Após muita especulação para criar expectativa em torno de seu lançamento, a Suzuki revela oficialmente o Kizashi. Os conceitos anteriores eram muito exagerados, numa clara tentativa de atrair atenção ao novo produto da marca.
Projetado para competir no segmento mais concorrido da indústria automotiva americana, a dos sedãs médios, terá a ingrata concorrência de projetos sólidos e carros com nome consolidados como Toyota Camry e Honda Accord.
A Suzuki nunca teve um representante que fosse considerável pelo público neste segmento. Isto, junto com a imagem de construtor de carros e utilitários pequenos e pouco confiáveis, faz com que o Kizashi tenha que se mostrar um sed médio excepcional para atrair o público, uma vez que grande parte do público deste segmento compra seus carros baseados puramente na imagem de confiança e solidez que já tem formado dos seus principais concorrentes.
Diferentemente do que seus conceitos sugeriram, o Kizashi tem um design ordinário. Tal característica não é um defeito nessa classe, uma vez que seu público muitas vezes procura um veículo que pouco chame a atenção, mas que seja competente ao máximo no transporte familiar e tráfego diário. Se o Kizashi é capaz de cumprir isso, somente o tempo, e a receptividade do mercado, comprovará. Inicialmente é oferecido com um simples 2.4L 4 cilindros, mas já é esperado a introdução de um V6.
A Suzuki não tem muita tradição em construir carros de porte médio. Seu design até é moderno, mas claramente inspirado em diversos outros carros. Além da grade, tipica do Golf/Jetta markV, parece que muito do resto do carro foi inspirada na Acura. Seus faróis lembram os do Acura RL da segunda geração, e a traseira lembra o Acura RL da terceira geração (o Acura RL também é conhecido com o Honda Legend, no Japão).
A Suzuki oferece o Kizashi na categoria dos sedãs médio, mas com o porte um pouco inferior ao das figuras marcadas do segmento, como o Camry, Accord, Fusion, Malibu e Altima. Com 4,65m de comprimento, fica a 15 cm do Camry e Fusion, e a 28 cm do Accord. Mas seu entreeixos é somente cerca de 7 cm menor que à de praticamente todos eles. Assim, apesar de bater de frente com todos os consagrados sedãs médios americanos, aparentemente a Suzuki optou por oferecer um representante nessa classe com uma proposta semelhante à do VW Jetta, ou até do Mazda 3 ou Subaru Impreza. Ou seja, optou por oferecer um carro considerado médio-compacto, pelos padrões americanos. São alternativas que tem porte inferior aos médios tradicionais americanos, mas que são oferecidos praticamente na mesma faixa de preço destes.
Acho muito difícil a Suzuki fazer suas vendas decolarem com este novo carro. Mas acredito realmente que este é o típico carro que faz com que se mude a imagem de um fabricante. É o passo na direção certa que a Suzuki precisava para atrair as atenções de volta à ela. O Kizashi para a Suzuki talvez seja o que o Azera foi para a Hyundai. Carros que não venderam excepcionalmente, mas que foram muito mais importantes para quebrar certos preconceitos e fazer o público crer na capacidade da empresa.
- Xineis
Diferentemente do que seus conceitos sugeriram, o Kizashi tem um design ordinário. Tal característica não é um defeito nessa classe, uma vez que seu público muitas vezes procura um veículo que pouco chame a atenção, mas que seja competente ao máximo no transporte familiar e tráfego diário. Se o Kizashi é capaz de cumprir isso, somente o tempo, e a receptividade do mercado, comprovará. Inicialmente é oferecido com um simples 2.4L 4 cilindros, mas já é esperado a introdução de um V6.
A Suzuki não tem muita tradição em construir carros de porte médio. Seu design até é moderno, mas claramente inspirado em diversos outros carros. Além da grade, tipica do Golf/Jetta markV, parece que muito do resto do carro foi inspirada na Acura. Seus faróis lembram os do Acura RL da segunda geração, e a traseira lembra o Acura RL da terceira geração (o Acura RL também é conhecido com o Honda Legend, no Japão).
Suzuki Kizashi
Acura RL (2005)
A Suzuki oferece o Kizashi na categoria dos sedãs médio, mas com o porte um pouco inferior ao das figuras marcadas do segmento, como o Camry, Accord, Fusion, Malibu e Altima. Com 4,65m de comprimento, fica a 15 cm do Camry e Fusion, e a 28 cm do Accord. Mas seu entreeixos é somente cerca de 7 cm menor que à de praticamente todos eles. Assim, apesar de bater de frente com todos os consagrados sedãs médios americanos, aparentemente a Suzuki optou por oferecer um representante nessa classe com uma proposta semelhante à do VW Jetta, ou até do Mazda 3 ou Subaru Impreza. Ou seja, optou por oferecer um carro considerado médio-compacto, pelos padrões americanos. São alternativas que tem porte inferior aos médios tradicionais americanos, mas que são oferecidos praticamente na mesma faixa de preço destes.
Acho muito difícil a Suzuki fazer suas vendas decolarem com este novo carro. Mas acredito realmente que este é o típico carro que faz com que se mude a imagem de um fabricante. É o passo na direção certa que a Suzuki precisava para atrair as atenções de volta à ela. O Kizashi para a Suzuki talvez seja o que o Azera foi para a Hyundai. Carros que não venderam excepcionalmente, mas que foram muito mais importantes para quebrar certos preconceitos e fazer o público crer na capacidade da empresa.
- Xineis
Xineis, você tem razão, cara! Esse Kizashi parece um Acura RL atualizado. Na foto dos faróis, me lembrei na hora do novo Astra, mas o perfil e a traseira lembram demais o RL.
ResponderExcluirConcordo e não acho que a Suzuki tem um sucesso em mãos. Com essas medidas inferiores, motorização 4 cilindros (por enquanto, tudo bem) e esse interior feio e aparentemente de baixa qualidade (lembra o de uma categoria inferior, em especial o do Viva/Agile, hehe) vai ser duro conquistar mercado.
Mesmo assim, talvez aqui no Brasil ele venha com status de "luxo" e com um precinho camarada de uns R$ 100 mil, só pra gente lembrar onde vive, haha!
tb nao achei nada de mais....a traseira tem um formato interessante, meu empinada, deixa com ar mais esportivo...fora isso, não é nada que quebra com os padrões, como o xineis mesmo mostrou
ResponderExcluirmas é isso
ResponderExcluirnessa categoria, muitas vezes pouco importa se destacar no design
o que realmente importa, é a image que se forma com o público
alguém aqui consegue afirmar, com toda convicção, que o toyota camry é bonito..!!!??
uma coisa que vale notar, é o crescente crescimento da Ford
O novo Fusion foi um bingo pra marca, e a Ford tem ganhado um território notável.