segunda-feira, 10 de agosto de 2009

[Alto-Giro] Gemballa Mirage GT


GEMBALLA





A preparadora alemã especializada em modificar veículos da Porsche lança seu terceiro carro baseado no Carrera GT. As versões das modificações feitas pela Gemballa são semelhantes entre si, e se diferenciam principalmente por elementos visuais e de acabamento. Os carros feitos pela Gemballa são admiráveis no ponto de vista técnico, uma vez que conseguir melhorar a mecânica do Carrera GT é algo impressionante. Mas são também bastante discutíveis em relação ao gosto das modificações visuais, e na opinião deste autor, a última versão é de longe a melhor e a mais... ameaçadora... Caso tivesse cerca de 300 mil euros e um Carrera GT sobrando para modificar, iria certamente escolher a última opção.

Quem acompanha o Alto-Giro Blog já percebeu como admiramos essa marca alemã que fabrica esportivos sensacionais. Seja por sorte ou por intenção, no próprio material do blog tem muito conteúdo relacionado ao Porsche Carrera GT, como o avistamento em São Paulo, visitas a museus e concessionárias na Alemanha.

Nada melhor para prosseguir com o assunto sobre esse carro fantástico do que publicar aqui o que a Gemballa faz para "aprimorar" essa máquina.

Continuar lendo este post...


A primeira versão do Carrera GT pela Gemballa foi o Mirage GT.




Apresentado em 2007, dispõe de modificações na carroceria que melhoram o fluxo aerodinâmico do carro, como novo para-choque frontal, com defletores dianteiros, que redirecionam o fluxo de ar na frente gerando maior força normal com a passagem do ar. A lateral também recebeu novos componentes, com novos defletores laterais (saias) e entradas de ar, que proporcionam maior volume de ar para o resfriamento dos freios traseiros. Além disso, tem no teto uma entrada de ar com um canal direcionando o ar captado para o motor.

Ah, e claro... todas as partes da carroceria são de fibra de carbono. Talvez essa seja a mais importante modificação feita pela Gemballa, reduzindo assim o peso final do carro.

Tecnicamente, a Gemballa otimizou o acerto eletrônico do motor e instalou um sistema de exaustão melhorado, fazendo com que fosse alcançado uma potência de 652 hp! Isso são 40 hp a mais do que o já sensacional motor V10 do Carrera GT. Consequentemente seu desempenho é melhorado, fazendo com que alcance 100 km/h, partindo da imobilidade, em 3,8s, baixando do tempo original de 3,9s. É possível observar que a maior mudança visual em consequência do novo sistema de exaustão são os escapamentos quádruplos do Mirage GT, ao invés dos duplos do original.

A estética do Mirage GT é discutível. Apesar da pintura ser customizável, a versão aqui mostrada apresenta uma tinta com detalhes brilhantes, que ficou um pouco cafona no carro... se é que algum dia algum Carrera GT pode ser chamado assim. As modificações na carroceria, apesar de totalmente funcionais e responsáveis pelo melhor desempenho e comportamento do carro (diz a Gemballa), destoam um pouco do belíssimo design do Carrera GT original.


A segunda versão dessa preparadora ousada, lançada em Junho deste ano, foi o Gemballa Mirage GT.




Com as mesmas modificações na carroceria do Mirage GT anterior, se diferencia pela pintura em dois tons nas cores preto e branco. Desta vez a Gemballa fez somente 5 unidades deste carro, nesta combinação de cores. Visualmente, o Mirage GT Carbon Edition é um tanto discutível... seus faroís com arcos vermelhos não passam a impressão de agressividade que foi intencionada, ficando um tanto destoante. E a combinação de branco com preto não caiu muito bem no Carrera GT, sendo que talvez vá agradar somente ao corinthiano mais rico do mundo.


Tecnicamente, a Gemballa melhorou ainda mais o acerto eletrônico do motor, aumentando a potência agora para 670 hp! Agora já são impressionantes 58 hp a mais do que o original. É engraçado em supercarros com potências descomunais. Aumenta-se consideravelmente a potência para melhorar inifinitesimamente seu desempenho. Agora faz de 0 a 100 km/h em 3,7s, baixando apenas 0,1s do Mirage GT anterior. Faz também com que o velocímetro alcance agora, 335 km/h, 5km/h a mais do que o Carrera GT original..

Agora sim, um monstro a se temer. Acredito que se eu vejo um Gemballa Mirage GT Matte Edition, fico paralisado de pavor!! Religiosos temerão a chegada do apocalipse, crianças começarão a chorar espontaneamente, assim como transeuntes normais não compreenderão o que fizeram para serem ameaçados visualmente pela simples presença deste. Tenho dó do dono de uma Ferrari que se encontrar com este demônio nas ruas.





Tecnicamente semelhante ao Mirage GT Carbon Edition, a Gemballa cobriu o Matte Edition com somente uma tonalidade na carroceria inteira: preto. E preto fosco.
Dessa vez é inegável, a Gemballa acertou nesta versão e o resultado final ficou sensacional!
Sua tintura fosca praticamente não reflete luz, fazendo com que fique completamente stealth à noite, sem deixar de ser totalmente infernal durante a luz do dia.


Agora, será que vale a pena pagar 300 mil euros a mais para se ter um Gemballa?? Racionalmente, seria possível comprar um Lamborghini Murciélago na Europa, com esse valor. Ou, se desejar, até outro Carrera GT!! Mas se for pensar racionalmente, seria inexplicável pagar mais do que R$ 60 mil reais num "mero meio de transporte".
A exclusividade neste caso, é atingida a alto preço!

Para melhor comparar as mudanças em relação ao Carrera GT normal, veja as fotos do avistamento do Alto-Giro Blog em São Paulo aqui!!

Pra finalizar, um vídeo do Mirage GT Matte sendo carregado num caminhão em Mônaco. É impressionante ouvir seu ronco, quase viceral!
Curioso como em um período de apenas 5 min, dá pra avistar 2 Porsches e uma Ferrari 550 no fundo. Dá pra comprovar como lá é o habitat natural destas máquinas!





- Xineis

3 comentários:

  1. animal esse matte!
    nao conhecia essa preparadora

    realmente algumas coisas são de gosto duvidoso, mas outras são mto lokas

    com ctz tem gnt lá fora q paga 300mil a mais...é o preço da exclusividade!

    ResponderExcluir
  2. Dubai vai bombar com esses carros... hehehe

    Cara, se tem um carro que faz falta em produção pra mim é o CGT... Podiam fazer um facelift e continuar fabricando, né?

    ResponderExcluir
  3. ahahahah

    vcs viram o vídeo?
    o ronco é viceral! mto loco!


    bom
    espero que essa história que o Alto-Giro tem com o Carrera GT se prolongue por muito tempo ainda.. =)

    ResponderExcluir