápido que nunca, creio que seja hora de dar uma vaga para um piloto mais novo e com mais talento. Pilotos como Rubens, apesar de contribuirem bastante para desenvolvimento dos carros, tiram o brilho das corridas, pois não tem mais o pique e motivação necessários para boas disputas na pista, o que, no final do dia, é o que nós entusiastas queremos ver. Algum outro aspirante a Sérgio Perez, Paul di Resta ou mesmo Sebastian Vettel poderiam estar fazendo melhor proveito desse cockpit.
Como sempre, vale um palpite para a corrida: dada a provável necessidade de boa estratégia na Coréia, eu aposto dessa vez em Jenson Button!


-João

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Formula 1 Korean Grand Prix


Nome do Circuito: Korean International Circuit
Voltas: 55
Perímetro do Circuito: 5.615m
Recorde: 1m50.257 - Fernando Alonso, 2010

2 comentários:

  1. bela descrição jão!
    mto informativo, especialmente para mim que não estou tão ligado à F1.

    Agora que ele já venceu na Coreia, está mais próximo de se igualar a Schumacher... e sinceramente, estou torcendo por ele!

    E Rubens está muito bem definido no seu texto: aposenta, cara!
    hahahaah

    Belo post!

    ResponderExcluir
  2. Deu Vettel de novo, rumo ao recorde do Schumi. Pra pegar o Mansell, ele ainda tem que fazer 2 poles em 3 corridas. Será?

    Massa mais uma vez terminou atrás do Alonso, mesmo tendo largado bem. Bruno Senna infelizmente não está indo tão bem como esperávamos. Eu sei que ele não começou a temporada, mas isso provavelmente não vai contar na avaliação dele. Se bem que é capaz de decidirem só pela grana.

    -WS

    ResponderExcluir