terça-feira, 1 de setembro de 2009

[Alto-Giro Bizarro] Por que ainda não devemos comprar carros chineses


A chinesa Chery acaba de entrar no Brasil com a introdução do seu utilitário meio-RAV4-meio-CRV, o Tiggo, num mercado onde as regras de segurança passiva e ativa ainda está a décadas atrás das de países desenvolvidos.

Infelizmente o consumidor brasileiro passa por essa medíocre realidade automotiva por aceitar qualquer coisa que lhes é jogado, e comprar (muito) veículos atrasados e inseguros, desestimulando o desenvolvimento apropriado dos produtos vendidos aqui.


Faz tempo que visito blogs chineses de carros (essa é uma vantagem de conhecer a língua =) ), e venho acompanhando o crescimento desse mercado com muito interesse. Tenho visto inúmeras cópias de produtos de outras marcas, e não me conformo nem páro de criticar o completo desrespeito por propriedade intelectual no país, e como suas autoridades não enxergam isso como algo nocivo ao desenvolvimento de seu próprio país. Apesar de ter visto diversas tosqueiras ao longo de alguns anos, o que vemos nas fotos abaixo ainda é assustador...









Traduzido do bom chinês, onde diz:

有 ABS + EBD, quer dizer "com ABS + EBD"

e onde diz
没 有 ABS + EBD, está dizendo "sem ABS + EBD"



Bom, como sabemos, ABS (Anti-lock braking system) e EBD (eletronic brakeforce distribution) são dois sistemas auxiliares importantíssimos para a frenagem do veículo.
Aparentemente, para os chineses, a ausência do ABS e EBD aumentam as chances de seu veículo manter a trajetória na pista molhada ou suja, como mostra o carro escuro no desenho do anúncio. A presença do ABS e EBD faz com que o carro chinês perca controle e derrape na curva.

Acredito (tomara) que esse seja um simples erro de edição do publicitário que postou este anúncio. Caso contrário, é simplesmente assustador que estejamos convivendo com carros de uma montadora que INVERTE o sentido de itens de segurança. Que tal colocar air-bags com enchimento de canivetes no próximo carro, Chery?

Não posso negar que as marcas chinesas evoluíram alucinadamente nestes anos, e arrisco dizer que elas fizeram em 5 anos o que os japoneses fizeram em uns 20. Mas é possível ver que ainda tem-se MUITO a evoluir. Até lá, resta continuar vendendo seus produtos ridículos para o público burro de países de terceiro mundo.

Para ver outras curiosidades e bizarrices do Alto-Giro Blog, cliquem em "curiosidades" no menu de navegação lateral, ou aqui.

- Xineis

6 comentários:

  1. essa eu bato no peito...

    esse post só está aqui por que eu sei chinês!!!

    hahaha =)

    abs

    ResponderExcluir
  2. sempre a culpa é do publicitário...o bom é que se não for, é do engenheiro!

    haha

    ResponderExcluir
  3. Hahaha!!! Nosso correspondente chinês Xineis trazendo matérias exclusivas para o público do Alto-Giro! Tem que ser erro de digitação, não é possível!

    ResponderExcluir
  4. Com ctz eh erro de digitação... mesmo pq os carros da Cherry vem com ABS na maioria dos casos e ela não iria faze uma propaganda contra ela mesma.

    MLK

    ResponderExcluir
  5. de qualquer maneira

    sendo erro de engenharia, ou de digitação

    vcs comprariam um carro chines?

    ResponderExcluir
  6. Há, obviamente, muito para saber sobre isso. Eu acho que você fez alguns bons pontos de recursos também. Continue trabalhando trabalho, ótimo!

    ResponderExcluir