Todos reconhecem um Jaguar quando avista um na rua! Mundialmente conhecido pelo seu desenho clássico, mas muito esportivo e esguio, o XJ conquistou grande respeito e consideração de muitos entusiastas, especialmente pela pureza de suas linhas e fidelidade da sua proposta esportiva refinada. Mas isso pelo jeito não era o suficiente para o publico em geral, e suas vendas refletiam tal fato.
Assim, após diversas gerações, mas sempre seguindo o mesmo estilo desde a sua criação, em 1968, o Jaguar XJ recebe finalmente uma nova versão que rompe com seu consagrado estilo clássico e aponta para um novo direcionamento de design da empresa, iniciada pelo seu irmão menor, o XF.
E assim, a Jaguar introduz o XJ 2010!
O primeiro Jaguar da era Tata Motors, segue claramente as influências estilísticas do XF. Esse direcionamento com certeza deve ser benéfico para o caixa da empresa, uma vez que as vendas do XF estão em alta, principalmente na Grã-Bretanha. Na visão deste autor, no entanto, já fica um pouco a saudade da tradição e fidelidade às clássicas linhas esportivas que sempre foram característica do modelo. Não que o novo modelo seja mal-desenhado - longe disso! Porém, eu esperava sinceramente que a Jaguar, mesmo sob o controle da Tata, mantivesse sua linhagem e pudesse relançar um XJ que fosse uma evolução das gerações anteriores - estava ansioso por esse lançamento, inclusive! O rompimento das linhas do XJ é semelhante de como seria se o Porsche 911 abandonasse sua silhueta clássica para adotar um perfil mais moderno. Acredito que, em muitos casos, a tradição e a história automotiva valem muito mais do que simplesmente mais caixa na conta da empresa. Mas, isso é uma visão utópica de alguém que gosta de carros. E, claramente, não estou em nenhuma posição gerencial / diretora de nenhuma multinacional do ramo automotivo!
O novo XJ é um carro completamente novo! Apesar de deixar a tradição anterior, é uma bela interpretação de um sedã Jaguar esportivo atual. A frente é claramente inspirada no XF, o que é ótimo! Apresenta, desse modo, um design bem agressivo e elegante. A grade cromada produz um belo efeito estilístico. Em relação ao XF, tem-se a impressão da grade estar maior e em posição mais levantada, além dos faróis parecerem estar mais rebaixados. Ainda continuo achando o XF mais equilibrado e atraente, mas este XJ está indiscutivelmente muito bem executado. A lateral é caracterizada por uma linha que começa na dianteira, antes dos faróis, e percorre toda a carroceria até terminar na traseira.
Sua traseira é a parte menos atraente do carro. Com um design mais convencional, destoa um pouco da agressividade da parte dianteira e passa a impressão de um carro massudo e pesado. Mas mesmo assim, não deixa de ter desenho elegante e de bom gosto. Tem a coluna C escurecida, o que leva à impressão de ter a janela traseira mais larga. Sua lanternas verticais lembram a de alguns outros carros, como o Kia Amanti (Opirus), Lincoln MKS, Lancia Thesis, Lancia Delta, Hyundai Equus conceito, e até um pouco do Maserati Quattroporte.
Seu interior é nada menos que espetacular! Como era de se esperar de um autêntico Jaguar, abusa-se de materiais nobres. A faixa de madeira nobre que percorre toda a extensão do painel, e se une às portas, produz um efeito sensacional, dando amplitude e classe ao interior. Nesta nova iteração do XJ, a Jaguar até aposentou o tradicional câmbio automático com trilho em forma de "J", introduzindo o seletor rotatório do câmbio, como no XF. Aliás, o painel do XJ , com seu tema oval, é até mais esportivo do que o painel do XF. A plaquinha no centro do painel, onde na foto acima se está escrita "Jaguar", é possível para os proprietários personalizarem com as inscrições que quiserem.
Com a oferta de motores revisada, passa a oferecer 385 hp na versão de entrada, sem sobrealimentação, ao custo de US$ 72.500, nos Estados Unidos. A versão intermediária, com compressor, têm ótimos 470 hp, por US$ 87.500. Já o XJ SuperSport, top de linha, oferece impressionantes 510 hp (se prepara, M5..) pelo preço de US$ 112.500.
Todos os motores tem litragem de 5.0L, sendo que as diferentes potências são alcançadas pela sobrealimentação aplicada.
Para comparação, nos EUA, seus concorrentes principais são:
- Mercedes E550: V8 5.5L 382 hp - US$ 63.200
- Mercedes CLS550: V8 5.5L 382 hp - US$ 70.700
- Mercedes CLS 63 AMG: V8 6.2L 507 hp - US$ 96.300
- Mercedes S550: V8 5.5L 382 hp - US$ 89.350
- BMW 550i: V8 4.8L 360 hp - US$ 60.400
- BMW M5: V10 5.5L 500 hp - US$ 85.500
- BMW 750L: V8 4.4L 400hp - US$80.300
- Audi A8: V8 4.2L 350hp - US$ 77.900
- Audi S8: V10 5.2L 450 hp - US$ 96.200
- Lexus LS460: V8 4.6L 380hp: US$ 64.152
- Maserati Quattroporte: V8 4.2L 400hp: US$ 122.300
- Porsche Panamera: V8 4.8L 400 hp: US$ 89.900
- Porsche Panamera Turbo: V8 4.8L 500 hp: US$ 132.600
- Aston Martin Rapide: ??
É possível ver que o Jaguar está muito bem colocado diante da concorrência. Talvez os carros que mais ameacem suas vendas sejam o novo Porsche Panamera e o Aston Rapide.
De qualquer maneira, desejamos à Jaguar muito sucesso com seu novo lançamento, e que, mesmo deixando um pouco sua tradição de lado, possa recuperar-se financeiramente com boas vendas deste novo XJ!
Pra terminar, alguns vídeos do XJ já avistado nas ruas!
Cara, mandou muito bem! Bela análise do lançamento. Só acho que ele não concorre diretamente com Série 5 e Classe E. Na prática, acho que vai até roubar compradores desse segmento, por causa do preço, mas em tamanho e sofisticação, a Jag tá mirando diretamente em Classe S/Série 7, né?
ResponderExcluirAchei o interior sensacional, muito bom gosto. Esses bancos de couro claro com a costura escura são muito bonitos. O volante ficou bem legal, o cubo me lembra levemente os das Lambo.
A frente achei que ficou mais bonita que a do próprio XF, mas no geral, me pareceu um pouco desproporcional. Tipo XF esticado, mesmo. A traseira destoa, senti falta da inscrição "JAGUAR".
Acho que muitos dos compradores tradicionais vão torcer o nariz, mas pelo menos a Jaguar tá se mexendo pra tentar conquistar novos clientes.
WS
belo post, xineis!!
ResponderExcluirbem jornalístico, como sempre!
gostei mto da frente....mais agressiva q a do XF
a traseira me lembrou mesmo a Quattroporte
acho que ficou muito suave a queda so porta malas....por isso ficou meio "massudo"...pra mim deveria ser mais empinada e definida essa linha horizontal do porta malas
e o interior BEM mais loko q o do XF
bela contribuição com os videos de flagras!!
valeu mesmo pelos comentários!!! =)
ResponderExcluirbom, vamos lá:
o XJ nunca teve uma classe muito bem definida... em termos de preço, sempre esteve posicionado entre a série 5 mais completa e a série 7. Algo como o Lexus LS, em termos de posicionamento de mercado (e só isso!! hehe)
Então, a Jaguar agora moveu o XJ upmarket, sendo que, como deu pra ver, agora está no preço do S e do 7.
Mas mesmo assim, acho que seus concorrentes não são esses carros. É por isso que eu falei sobre o Panamera e o Rapide. Acho que na verdade, o concorrente mais próximo atualmente é o CLS 63, mesmo sendo o XJ bem maior.
Esse carro tá sensacional, só a traseira está... estranha. Não está feia, mas destoa. Acho bom terem tentar diferenciar do XF, mas podiam ter acertado melhor.
De qualquer maneira, espero q esse carro consiga reerguer a Jaguar! Acho que méritos, ele tem pra isso!
abs