domingo, 23 de agosto de 2009

[Alto-Giro] Citroën Picasso patética no QRX



Como já publicamos anteriormente, o Alto-Giro Blog tem uma opinião um pouco polarizada sobre o QRX. Se o evento foi bem interessante por um lado, ao dar a oportunidade a muitos de se encontrar com carros históricos, por outro lado, a parte mais importante do evento, a dos test-drives, foi uma completa decepção, ao oferecer ao público pagante carros que por si só eram ridículos de estarem dentro de um autódromo.

A participação da Citroën no QRX, no entanto, vai muito além do desapontamento: chega a ser patética! Enquanto muitas marcas ofereciam, ao lado de carros ordinários, algumas opções ao menos interessantes de se pilotar, a Citroën oferecia a "honra", a quem estivesse disposto a pagar, de dirigir alguns C3's, C4's ou um C6!!! Mas nada - NADA - superou a palhaçada abaixo.


foto extraída do álbum do Almirbac

Em um ato de completo desrespeito ao público, a Citroën deve ter pego um Xsara Picasso que estava sobrando na sua frota e decidiu "tuná-la", para fazer seu orgulhoso Citroën Xsara Picasso Sport. O próprio conceito de um Picasso sport já por si só é contraditório. Seria algo bem estranho encontrar uma minivan totalmente voltada à esportividade. É uma pena que nem isso, o carro das fotos é.

A Citroën teve a CORAGEM de querer enganar o público presente afirmando ser este um carro completamente retrabalhado, totalmente construído para ser um esportivo de verdade para evento. Infelizmente para a Citroën, foi só investigar um pouco (bem pouquinho mesmo) pra descobrir a picaretagem da marca francesa.

O Picasso """""Sport""""" (bota aspas nisso...) é um Xsara Picasso com mecânica normal, sem qualquer modificação no motor ou câmbio... mas com um body-kit exagerado, com entradas e saídas de ar completamente sem função, um aerofólio de péssimo gosto (já vi alguns Chevettes com aerofólios melhores), tudo e um pouco mais do que um bom "tuning" precisa para enganar desavisados.
O melhor, a cereja no topo, no entanto, está nas fotos abaixo.




Quando vi pela primeira vez o Picasso com esse body-kit alargado, confesso que cheguei a acreditar que era um carro profundamente modificado para esse evento. Cheguei até a achar estranho que a Citroën escolheu uma minivan para fazer alterações tão profundas. Mas fazer o que, às vezes eles queriam promover o carro.



Acontece que era só mais uma enganação da marca. E está aí a maior picaretagem de todas.
Para que as rodas ficassem ajustadas à nova largura da carroceria, a Citroën colocou CALÇOS entre os freios e as rodas, para alargar a bitola!!! Isso foi COMPLETAMENTE PERTUBADOR!! A única coisa que me veio à cabeça quando vi isso, foi: RIDÍCULO!!!
Com certeza isso piora o comportamento do carro nas pistas, um ato oposto ao que devia ser feito para o evento. Seria como sabotar seu próprio carro de corrida...

Mas continuei a analisar a gambiarra francesa, e vejam só: na mesma foto, dá pra ver claramente os ridículos e minúsculos FREIOS A TAMBOR do suposto "esportivo das pistas". Nada melhor pra fechar a palhaçada.

Ninguém gosta de ser enganado. A Citroën foi completamente infeliz ao tentar enganar a todos com seu suposto esportivo. Talvez muita gente nem pense da mesma maneira... com certeza muita gente achou legal o carro, pelas suas modificações e apêndices aerodinâmicos adicionais. Mas acredito que, para quem gosta de carros DE VERDADE, isso tudo foi simplesmente pertubador. Um ato completamente desrespeitoso à quem foge um pouco da ignorância automotiva geral.

Para ver outras curiosidades e bizarrices do Alto-Giro Blog, cliquem em "curiosidades" no menu de navegação lateral, ou aqui.

- Xineis

8 comentários:

  1. Xineis, sem sombra de dúvidas, o intuito deste fabricante de grandes carros é reverenciar a memória do esporte a motor, lembrando da época garageira da fórmula 1, quando se usavam grandes freios a tambor e peças customizadas, como o suporte da roda visto neste ícone dos carros esportivos, o lendário Xsara Picasso.......
    ..............
    ..............
    NOOOOOOOOOOT!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. haha...a citroen sempre leva esse carro pros eventos e salões pra fingir que tem esportividade....é mto ridiculo...

    agora, eu nunca tinha visto isso de calço pra roda!

    pqp! q tosquera, merecedor de aparecer no site There I Fixed It

    ResponderExcluir
  4. E pensar que podiam ter pego um C4 do wrc, q ninguém ia ter carro melhor

    ResponderExcluir
  5. Nossa mãe! Que coisa horrível! Quando vi o destaque para as fotos da roda traseira, pensei direto: "freio a tambor". Mas calço pra alargar o eixo (aliás, muito bem notado, eu não teria percebido)? Que isso, pelamor! Essa ganha como maior tosquice estética pseudo-esportiva. Tsc, tsc...

    E olha que dá pra fazer algo decente, é só olhar a Zafira OPC. Se está longe de algo que eu desejaria ter, pelo menos não é ridiculamente exagerada e deve ter um comportamento melhor que o das minivans convencionais.

    ResponderExcluir
  6. realmente Thiago, um C4 WRC seria outra história..
    =)


    bom exemplo, wilsão...
    mas uma zafira opc tbm não deixa de ser... inconvencional...
    heeheh

    ResponderExcluir
  7. quando adicionar uma foto da internet de outra pessoa, pelo menos podia colocar a fonte né?

    http://www.flickr.com/photos/almirbac/3620414037/in/set-72157619626898535/

    ResponderExcluir
  8. valeu henrique!

    na vdd eu peguei essa foto direto do google imagens, nem entrei na fonte em que este estava publicado..

    mas comi bola, devia ter colocado a fonte direitinho!

    já corrigi, e coloquei a fonte logo abaixo de sua foto!

    valeu pela dica! abs!

    ResponderExcluir