É impressionante assistir à esses dois crash-tests realizados na década de 70! Absolutamente nada sobreviveria à uma pancada dessas!
Tudo bem que o Holden foi arremessado a 100 km/h contra uma barreira rígida, com intuito de estudar o sistema de direção do veículo, mas não deixa de ser impressionante (e assustador!). Os crash-tests atuais são feitos a 56 km/h, pela norma americana.
Esses são carros antigos, mas existem carros fabricados atualmente que não se dão muito melhor do que eles.. =)
Mais impressionante de tudo é saber que a Kombi continua aí, vendendo milhares de unidades todos os anos no Brasil, com o mesmo projeto básico desde sua criação..!
Holden Commodore a 100km/h
VW Kombi a ??km/h
Graças à evolução da tecnologia, milhares de vidas já foram salvas com o desenvolvimento de novas técnicas de segurança em acidentes, especialmente a análise de deformação da carroceria e a determinação de áreas de maior e menor absorção de impacto!
Viva à nós, engenheiros! Especialmente os automotivos! =)
Celebro especialmente por que já tive que comprovar a evolução de técnicas de absorção de impacto, e experimentar a beleza da eficiência da engenharia em sua pior maneira de manifestação!!
- Xineis
Atualizado por Rossi: Só para lembrar que já colocamos outro vídeo de crash test antigo em outro post. Vale a pena ver aqui: Crash Test da GM (1968)
Fala galera! Parabens belo blog. To acompanhando os posts direto. Vendo os videos dos crash-tests queria destaca um tbm que achei bem loco: do fusca!!!
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=JOVCHpiDwz0
Alem desse, achei style o do Smart Fortwo.
http://www.youtube.com/watch?v=JOVCHpiDwz0
Falow! Abraço galera!