Esse avistei hoje! Estava meio maltratado, mas muito legal ter visto.
Nunca tinha visto um desses. Pela minha pesquisa é um modelo 1962-1963.
Outras gerações tem outros designs. Não reparem nas fotos do celular, que nem com Photoshop ficam boas!
A frente não pequei bem, porque ele estava estacionado. Tive que subir numa mureta pra tirar essa foto! hahaha
Aqui a inscrição "F85", que permitiu que eu identificasse o carro. Bastante cromado e o porta-malas gigante!
Vista da traseira mostra se tratar de um modelo conversível:
Tava sem uma das rodas originais:
Essa foto do inteiror ficou muito ruim, por causa do reflexo, mas postei por um motivo: reparem na inscrição do painel. Não da pra ver bem, mas está escrito "Cutlass". Isso significa que esse era um modelo top de linha dos F85. Após 1964, o Cutlass virou um modelo separado, com o nome F85 sendo usado apenas nos modelos mais básicos.
Abaixo, a "roda de bicicleta" e o recorte do paralamas, com desenho bem característico dos carros da época. Bem legal, pena que as rodas não tinham a calotinha do meio.
Sobre a motorização, li que ele tem um V8 com bloco de alumínio com 215 polegadas cúbicas (3.5 L). Esse motor era conhecido na época como "Rockette" e foi desenhado pela Buick. Dependendo da taxa de compressão e dos carburadores, esse motor podia desenvolver 155hp ou 185hp. No caso desse avistamento, não sei dizer qual era, mas de qualquer jeito deve andar bem! (e beber também).
Uma outra versão desse motor, chamada "Jetfire", era turboalimentada e desenvolvia 215hp.
Gostei muito desse avistamento e de ter achado as informações na net.
Fonte: Wikipedia (aqui e aqui).
Tem algum avistamento pra mandar para a gente? Envie um email para altogiroblog@gmail.com que a gente publica!
- Rossi
Sempre achei estranha essa marca "Oldsmobile". Pô, imagina você indo na concessionária e escolhendo seu Oldsmobile zerinho... Não combina...
ResponderExcluirMas é mto louco esse carro, essas "rodas de bicicleta" são mto loucas.
Imagina esse motor funcionando!!! V8 - 3.5L... Você devia esperar, Rossi.. hehehe
Abraço!
po cara, q loco!!
ResponderExcluirpena q o carro não tava tão bem conservado... parece até que é um carro "véio" que o dono usa rotineiramente.. =)
mas mto legal, fico sempre mto feliz quando vejo carros diferentes rodando em SP, pra fugir um pouco da massa de carros ordinários que temos no Brasil...
boas fotos!! valeu a acrobacia, ahahaha =)
cara, a oldsmobile foi uma das marcas mais tradicionais dos EUA.. É bem desconhecida mundo afora (até por que praticamente inexistiu a exportação desses carros), e muita gente nem dá muita importância à ela, mas existe uma legião muito grande de fãs de carros da Olds, especialmente dos modelos mais antigos, já que seus últimos carros eram simplesmente badge engineered de outros carros da GM.. antigamente pelo menos tinham suas características mais exclusivas..
ResponderExcluirfiquei bem triste quando ela foi extinta.
Um dos carros preferidos do Jay Leno é seu Oldsmobile Toronado.
A olds sempre foi do braço esportivo da GM, apesar de seu nome parecer meio contraditório..
Ao contrário da Pontiac, que oferecia carros esportivos, mas de constução mais simples, mal-acabados e de baixo status (como se fossem "Chevrolets esportivos"), a olds oferecia uma versão mais upscale de esprotividade, carros com toque esportivo mais refinados... fazendo uma analogia BEM grosseira, como se fosse mais ou menos a Alfa pra Fiat, ou Audi pra VW...
meu tio, em Taiwan, importou um Oldsmobile 98 (ninety-eight) da oitava geração (1991), e aquele carro era um espetáculo. Tive a oportunidade de andar (de passageiro) nele, quando fui pra taiwan em 1992.
Interessante o carro. A inscrição lateral com o avião é bem legal. "Roda de bicicleta" é foda, hahaha. Mas olha, Rossi, acho que, apesar desses números, esses V8 só bebiam e não andavam nada. Eles mediam potência bruta antigamente, o que dá umas discrepâncias bem grandes em relação ao método atual. Sem falar na perda de potência pelo tempo. Ah, a inscrição no painel é bem legal. Gosto muito disso!
ResponderExcluirmas a tal "roda de bicicleta! nada mais é que uma calota od dodge magnum nacional, produzido entre 79 e 81, antes de ser extinta pela volks caminhoes que comprou a crysler do brasil...
ResponderExcluirlegal, Dimmy, não sabia dessa!
ResponderExcluirValeu pela informação e por comentar aqui no blog.
Abraço e continue lendo!
Dimmy, a calota da qual se refere é DE UM dodgem magnum?
ResponderExcluirPoxa, isso tira a originalidade desse Olds então, uma pena!
valeu pela dica, abs!
Olá.
ResponderExcluirpena que seu celular não tem definição pois conheço esse carro e ele não está mal tratado como voce descreve. Se trata de um Oldsmobile Cutlass F85 1962, e é um dos 16 conversíveis vindos ao Brasil OKM e que desses só restaram 9. Esse carro era de um museu e ficou guardado por anos e anos. As calotas são de Dodge mesmo! Mas acho que vc não tem carro antigo e nem noçãodo quanto custa para manter um, e tambémme parece pelos seus comentários que vc não tem conhecimento técnico pra saber se um carroestá ou não mal tratado. Mas enfim, acredito que vc conseguirá aprender! Inclusive esse modelo não tem desenho deavião na lateral, o CUTLASS é uma arma americana, uma lança, aproveite o google e pesquise. Continue nesse esfroço de registrar avistamentos, mas cuidadopra não dizer coisa errada. Abs.
Senhores...
ResponderExcluirO carro em questão é de um grande amigo meu, e não está tão maltratado assim.Este é um dos carros de sua coleção particular, porém, assim como eu, que também tenho dois Nacionais antigos, não temos dinheiro caindo dos bolsos, mas temos muito amor por eles, grande conhecimento e determinação na busca pela tão sonhada perfeição.Realmente, não é fácil manter uma jóia rara destas, principalmente em um País, onde profissionais qualificados, e peças são escassos. É muito fácil manter Dodge, Maverick, Landau, Opala, pois estes carros já caíram no gosto popular e a quantidade de peças nestes últimos 10 anos, aumentou consideravelmente. Portanto deixo aqui meu relato e testemunho da dedicação e preservação deste e de outros modelos pelo meu amigo, sem denegrir sua imagem com som de última geração, suspensão pula pula e tuning barato,mas principalmente, da preservação da memória da indústria automobilística no Brasil e no mundo.
Muito obrigado...
Legal que você conhece o dono do carro. Realmente ele não parece estar ruim das pernas - o próprio Rossi, autor do post, escreveu "meio maltratado". Não me interesso particularmente por carros antigos (há exceções, claro, mas não quero entrar nisso agora), contudo respeito e acho legal os que mantêm um clássico bem tratado e original.
ResponderExcluirQuanto ao comentário do "Mediador": tsc, tsc... Presunçoso, condescendente e prolixo (sugestão: procure as palavras no dicionário antes de me responder), parece que ele olha para nós do alto de um pedestal. Nem todo mundo gosta do que você gosta, muito menos quer aprender com alguém assim.
Outra coisa: ninguém precisa de conhecimento técnico para dizer se um carro está ou não mal tratado. É algo bastante subjetivo.
Equipe Alto-Giro
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirhaha, vai nessa, SR. Mediador...
ResponderExcluirPrimeiro, que no meu post ASSUMO que não conheço o carro e que precisei fazer uma busca na Internet.
Só isso ja demonstra o quanto nos interessamos pelo assunto.
Outra coisa: você deveria usar toda sua sabedoria para CONTRIBUIR com informações e não ridicularizar quem não sabe. É por gente como você que carro antigo no Brasil não é preservado. Você guarda tudo pra você. Nós divulgamos o que é legal, o que é bonito. Se o dono desse F85 precisar de alguma peça, pode falar com a gente que a gente divulga.
A gente é a favor da cultura do carro.
Quanto à questão de "tirarmos foto e publicar". DESCULPA. Mas a rua é pública. O carro anda na rua e todo mundo vê.
Você quer que as pessoas fechem os olhos quando você passar de carro? É muito egoísta mesmo....
Nós não ganhamos nenhum $ com esse blog. Fazemos porque gostamos e porque admiramos carros. Se eu visse meu carro antigo em um blog ficaria orgulhoso.
E outra: não divulgamos a placa do carro.
Quando falei em "meio maltratado" só quis dizer que não era desses carros que você vê em exposição. Estava sem uma roda, a capota esgarçada...normal
Admiro muito o cuidado que ele tem com o carro e entendo a dificuldade em mantê-lo.
Resumo: parabéns ao dono e obrigado pelos comentários construtivos.
Pra quem só quer incomodar: VAZA.
Vai fazer seu blog e escrever suas genialidades. E não publica, senão alguém vai roubar suas ideias!!
abs
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirótimo, Mediador!
ResponderExcluirADEUS!
continue com sua amarga vida!
acredito que depois de um post como esse, onde mal consegue acertar as palavras em português e onde assume preconceituosamente posições sobre pessoas que nunca viu na vida, já está claro que o debate está encerrado!
Pelo jeito, seu pedestal ruiu. Não há necessidade de discussão com pessoas que não o conseguem fazer de maneira racional e civilizada.
Fico curioso e apreensivo com o dia quando encontrar alguém com maior conhecimento que o seu.
O que fará? Ameaçar juridicamente todas as pessoas com quem não consegue articular?