QRX 2009 - Evento
Apesar de ter concordado com todas as críticas postadas aqui anteriormente, eu fui no Quatro Rodas Experience 2009!!!
Concordei com o fato de ter tantos carros ridículos para serem "pilotados" lá, e ainda cobrarem por isso! Foi-se o tempo que a QRX oferecia BMW Z4, 330 ou 545... que tinha vaga e não era tão caro andar no 350Z....
Cobrar 90 reais pra andar de Kia Carens, Renault Sandero e similares é admitir publicamente que o evento foi feito para gerar lucros e enganar o público ignorante. PIOR que isso, é o burro que paga 150 reais para andar de Nissan Livina e VW Beetle!!!!
Essa é a nossa infeliz realidade, afinal, quanta gente aqui no Brasil não considera esses importados como "carrões", e pateticamente PAGA para andar nesses carros.
Por que eu fui então...?
Pra prestigiar esse evento decadente (na visão de quem gosta de carros) e desmoralizado??
Não! Fui a convite do nosso amigo Marcos (Gaúcho), sob cortesia da Kia Motors do Brasil!!
Antes de continuar, devo agradecer sinceramente este convite, tanto ao Gaúcho, quanto à Kia. Apesar de toda a desconfiança inicial, no final estava extremamente satisfeito com o meu dia!
Neste segundo post sobre o QRX (primeiro post pós-QRX), publicarei fotos do evento em si, ou seja, fotos do lugar, da pista, dos carros, etc. Depois, postarei fotos de carros expostos no QRX, e no último post, colocarei fotos e vídeos dos test-drives realizados.
Antes de levantar qualquer expectativa, não conseguimos dirigir na pista do autódromo. Como estava tudo lotado, não conseguimos nenhuma vaga pra testes On-Road. Como os convites que tínhamos eram somente de visitantes, o que iríamos tentar era ver se o Gaúcho conseguiria, na hora, marcar test-drives para nós através de contatos da Kia no local (famosa "carteirada"). Mas como os testes para a pista estavam TODOS cheios (país de pobre é isso..), o nosso amigo Abel, organizador da Kia no local, conseguiu um test-drive para a pista Off-Road!
O Gaúcho, assim como o Salmão e o Rodrigo, que também estavam acompanhando, muito gentilmente me cederam o test-drive. Novamente, agradeço sinceramente aos três pela gentileza e oportunidade de dirigir na trilha construída no autódromo.
Além deste test-drive, pudemos fazer um teste promovido pela Volkswagen num setor do estacionamento. Era teste da eficiência do ABS, e a VW providenciou alguns Gols equipados com este equipamento para teste em pista molhada.
Ambos os testes foram muito excitantes, especialmente para quem gosta de carros! Publicarei um post com maiores descrições, junto com mais fotos e vídeos, em breve.
Foto dos carros alinhados para começar a bateria. Nesta hora deu uma boa chuvarada, e esta bateria acabou sendo atrasada pela pista molhada. Todos os carros largam juntos em cada bateria. Não sei como fica depois, para cada carro andar nas suas voltas. Cada cliente, nas categorias ouro, diamante e platina, andam com seus carros sozinhos, sem instrutor. Só na categoria especial (Ferrari e Stock-Car), é o piloto que dirige o carro na pista. As categorias são ouro (R$90), diamante (R$150), platina (R$250) e especial (R$600).
Fiat 500 e Clio V6. Bela jogada de marketing da Fiat, mas... deve ser meio ridículo andar de 500 em Interlagos e ainda pagar por isso. Clio V6 categoria platina. Um tanto caro (R$250), mas com certeza é sensacional na pista!
Megane R26 F1!!! Primeira vez que vejo um, bem exclusivo aqui no Brasil. Apesar de sua feíura, é muito respeitável com 2.0 turbo de 230 cv e 31,6 de torque...! Pena estar na categoria platina e custar R$250. Mas com 0-100km/h em 6,2s, e peso de 1.354kg, deve ter uma agilidade excepcional na pista de Interlagos!
A participação da Citroën foi lamentável no QRX. Trouxe uns carros bem toscos, um Picasso "Sport" ridículo (
Não sei se a Citroën entendeu que este teoricamente é um evento para carros esportivos. Além de ser uma baleia pesada, o C6 conseguiu ser o carro mais FEIO do evento! Mas isso não foi difícil, já que pra mim já é um dos carros mais feios do mundo mesmo....
O pior é que TEVE alguns jumentos que PAGARAM pra andar de C6.
Cada vez me sinto pior com a situação do Brasil.
Nissan foi ruim e bem. Ruim por disponibilizar carros como o Livina e Tiida. Mais um exemplo de desrespeito à inteligência dos consumidores. Mas também mostrou um lado muito positivo, ao oferecer o interessante Sentra SE-R na categoria diamante. Com 2.5 de 203 cv e 24,9 de torque, é uma opção bem interessante nesta faixa. Fora também, disponibilizar o 350Z, o melhor carro pilotável do evento, na categoria platina.
Belíssimo Volks Passat CC. Pena custar tão caro (platina), mas deve ser bom acelerar 300 cv com 35,6 de torque na pista!
Carros alinhando para a "largada". É no mínimo tosco ver dois C4's e um Fiat alinhando com a F430.
F430 da Pósitron. Reinou sozinha o evento todo.
Categoria especial, só vai de acompanhante. Durante a tarde, a F430 rodou uma vez em uma curva.
Espetacular, apesar dos adesivos toscos promocionais.
Na foto acima dá pra ver por que foi bom colocar essas "chamas" na Ferrari. Vejam como a frente ficou marcada com borracha. Não sei se isso foi por causa de algum incidente, ou por sujeira da pista mesmo. De qualquer maneira, os adesivos de chamas que a Pósitron colocou de algum jeito protegeu a pintura do carro.
Com certeza vocês devem estar se perguntando o que a foto daquelas gostosas está fazendo no início deste post!!!
Pois é, guardei o melhor para o fim. Sabiamente sabendo que o público do QRX é predominantemente masculino, a editora da Quatro Rodas aproveitou para fazer divulgação da Playboy da Josy do BBB! Levaram 3 gostosas pra ficar lá, o que inevitavelmente fez com que uma multidão se formasse lá. Dessas três, queria ressaltar que a primeira moreninha é simplesmente espetacular!!!
Mais tarde a Josy apareceu para assinar algumas revistas. Como a fila estava ridícula e meu saco estava cheio, nem topei o sacrifício. Se ela estivesse da mesma maneira que está na Playboy dela, minha força de vontade seria com certeza muito maior =)
Continuação deste post em breve!
- Xineis
Update: vejam aqui a continuação desta série:
QRX parte 3: Os carros
QRX parte 4: Os testes
Boa, Xineis! Da hora, cara! Tirou fotos pra caramba, hein? Eu concordo com todas as críticas ao evento, mas só de estar no autódromo já dá uma sensação, né? Que esquisitas essas marcas de borracha na Ferrari. Não sabia que acontecia esse tipo de coisa.
ResponderExcluirMandou muito bem! Ah, das gostosas, eu prefiro a ruiva, é a mais natural! ;-)
hahaha...mto bom xineis...
ResponderExcluiré comédia a mudança entre análise crítica e análise pessoal.
temo que manter esse estilo de escrever, igual fazemos nos emails..haha...
xingar mesmo quem paga pra andar de C6...
e de graça eu tb iria nesse evento tosco!!!
wilsão, vc nao acredita mesmo que a ruiva é natural, né???? haha
Eu tava querendo dizer os (o)(o), Rossi! Você não viu a Playboy delas?
ResponderExcluirOlá amigo. Há fortes rumores que neste 2012 o evento será em Curitiba, no meu Paraná. Quero saber se com o Especial pode-se rodar nos carros de categoria inferior (Platina, Diamante etc).
ResponderExcluirOla Jonathan!
ResponderExcluirCara, a não ser que tenham mudado o regulamento, mas o Especial vc não roda em carros de outras categorias não - pelo menos não foi assim nas 3 edições que eu fui.
O Especial, vc só vai de carona (é importante frisar isso) em um dos carros mais tops do evento, como Ferrari, Porsche, Audi R8, etc... e são só 3 voltinhas...
Na minha opinião, essa categoria não vale a pena, pois para inexperimentados como nós, a maior diversão é justamente poder pilotar na pista.
Veja os carros da categoria Especial do evento de 2011 neste link:
http://www.altogiroblog.com.br/2011/09/alto-giro-qrx-2011-parte-i-o-evento.html.
Tinha uns carros bem legais, como Mercedes SLS AMG, Ferrari Modena, Audi R8...
e veja também, nossas experiências na pista, nestes links:
http://www.altogiroblog.com.br/2011/11/alto-giro-qrx-2010-e-2011-test-drive.html
e
http://www.altogiroblog.com.br/2010/07/alto-giro-qrx-2010-parte-ii-test-drive.html
um abraço!