terça-feira, 4 de outubro de 2011

[Alto-Giro] Repercussões sobre o aumento de IPI

Quem acompanha o Alto-Giro deve conhecer nossa opinião quanto ao absurdo aumento de IPI para carros importados, expressada neste editorial aqui. Algum tempo se passou, muitas opiniões e análises foram emitidas, e algumas medidas concretas foram tomadas. Dentre todos esses acontecimentos, gostaria de chamar a atenção para alguns deles.

Editorial - Best Cars Web Site

Um excelente texto escrito pelo Fabrício Samahá, editor do Best Cars, melhor site automotivo brasileiro, contando a história de um antigo reino muito parecido com um certo país que conhecemos. Com um certo ar de conto de fadas, o editorial passa brevemente pela história do mercado automotivo brasileiro, desde antes da abertura às importações, por Collor, na década de 90, até a recente medida de aumento do IPI para os importados. A diferença entre o nosso Brasil e o reino da história é que, como num conto de fadas, o texto tem um final feliz, graças à mobilização do povo. Já por aqui...

Folha.com

Na que talvez tenha sido a repercussão de maior representatividade à medida, esta reportagem da Folha de S. Paulo informa que representantes do governo chinês adiaram indefinidamente uma reunião de alto nível  com o Itamaraty. A pauta seria o comércio entre os países, que, sem dúvida, será abalado pela incidência abusiva de impostos aos carros chineses em terras tupiniquins. Embora nenhum comentário oficial tenha sido emitido sobre o adiamento, é natural especular que os representantes chineses não ficaram nada satisfeitos com o comportamento dos seus companheiros brasileiros.

Chery obtém liminar contra aumento do IPI
Auto Esporte/G1

A Chery Motors, chinesa, conseguiu uma liminar garantindo um direito constitucional, o prazo de 90 dias antes da alteração na carga tributária. Sim, o Brasil é um país onde nem o governo respeita a constituição ("Que país é esse?!"). Aparentemente, a ABEIVA (associação das importadoras) decidiu não entrar na justiça contra o governo, o que vem sendo respeitado por seus membros - a Chery é exceção, infelizmente. Espero que a ABEIVA esteja trabalhando nos bastidores para reverter (difícil, hein?) ou amenizar a medida.

IPI 30%: carro importado por pessoa física está isento de aumento
Notícias Automotivas

Esta liminar garante que pessoas físicas que importarem carros novos não paguem a nova alíquota do IPI. Vem numa boa hora, após relatos de carros abandonados nos portos, por falta de dinheiro para pagar impostos.

Por enquanto é isso, sintam-se livres para me lembrar de outras notícias importantes relacionadas.

-WS

2 comentários:

  1. mto bom seu post wilsao

    mto informativo, obrigado por ler, entender e resumir as principais repercussões do Imposto Maldito do Sr Mantega!

    Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, você, pelos comentários, Xina! Vamos ver aonde vai dar tudo isso...

    -WS

    ResponderExcluir