terça-feira, 11 de agosto de 2009

[Alto-Giro] Esconda a placa do seu carro!

Galera, quão ERRADO é isso?
Só podia ser chinês: são molduras que escondem as placas por controle remoto!

Ótima solução pra passar correndo por radares ou para não ser pego no rodízio! Mas e se uma blitz te para? Aí, amigo....haja Hipoglós pra você depois...

Me lembrou um caso de um cara q foi preso aqui no Brasil. Ele tinha um golzinho véio e um "sistema" que abaixava a placa traseira com um arame. Na carroceria atrás da placa tinha um adesivo "Fui!!!"
Um belo dia pararam ele na blitz, viram o esquema da placa e o adesivo. Rodou. hehehe

Quer comprar esse sistema de alta tecnologia chinesa? Ele tem motores Sanyo em cada moldura e é a prova d'água! Está sendo vendido por apenas US$100 no DealExtreme.

Xineis, se der, faz uma tradução rápida da embalagem pra gente.

Na embalagem deste magnífico produto xing-ling:

A primeira linha diz:
"Sistema inteligente de encobrimento de placas de automóveis"

A frase na parte de baixo do anúncio diz algo como:
"Produto certificado de acordo com normais ISO, fabricado com tecnologia desenvolvida em Taiwan; instalação com garantia de fábrica"


Update: Tradução parcial do anúncio: Xineis.


- Rossi

[Alto-Giro] Era mentira do Schumacher!

Essa é uma nota rápida. O alemão Michael Schumacher afirmou que não vai mais correr no lugar do Felipe Massa, acidentado no GP da Hungria. Ele alegou sentir dores no pescoço por conta de um acidente grave com moto no início do ano (citado aqui). Assim, seu substituto será Luca Badoer, que já tem seus 38 anos e nunca fez nada de representativo na F1 (vide a cara de sem graça na foto). Nunca marcou pontos e é piloto de testes há 10 anos.

As más línguas dirão que tudo não se passou de um golpe de marketing da FIA e da Ferrari para promover a categoria, que passa por momentos difícieis, com a quase mudança radical no regulamento e com a saída da BMW na próxima temporada. Nós aqui do Alto-Giro jamais ousaríamos levantar tal hipótese! E muito menos escrever posts sarcásticos!

-Rossi

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

[Alto-Giro] Gemballa Mirage GT


GEMBALLA





A preparadora alemã especializada em modificar veículos da Porsche lança seu terceiro carro baseado no Carrera GT. As versões das modificações feitas pela Gemballa são semelhantes entre si, e se diferenciam principalmente por elementos visuais e de acabamento. Os carros feitos pela Gemballa são admiráveis no ponto de vista técnico, uma vez que conseguir melhorar a mecânica do Carrera GT é algo impressionante. Mas são também bastante discutíveis em relação ao gosto das modificações visuais, e na opinião deste autor, a última versão é de longe a melhor e a mais... ameaçadora... Caso tivesse cerca de 300 mil euros e um Carrera GT sobrando para modificar, iria certamente escolher a última opção.

Quem acompanha o Alto-Giro Blog já percebeu como admiramos essa marca alemã que fabrica esportivos sensacionais. Seja por sorte ou por intenção, no próprio material do blog tem muito conteúdo relacionado ao Porsche Carrera GT, como o avistamento em São Paulo, visitas a museus e concessionárias na Alemanha.

Nada melhor para prosseguir com o assunto sobre esse carro fantástico do que publicar aqui o que a Gemballa faz para "aprimorar" essa máquina.

Continuar lendo este post...


A primeira versão do Carrera GT pela Gemballa foi o Mirage GT.




Apresentado em 2007, dispõe de modificações na carroceria que melhoram o fluxo aerodinâmico do carro, como novo para-choque frontal, com defletores dianteiros, que redirecionam o fluxo de ar na frente gerando maior força normal com a passagem do ar. A lateral também recebeu novos componentes, com novos defletores laterais (saias) e entradas de ar, que proporcionam maior volume de ar para o resfriamento dos freios traseiros. Além disso, tem no teto uma entrada de ar com um canal direcionando o ar captado para o motor.

Ah, e claro... todas as partes da carroceria são de fibra de carbono. Talvez essa seja a mais importante modificação feita pela Gemballa, reduzindo assim o peso final do carro.

Tecnicamente, a Gemballa otimizou o acerto eletrônico do motor e instalou um sistema de exaustão melhorado, fazendo com que fosse alcançado uma potência de 652 hp! Isso são 40 hp a mais do que o já sensacional motor V10 do Carrera GT. Consequentemente seu desempenho é melhorado, fazendo com que alcance 100 km/h, partindo da imobilidade, em 3,8s, baixando do tempo original de 3,9s. É possível observar que a maior mudança visual em consequência do novo sistema de exaustão são os escapamentos quádruplos do Mirage GT, ao invés dos duplos do original.

A estética do Mirage GT é discutível. Apesar da pintura ser customizável, a versão aqui mostrada apresenta uma tinta com detalhes brilhantes, que ficou um pouco cafona no carro... se é que algum dia algum Carrera GT pode ser chamado assim. As modificações na carroceria, apesar de totalmente funcionais e responsáveis pelo melhor desempenho e comportamento do carro (diz a Gemballa), destoam um pouco do belíssimo design do Carrera GT original.


A segunda versão dessa preparadora ousada, lançada em Junho deste ano, foi o Gemballa Mirage GT.




Com as mesmas modificações na carroceria do Mirage GT anterior, se diferencia pela pintura em dois tons nas cores preto e branco. Desta vez a Gemballa fez somente 5 unidades deste carro, nesta combinação de cores. Visualmente, o Mirage GT Carbon Edition é um tanto discutível... seus faroís com arcos vermelhos não passam a impressão de agressividade que foi intencionada, ficando um tanto destoante. E a combinação de branco com preto não caiu muito bem no Carrera GT, sendo que talvez vá agradar somente ao corinthiano mais rico do mundo.


Tecnicamente, a Gemballa melhorou ainda mais o acerto eletrônico do motor, aumentando a potência agora para 670 hp! Agora já são impressionantes 58 hp a mais do que o original. É engraçado em supercarros com potências descomunais. Aumenta-se consideravelmente a potência para melhorar inifinitesimamente seu desempenho. Agora faz de 0 a 100 km/h em 3,7s, baixando apenas 0,1s do Mirage GT anterior. Faz também com que o velocímetro alcance agora, 335 km/h, 5km/h a mais do que o Carrera GT original..

Agora sim, um monstro a se temer. Acredito que se eu vejo um Gemballa Mirage GT Matte Edition, fico paralisado de pavor!! Religiosos temerão a chegada do apocalipse, crianças começarão a chorar espontaneamente, assim como transeuntes normais não compreenderão o que fizeram para serem ameaçados visualmente pela simples presença deste. Tenho dó do dono de uma Ferrari que se encontrar com este demônio nas ruas.





Tecnicamente semelhante ao Mirage GT Carbon Edition, a Gemballa cobriu o Matte Edition com somente uma tonalidade na carroceria inteira: preto. E preto fosco.
Dessa vez é inegável, a Gemballa acertou nesta versão e o resultado final ficou sensacional!
Sua tintura fosca praticamente não reflete luz, fazendo com que fique completamente stealth à noite, sem deixar de ser totalmente infernal durante a luz do dia.


Agora, será que vale a pena pagar 300 mil euros a mais para se ter um Gemballa?? Racionalmente, seria possível comprar um Lamborghini Murciélago na Europa, com esse valor. Ou, se desejar, até outro Carrera GT!! Mas se for pensar racionalmente, seria inexplicável pagar mais do que R$ 60 mil reais num "mero meio de transporte".
A exclusividade neste caso, é atingida a alto preço!

Para melhor comparar as mudanças em relação ao Carrera GT normal, veja as fotos do avistamento do Alto-Giro Blog em São Paulo aqui!!

Pra finalizar, um vídeo do Mirage GT Matte sendo carregado num caminhão em Mônaco. É impressionante ouvir seu ronco, quase viceral!
Curioso como em um período de apenas 5 min, dá pra avistar 2 Porsches e uma Ferrari 550 no fundo. Dá pra comprovar como lá é o habitat natural destas máquinas!





- Xineis

sábado, 8 de agosto de 2009

[Alto-Giro] Curiosidade: lanternas parecidas



Outro dia eu estava no meu engarrafamento rotineiro do meu trajeto de volta do trabalho pra casa da Av. Paulista até o Brooklin, quando parei atrás de dois carros. O primeiro, um já-frequente-nas-ruas-paulistanas C4 Picasso. Como era noite, estava com as lanternas acesas, e freiava constantemente no trânsito.


Pouco mais à frente, depois de andar uns minutos a mais e me posicionar em outro lugar deste quebra-cabeça do trânsito, me encontrei atrás de um Volvo XC60. Este também é outro carro cada vez mais comumente avistado nas ruas, e que não estaria aqui postado não fosse por um pequeno detalhe que me chamou a atenção: reparei que à noite, suas lanternas e a luz de freio são bem parecidas aos do Picasso!

Vejam nas fotos acima como à noite, a iluminação destes dois carros são parecidas. Ambos possuem lanternas de LEDs que percorrem um componente transparente tubular na coluna C, contornando a carroceria, e a luz de freio retangular, posicionado inferiormente aos LEDs. Não fosse por uma curvatura um pouco mais acentuada nos LEDs das lanternas do Volvo, estas seriam quase iguais.

Enfim.. essa é só uma curiosidade que encontrei ao acaso no trânsito. Se tiverem mais avistamentos interessantes, mandem para altogiroblog@gmail.com que ficaremos felizes em publicar.

- Xineis

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

[Alto-Giro Avistamentos] Oldsmobile F85

Esse avistei hoje! Estava meio maltratado, mas muito legal ter visto.
Nunca tinha visto um desses. Pela minha pesquisa é um modelo 1962-1963.
Outras gerações tem outros designs. Não reparem nas fotos do celular, que nem com Photoshop ficam boas!
A frente não pequei bem, porque ele estava estacionado. Tive que subir numa mureta pra tirar essa foto! hahaha

Aqui a inscrição "F85", que permitiu que eu identificasse o carro. Bastante cromado e o porta-malas gigante!


Vista da traseira mostra se tratar de um modelo conversível:

Tava sem uma das rodas originais:

Essa foto do inteiror ficou muito ruim, por causa do reflexo, mas postei por um motivo: reparem na inscrição do painel. Não da pra ver bem, mas está escrito "Cutlass". Isso significa que esse era um modelo top de linha dos F85. Após 1964, o Cutlass virou um modelo separado, com o nome F85 sendo usado apenas nos modelos mais básicos.

Abaixo, a "roda de bicicleta" e o recorte do paralamas, com desenho bem característico dos carros da época. Bem legal, pena que as rodas não tinham a calotinha do meio.

Sobre a motorização, li que ele tem um V8 com bloco de alumínio com 215 polegadas cúbicas (3.5 L). Esse motor era conhecido na época como "Rockette" e foi desenhado pela Buick. Dependendo da taxa de compressão e dos carburadores, esse motor podia desenvolver 155hp ou 185hp. No caso desse avistamento, não sei dizer qual era, mas de qualquer jeito deve andar bem! (e beber também).

Uma outra versão desse motor, chamada "Jetfire", era turboalimentada e desenvolvia 215hp.

Gostei muito desse avistamento e de ter achado as informações na net.

Fonte: Wikipedia (aqui e aqui).

Tem algum avistamento pra mandar para a gente? Envie um email para altogiroblog@gmail.com que a gente publica!

- Rossi

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

[Alto-Giro Técnica] Hipercompressor

Olá amigos, bem vindos ao primeiro post técnico de Alto-Giro! A idéia desta série de posts é matar a curiosidade do leitor sobre tecnologia automotiva, introduzindo de maneira clara e concisa (espero!) o funcionamento de componentes automotivos interessantes. E, como este é um blog onde reina a tirania ditatorial e sanguinária democracia, não deixe de postar suas críticas e sugestões de temas nos comentários. São elas que vão nos guiar nos próximos posts.

Nada melhor que um começo chocante, na contramão da onda verde que reina entre os fabricantes de automóveis de hoje. Estou falando da supremacia da potência sobre o consumo, da ignorância sobre a sutileza, da força bruta sobre a eficiência, de Golias sobre David, de... (OK, menos!). É nesse ambiente que eu apresento o tema mais votado por vocês: Hipercompressor!

Continue lendo esse post...

A idéia é bem simples e é uma solução para o turbo-lag em motores com grandes compressores e muita potência. Vamos ao funcionamento:

A figura a seguir é uma ilustração do funcionamento do motor MB873, da empresa MTU, que equipa nada menos que o tanque de guerra alemão Leopard II, mostrado na primeira figura deste post. É um motor de 12 cilindros em V, com 2 turbo-compressores hiperalimentados, 47.64 litros de cilindrada e capacidade para 1800 HP de potência (a versão do Leopard II tem 1500HP por privilegiar o torque em baixa rotação).

Legenda:
a – Motor V12 Diesel
b – Sistema de exaustão do motor
c – Bico injetor da câmara de combustão
d – Câmara de combustão
e – Entrada “quente” da turbina
f – Turbina do turbocompressor
g – Admissão do motor
h – Válvula de admissão da câmara de combustão
i – Compressor

Quem já dirigiu um carro turbo conhece o famoso “turbo-lag”, que é uma certa falta de força do motor até a turbina entrar em rotação alta o suficiente para melhorar o desempenho do carro. Quando isso acontece, é normal se sentir o “coice” causado pelo aumento brusco do torque do motor, prejudicando a manobrabilidade e o controle do veículo. No projeto de motores turbo, esta é a dificuldade encontrado pelo engenheiro: quanto maior o turbocompressor, melhor o desempenho final do sistema, porém, neste caso, maior será a dificuldade de se alcançar a rotação desejada das pás da turbina. Em tanques como o Leopard II, a falta de força do propulsor em baixas rotações pode significar a morte de seus ocupantes em situação de combate, tornando o problema crítico.

Para resolver este problema, o sistema de hipercompressão liga uma câmara de combustão em paralelo ao motor, similar à de uma turbina de avião. A função desta câmara é misturar parte do ar comprimido vindo do turbocompressor ao combustível injetado pelo bico “c” na figura, de modo que a mistura queime espontaneamente devido às altas temperaturas de exaustão do motor. Esta combustão adiciona entalpia (energia) à massa de gases na entrada da turbina, que aumenta sua rotação. Com isso, aumenta também a pressão do ar admitido pelo motor e a potência final do veículo.

Motor MB 873 do tanque de guerra Leopard II com Hipercompressor

A vantagem óbvia deste sistema é a capacidade de se abolir totalmente o turbo-lag, possibilitando o uso de grandes turbocompressores sem perda de força em baixas velocidades, já que a rotação do turbo é independente da rotação do motor. Como desvantagem, pode-se citar o consumo de combustível deste sistema, assim como a grande queda de eficiência causada pela queima de combustível fora dos cilindros do motor. Outra desvantagem é o custo de produção, principalmente da parte quente do turbo. As pás da turbina ficam expostas a temperaturas mais altas e por mais tempo que em um motor turbo convencional, exigindo materiais mais resistentes e mais caros.

Baseando-se no mesmo princípio do Hipercompressor, alguns carros de Rallye utilizam a técnica da pós-injeção. Trata-se da instalação de um bico injetor de combustível nos tubos de escape do motor, a montante do turbo. Esta injeção extra também queima espontaneamente, gerando mais energia na entrada da turbina e o aumento de pressão no compressor, como já explicado. O problema deste sistema é a falta de controle da combustão, que acontece desordenadamente e prejudica as pás do turbo. Com isso, a durabilidade do sistema fica seriamente comprometida, tornando a técnica inadequada para veículos de série.

Outras alternativas de redução do turbo-lag como o “E-Boost”, o “Twincharger”, o Bi-Turbo, o Bi-Turbo de duas fases e o Turbocompressor de geometria variável podem ser votados por vocês para as próximas edições do Post Técnico.

Se já foi o suficiente sobre turbocompressores, outras sugestões de temas são:
- Geometrias de Suspensão
- Esterçamento Traseiro
- Suspensões Ativas e Semi-ativas
- ABS, ESP e Torque-Vectoring

Deixem seus votos e sugestões nos comentários.


-Galileu

[Alto-Giro Bizarro] Motocarro e carro de mudanças

Bizarrices do dia:

1) Motocarro:



2) Carregando a casa inteira no bagageiro:

Fonte: Thereifixedit.com

- Rossi

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

terça-feira, 4 de agosto de 2009

[Alto-Giro Bizarro] Que porra é essa..!!???

A personalização automotiva há anos já é febre no Brasil, e muita gente se arrisca a fazer sua própria arte no seu veículo. Eu mesmo coloquei um LED branco na lanterna do farol, um porta-copos de um Chevrolet Vectra no painel e meu sistema de áudio personalizado.

No entanto, acredito que, muito além do bom gosto, bom senso, e ética em relação ao seu carro, deve-se ter uma regulamentação dessa prática no nosso país, pelo simples motivo de que muitas vezes as modificações se tornam perigosas aos outros motoristas e transeuntes pelo fato de poder ASSUSTÁ-LOS e provocar um acidente alheio!!!

Pois foi o que quase aconteceu comigo. Vi essa monstruosidade rodando nas ruas, e fiquei tão abismado com o que estava vendo que me desliguei dos acontecimentos à minha volta e, com certeza, se o carro da frente freasse repentinamente, eu estaria até agora lamentando o engavetamento que eu teria causado...




Em poucas palavras: QUE PORRA É ESSA???

O infeliz pegou uma S10 outrora perfeitamente normal, recortou sua frente e remodelou-a de modo que coubesse esse destoante conjunto ótico de outro outrora perfeitamente normal VW Polo. Não contente, colou uma dessas grades "tuning" de Audi A3, e como se não bastasse, parece que enfiou com suas próprias mãos, barras cromadas verticais. Obviamente colocou pára-choques esportivos e um capacete do Darth-Vader fingindo ser uma entrada de ar direcionando pra um suposto blower, obviamente inexistente. Não podiam faltar o aerofólio e um conjunto de rodas de mau-gosto. Na traseira, colocou 4 lanternas ovais ao estilo Corvette ao longo do pára-choque traseiro. Fiquei surpreso como faltou a calha!!
A obra final é simplesmente assustadora.

Fiquei tão chocado que voltei pra casa e procurei na internet se mais alguém já tinha tido a infelicidade de ver isso, e de fato encontrei:



Bom, a intenção deste post era publicar o pokémon canceroso acima, mas vou aproveitar pra colocar outras bizarrices que tirei:






Esse campeão aí também fez o serviço completo. Rodas Binno, saia e defletores de todos os tipos, um aerofólio ridículo de aviação, lanternas negras. Pára-choques traseiro e dianteiros "esportivos", espelhos "esportivos", escapamento "esportivo", tudo isso num Classic VHC 1.0! Fantástico! Ah, e se vcs olharem bem, talvez consigam enxergar um pouco do metal do capô, no meio de tanto furo e buraco.

Um dia vc chega lá, amigão... se inspire no mestre acima!


Outras bizarrices:
Chevrolet Chevy 500...
nesse caso, talvez devesse ser Chevy 0,500, pois de fato só sobra metade do que um dia ele já foi...
O toque especial dessa vez é a janelinha traseira quadrada recortada no meio do tecido prata (pra combinar com o carro), que está servindo de parede traseira.



E aqui, um belíssimo Gol "caixa" =)







obs.: a segunda foto da S10 cancerosa têm a marca d'água "chicorulez". Imagino que sua autoria deva ser de www.chicorulez.com.br, mesmo não encontrando a foto neste site.

Veja mais curiosidades no Alto-Giro Blog aqui


- Xineis

[Alto-Giro Avistamentos] Autocross

Vi esse carro faz tempo, no ano passado, no estacionamento de um supermercado. As fotos são do meu celular e foram tiradas à noite, por isso a tosqueira.

Não sabia que tipo de carro era esse até pouco tempo atrás, quando resolvi pesquisar o que poderia ser Autocross, como se lê na lateral dele:

Quando vi, me lembrei daqueles baja, mas esses Autocross são mais complexos. Esse aqui em especial é todo preparado pra rua, mas essa categoria é feita pra se enfiar na lama e em trilhas.

Não achei muita informação sobre esse tipo de carro ou se há campeonatos nacionais, mas achei algumas pessoas anunciando para vender. Aqui e aqui. São versões com motor AP 1.6 ou 2.0. Mas aparentam ser bem mais simples do que o que eu avistei.

Realmente não é um carro que se vê todo dia.
Vocês têm mais alguma informação sobre essa categoria?
No YouTube achei alguns videos procurando por "autocross" e "gaiola":



- Rossi

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

[Alto-Giro] Motores e música

Outro dia, me deparei com esse video, em que o trator é um dos integrantes da banda, marcando o ritmo. Muito bom! haha...tem mto carro à diesel que pode fazer isso também.



Aí vi na TV o que a equipe Renault fez lá em 2006, quanto o Alonso ainda tinha moral:

O hino da França, tocado pelo motor do carro:



E o hino da Grã-Bretanha:



Muito doido como eles conseguem reproduzir as notas. A violência do motor é incrível!
Alguém sabe de mais um caso de carros produzindo música?

- Rossi

Update, o Wilsão falou nos comentários que o Top Gear tocou a música tema do programa deles com o som de motores de vários carros diferentes. Eu achei o video! Vejam:



Para ver outras curiosidades automotivas, clique na categoria "Bizarro" no menu à direita.

sábado, 1 de agosto de 2009

[Alto-Giro Avistamentos] Ford A


Ford A



Vi este Ford modelo A perto da Av. Paulista!

Sucessor do glorioso modelo T, o Ford A foi um grande sucesso de vendas, com quase 5 milhões de unidades produzidas.

Curioso o adesivo da Apple colado na traseira... não sei se o dono quis dar um contraste entre modernidade e antiguidade, mas não acho que combinou!


Infelizmente, parece que este exemplar não está bem conservado. O teto estava descascando um pouco, as rodas são em cores diferentes, e falta o pára-choque dianteiro.
Mas de qualquer modo, é muito interessante encontrar com uma raridade dessas indo pro trabalho de manhã...

-Xineis

Veja todos os avistamentos do Alto-Giro Blog aqui