Galera, outro dia vi esse carro na rua, mas não sabia qual era.
Quando bati o olho, achei q era o DS, mas logo vi que era bem mais anguloso. Mas certamente o SM teve inspiração nesse design, tido por muitos designers como o carro mais bonito do século XX.
Fui na internet atrás de Citroëns antigos e vi que era o SM.
Não vou discutir se é bonito, se é feio, etc. O que vale é o avistamento. Acho que não é um carro muito fácil de ser visto. Não consegui tirar foto da frente, pois o trânsito andou muito e eu estava dirigindo.
Não reparem na qualidade da foto. Meu celular é tosco!
Fui buscar umas informações na net:
Esse carro foi uma parceria entre Citroën e Maserati fabricado entre 1970 e 1975. A primeira entrou com a inovadora suspensão hidropneumática enquanto a segunda com o motor V6 de 170cv.
Com esse motor, a montadora francesa visava competir com marcas consagradas por fazer carros esporte, como Aston Martin, Ferrari, Porsche, Jaguar e Lotus. No entanto, o SM não conseguiu ganhar muito espaço no competitivo mercado de GTs europeu.
Em 1970, era o carro com tração dianteira mais rápido do mundo, tendo chegado a 235Km/h em testes.
Além da alta performance, esse carro foi conhecido pela ótima dirigibilidade. Na época marcou a menor distância de parada já testada pela revista americana Popular Science. Não achei números, mas dizem que essa marca é ótima até os dias de hoje!
Pelas minhas observações de fotos, esse modelo avistado é de 1970 ou 1974.
Digo isso porque não tem um friso percorrendo a lateral como vi nos modelos de 71 a 73. Posso só estar falando bobagem. Não sei...
Vejam nas fotos. Aqui, o modelo 1970:
Aqui o 71, o 72 e o 73.
O 1974 eu não achei fotos boas. Algumas mostram sem o friso.Uma das melhores é a de um conversível:
Bom, não sei se essa minha teoria está certa...enfim...se alguém souber o ano, por favor me diga. hehe.
E se alguém quiser comprar esse exemplar 1973 por apenas US$6,600, clique aqui.
Agora vejam esse video bem legal sobre o carro! Faróis que viravam com o volante e tudo! O cara ainda fala que não tinha pedal de freio, mas sim um "botão" de borracha para se pisar. Esquisito...
- Rossi
Veja todos os avistamentos do Alto-Giro Blog aqui
animal rossi!
ResponderExcluirmto loco, esse carro deve ser impressionante... tipo, ele é totalmente fora de qualquer padrão, né?
tbm não sei qual ano que é, pra mim seria um 71... só sei que esse NÃO é o do mercado americano.
Dá pra ver claramente as influências do DS nesse carro. Infelizmente, ser o sucessor das idéias de um carro revolucionário é uma missão quase impossível, e esse carro nem chegou perto do DS.
Mas de qualquer maneira apresentou muitas inovações.
Mas a suspensão, e os faróis direcionais já existiam no DS.
bom, assim como vc falou, sem entrar no ambito da beleza do carro, é muito legal teu avistamento =)
é, nao era um carro q eu conhecia a historia...foi legal ver na internet
ResponderExcluiré mto engraçado umas soluções de deseign que eles tentavam....hoje a gnt acha feio pq nao é padrão, mas é da hora ver como eles tentavam coisas diferentes...
tipo a placa da frente, q fica "dentro" dos farois
e mesmo a de trás que fica acima de onde você esperaria
bem legal mesmo...o cara tem q gostar mto desse carro pra querer ter né?
nao é o DS, q é uma lenda, e nem outro antigo que fez história
-Rossi
Olá pessoal,
ResponderExcluirmuito legal que eu encontrei o seu blog, na comunidade do SM, onde você postou sobre esse 'avistamento'. Como escrevi lá, o cara que está dirigindo este carro é o meu pai!
Este é o ÚNICO MODELO AMERICANO no Brasil atualmente. É de 1973.
Posso mandar fotos desse modelo, caso queiram ; ) Temos também um DS 21, dois XM, um BX e, atualmente, um C4 Pallas, depois de vários Xantias, um ZX e duas Picassos.
Abraços, Flávia
Flavia! Agradecemos MUITO o seu contato!
ResponderExcluirObrigado por ter vindo atrás pra prestigiar nosso humilde blog e gostaríamos, com certeza, de ter mais fotos do belo carro de seu pai! Por favor, envie para altogiroblog@gmail.com, que postaremos outro post em homenagem ao belíssimo trabalho que o sei pai fez neste carro!
Fico sempre muito feliz em encontrar pessoas que amam carros como nós, mas que vão muito além, e realmente mantem vivos a história automotiva!!
Abraços!!