terça-feira, 26 de outubro de 2010

[Alto-Giro] Latin NCAP: Crash Tests no Brasil


Recentemente, uma organização chamada de Latin NCAP ganhou a mídia brasileira. Estou certo de que muitos de nossos leitores já estão por dentro do seu propósito: o de realizar os famosos crash tests com os carros vendidos no Brasil e na América Latina.

A Latin NCAP é uma organização composta de diversas fundações (inclusive a FIA), que adquire os carros de forma independente e os submete a testes baseados em normas como a Euro NCAP. Pelo que foi divulgado até agora, apenas um teste de colisão frontal a 64 km/h contra uma barreira móvel foi executado, avaliando os níveis de proteção para adultos e crianças. Dentre os carros testados estão Toyota Corolla, Chevrolet Meriva, VW Gol, Fiat Palio e Peugeot "207".

Resultado: desastre, como esperado. Resumindo a história, nenhum modelo sem airbags (maioria no mercado brasileiro) conseguiu mais de 1 estrela das cinco totais. E nenhum carro, com ou sem airbags, conseguiu mais do que 2 estrelas no quesito proteção infantil. Vale a pena fazer uma visita ao site da organização (ou ao YouTube, mesmo) para assistir aos vídeos dos testes. O destaque fica por conta do carro chinês (Geely CK 1) que, depois disso, espero que não venda nem mesmo uma unidade no Brasil, haha!

O propósito da Latin NCAP, considerado louvável por nós do Alto-Giro, é o de incentivar os consumidores a exigirem carros mais seguros, mostrando o (baixo) nível dos carros nacionais no quesito "proteção aos passageiros", além da importância de equipamentos de segurança opcionais (aqui no Brasil), caso do airbag, por exemplo. A idéia é simples: se os consumidores exigirem, as montadoras serão obrigadas a melhorar.

Perdoe-nos se nós, do Alto-Giro, não acreditamos na força do consumidor brasileiro, já que, a julgar pelos produtos que tem disponível (e seus preços abusivos), compra e se contenta com qualquer coisa. Felizmente, se o mercado não se auto-regula, alguém no governo está fazendo algo de bom. Me refiro às resoluções 220 e 221 do Contran, que exigem a realização de testes de impacto com critérios biomecânicos, isto é, que levam em conta os danos aos passageiros. Em outras palavras, finalmente teremos ensaios obrigatórios, semelhantes aos conduzidos pela Latin NCAP, usando os famosos crash test dummies. As resoluções ainda não estão em vigor, mas já é um começo.

De qualquer forma, ficam aqui nossas palmas para a iniciativa da Latin NCAP. Aprovamos todas as tentativas de melhorar o mercado automotivo brasileiro, e algo desse tipo só tende a deixar os consumidores cada vez mais informados para, quem sabe num futuro longínquo (antes tarde do que nunca, hehe), façam escolhas conscientes na hora de comprar um carro.


- Resoluções do Contran


(Dica para a Latin NCAP: é irritante usar o site em português e deparar com diversas palavras em espanhol - inclusive o slogan. Corrijam isso!)

-WS
Equipe Alto-Giro

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

[Alto-Giro] Ferrari da Barbie - China Edition

Avistada na China, essa Ferrari em rosa metálico mostra duas coisas:

1) Sim, mulheres também gostam da idéia de ter e dirigir uma Ferrari (- calafrios!);

2) Sim, a Ferrari vai fazer qualquer coisa que você pedir com o seu carro, desde que você coloque grana suficiente na mesa (- calafrios! x2)



Nossos agradecimentos à nossa mini-agente Leninha, que conseguiu as fotos com um amigo.
(Provavelmente fui o único a pensar assim, mas poderia jurar que a primeira foto foi tirada na esquina da Paulista com a Pamplona, bem onde fica o novo stand center, hehe.)


Obs.: Veja a Ferrari California no Alto-Giro neste link!

-WS
Equipe Alto-Giro

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

[Alto-Giro Avistamentos] Jaguar XJ220


Jaguar XJ220


Aproveitando a bola levantada pelo nosso leitor Alexandre nos comentários do post anterior, publico agora o restritíssimo contato que tive com o Jaguar XJ220, um dos ícones da década de 90.
Um dia desses, no meu caminho de volta do trabalho, passo na frente da oficina Frison, no bairro da Vila Nova Conceição, em São Paulo. Habituado a passar sempre por essa região, eu já havia adquirido o costume de sempre dar uma espiada nos carros que estão parados lá. E, no canto do meu campo de visão, escondido no meio de Porsches, Ferraris e outros carros tão diferenciados, vejo algo que, até neste universo, escapa da realidade e consegue ser exclusivo!



Neste breve contato, pude admirar a fluidez das linhas deste superesportivo inglês.
Concebido para fazer frente a pesos pesados do final da década de 80 e início dos 90, como a Ferrari F40, o Porsche 959 e o Lamborghini Diablo, o XJ220 teve apenas 281 unidades produzidas. Sua nomeação é um indicativo de seu desempenho: foi feito para alcançar 220 milhas/h, o equivalente a impressionantes 354 km/h!!

Com um V6 sobrealimentado por dois turbocompressores, produz 542 hp de apenas... 3,5 L de capacidade cúbica! Apesar de todos sabermos que números absolutos pouco significam para se tirar conclusões sobre a competência técnica de um carro, neste caso dá pra prever que tamanha cavalaria extraída de tão baixa cilindrada só pode ser resultado de uma coisa: sobrealimentação exagerada e consequente excessivo turbo-lag.
Além deste problemático retardo da turbina, o XJ220 também era conhecido por suas capacidades dinâmicas limitadas, fama que Jeremy Clarkson mostra no cômico vídeo abaixo. Neste vídeo, é impressionante ver a diferença de força deste seis cilindros com e sem a atuação da sobrealimentação!




Pra fechar, além do avistamento em São Paulo, aproveito pra postar meu único outro contato que tive com o tubarão inglês. Este XJ220 abaixo, também prata, foi avistado em Newport Beach, CA, quando estive em visita em 2006.

Alguns dados da máquina:

V6 3.5L biturbo central-traseiro.
542 hp @ 7000 rpm
65,8 kgmf @ 4500 rpm
0-100 km/h em 3,8 s
Vmax - 220 milhas/hora, ou 354 km/h
Peso: 1.375 kg

Para ver outros avistamentos desta tradicional seção do Alto-Giro Blog, cliquem em "avistamentos" no menu lateral, ou aqui. Se tiverem alguma foto própria de um carro diferenciado, mandem para altogiroblog@gmail.com, que teremos prazer em publicá-lo.

-Xineis

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

[Alto-Giro Avistamentos] + SLS AMG em SP

Depois do nosso primeiro avistamento de um SLS em São Paulo, nosso leitor Leonardo Lino de Campos nos enviou mais algumas fotos desse novíssimo esportivo da Mercedes-AMG, todos no eixo rua Colômbia/av. Europa/Cidade Jardim:

Lá no fundo, em frente à concessionária Bentley/Bugatti (humilde, hein? - haha!)


Na Só Veículos, loja multi-marcas


Na sua "casa" oficial, uma concessionária Mercedes

O meu preferido é o prata (de preferência com interior vermelho, evocando totalmente o 300 SL), e o de vocês?

Nossos agradecimentos ao Leonardo!
Se você quiser ver seus avistamentos aqui, envie um e-mail para altogiroblog@gmail.com.

-WS
Equipe Alto-Giro

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

[Alto-Giro Avistamentos] SLS AMG em Sampa

O avistamento de hoje é um dos meus supercarros novos favoritos, a reencarnação de um mito, a obra-prima de uma empresa sensacional, o... Deu pra pegar que eu sou fã, né? Hehe!

Hoje, trazemos para vocês o espetacular SLS AMG, avistado pelo nosso amigo Peter Spade na garagem de um prédio comercial de São Paulo! Sem dúvidas, um dos primeiros no Brasil. Que tal, hein?


Sem mais de mim, deixem seus comentários.

Mais SLS no Alto-Giro

-WS
Equipe Alto-Giro

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

[Alto-Giro] O Sultão do Michigan

Esse cara deve ser um dos maiores colecionadores de carros do mundo!
Veja que absurdo a quantidade e qualidade dos modelos!
Esse cara dos EUA rivaliza com qualquer bilionário de Dubai!



Dica do Rodolfo

- Rossi

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

[Alto-Giro] A Honda é a nova Toyota!??


Li faz algum tempo atrás, que a Honda está parando de fabricar o Civic Type R na Europa.

#&*%@... !!! o que tá acontecendo...?
Isso é mais um indício de uma teoria que eu venho formulando faz algum tempo já, baseado nas observações que tenho feito à Honda.

pensem.... a Honda estaria se tornando a nova Toyota??
Ou seja, estaria a Honda se tornando aquela montadora de carros eficientes e confiáveis, mas sem graça e nenhuma emoção?

Sabemos que a Honda cancelou já o projeto do sucessor do NSX. A Honda cancelou os projetos dos Acuras de tração traseira, que estavam planejadas para a próxima geração do RL (Honda Legend). Todos os Acuras Type R nos EUA foram extintos, e na Europa, esse fato mostra que o último Type R tbm está morrendo... O Civic Si, faz mais de duas gerações, deixou de ser referencia de hot hatch nos EUA. Quem quiser um pocket rocket agora vai atrás de Mazda Speed3 ou WRX...
O aguardado (e muito propagandeado) CRZ é uma decepção completa. Não tem absolutamente nada a ver com o CR-X, aqueeele hatch / conversivel compacto ultraleve baseado no Civic do começo dos anos 90. E a Honda, em alguns momentos, chegou a dizer que o CRZ tinha o "espírito" do CR-X.

O excelentíssimo S2000, com um 2.0 de 240 cv sem turbo, que gritava até 8000 rpm, morreu sem sucessores...!
Para se ter uma idéia, o carro mais intrigante da linha da Honda nos EUA lamentavelmente é um... Accord Coupe V6....!!
Isso pra uma empresa que criou legiões de fãs de Type-R's, que já fez o NSX, já teve uma equipe de F1 .. e aquele conceito HSC prometia tanto..!!!


Vejo cada vez mais que a Honda está deixando os entusiastas de lado pra seguir o caminho seguro dos carros médios abrangentes...
Lançando cada vez mais carros sem graça que agradam a grande maioria do público, exatamente a receita da Toyota de uns 10 anos atrás. Agora a "ousadia" da Honda é a criação de coisas um tanto ridículas, como o Accord Crosstour ou o Acura ZDX...


Agora a Honda investe forte em duas frentes: híbridos e SUV's...
esqueceram totalmente dos entusiastas.
Vejo cada vez mais uma inversão dos papéis.
Honda criando carros cada vez mais sem graça, e a Toyota mostrando sinais de vida, com o conceito FT-86, o Lexus LFA além de já terem registrado novamente o nome "Supra" nos EUA... a Lexus, pelo menos ainda tem a linha esportiva dela (F), mesmo não sendo muito boa.. pelo menos tentam..


pode ser só impressão minha também... espero estar muito enganado, pois mesmo que seja uma simples impressão, é bem frustrante...!

- Jackson

sábado, 11 de setembro de 2010

[Alto-Giro] O que é possível fazer em 4 minutos.


Quanto tempo se leva pra montar um carro atualmente??
Desde que entra na linha de produção, um carro deve levar quanto..? 4 a 5 horas?

Uma equipe do exército canadense mostra, de maneira nada menos que espetacular, como é possivel desmontar e montar um Jeep da segunda guerra em menos de 4 minutos!!

Se tiverem 4 minutos pra dedicar pra um vídeo interessante na net, recomendo que aperte play abaixo!






O vídeo mostra o que tornou o projeto do jipe da Willys-Overland tão vencedor. De simplicidade brilhante, o veículo de múltiplas finalidades mostrou sua capacidade na guerra, sendo facilmente desmontado, reparado e remontado, e foi certamente determinante para escrever o rumo da história.

- Xineis

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

[Alto-Giro Bizarro] Elitização FAIL (2)

Pois é, pelo jeito vemos essas tentivas frustradas de "exclusividade" automotiva não somente aqui em ruas brasileiras. Quando estive em Los Angeles em 2006, tirei foto exclusivíssimo e único BMW M7!!!


NOT!!

essa adaptação é tão tosca que dá pra ver
claramente como a grafia do número 7 foi tirada diretamente de um emblema de um série 7 normal, e nada tem a ver com o M que foi adaptado ao seu lado esquerdo.
Parabéns ao seu dono pela patética tentativa de distinção automotiva. Acabou de estragar um série 7 E38, pra mim a mais bela geração de todas...


Para ver outras curiosidades e bizarrices do Alto-Giro Blog, cliquem em "curiosidades" no menu de navegação lateral, ou aqui. Caso queira enviar a sua própria, mande um e-mail para altogiroblog@gmail.com, que a publicaremos.

- Xineis

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

[Alto-Giro Bizarro] Elitização FAIL

Estava no caminho de volta para casa hoje, quando avisto mais uma bizarrice automotiva nas nossas ruas.


Até então, um Mazda 929 normal.

Mas é se aproximando que percebemos a ridícula atrocidade cometida pelo seu dono.
Numa frustradíssima e patética tentativa de ascensão social através de seu cansado e abatido Mazda 929, o proprietário desse sedã japonês tenta enganar quem está a sua volta de estar a bordo de um Jaguar XJS, que nem sedã é!


O 929 até que teve seus momentos áureos, no começo da década de 90. Era o representante máximo da Mazda, sendo concorrente de pesos pesados no Japão, como o Honda Legend e Toyota Crown, e disso gozou de certo prestígio naquela época. Talvez seu dono teve a infeliz idéia de tentar resgatar o prestígio dissipado ao longo dos anos, e simplesmente colocou os emblemas do Jaguar XJS na traseira.
O motivo da escolha do XJS é um outro mistério. Talvez quisesse ele um Jaguar da época de seu frustrante 929... talvez quisesse ele um Jaguar mais desconhecido ao público em geral (afinal, ele não se atreveria a colocar um "S-Type"... pois aí sim levantaria suspeitas...).



Como não poderia faltar no pacote wannabe completo, temos um legítimo leaping cat da Jaguar no capô, um dos ornamentos mais icônicos do mundo automotivo. É realmente muito triste ver uma peça tão representativa sendo usada de uma maneira tão humilhante. O pior é que seu dono não se deu nem ao trabalho de remover o símbolo original da Mazda na grade.


O objetivo dessa adaptação tosca é incerto. Seja pra pagar de bacana, seja pra impressionar os (muito) desavisados, seja por frustração de não poder comprar um Jag de verdade... qualquer motivo que seja, o resultado final foi catastrófico.

Para ver outras curiosidades e bizarrices do Alto-Giro Blog, cliquem em "curiosidades" no menu de navegação lateral, ou aqui. Caso queira enviar a sua própria, mande um e-mail para altogiroblog@gmail.com, que a publicaremos.


Mais exemplos de tentativas frustradas de caracterização veicular nestes links:
Elitização Fail (2)

Elitização Fail (3)

- Xineis