domingo, 7 de junho de 2009

[Alto-Giro Ao Volante] Ford Kuga TDCi - PARTE 1


Bom, galera, como vocês sabem, tinha reservado um carro pra ir de Stuttgart pro aeroporto de Frankfurt. Tinha escolhido um A4 "ou semelhante", mas, como acontece na maioria das vezes, a locadora não tinha mais um carro dessa categoria. Então me deram um "upgrade": um Ford Kuga TDCi (de Audi pra Ford, não deveria ser o contrário?). Motor diesel, câmbio de 6 marchas... Mas comecemos pelo design. Na foto acima, tirada da janela da minha ex-casa, dá pra apreciar o desenho do carro. Achei bem legal, mas não exatamente bonito. O extrator traseiro é obviamente fake, mas dá um efeito visual bem legal. As duas saídas de escape dão um toque de esportividade na traseira, além das lanternas com jeito moderno.


Reparem no contorno lateral das janelas, bem original. As rodas têm um desenho legal, mas comum (usado também nos Opel OPC), e são aro 17. Os arcos dos pára-lamas traseiros são bem destacados, garantindo um ar "musculoso". O rack de teto tem um acabamento bonito e é um destaque na maioria desses mini-SUVs.


De frente, destaque para a grande "boca" no pára-choque e os vincos no capô, que lembram os utilizados nos AMG recentes. Achei os faróis de milha bonitos também, assim como os retrovisores (à exceção dos piscas nas pontas, algo meio mal executado e de gosto duvidoso). Os faróis são uma referência clara aos do último facelift do Focus, na nova linguagem de design Kinetic.


Agora ao interior. O painel de instrumentos é bonito, com aros prateados em volta dos mostradores e uma telinha no meio à la Audi (inclusive a iluminação avermelhada). É nela que aparecem as informações do computador de bordo, com todo o básico (consumo instantâneo e médio, autonomia, etc). Reparem na tristeza que é o conta-giros, cuja zona vermelha começa em 4500 rpm: coisas de motor diesel.


Irritante mesmo eram os comandos do som na coluna de direção, ao invés de diretamente no volante. São ruins de usar, ergonomia nota zero! Infelizmente isso é algo da marca, os Focus brasileiros são assim também. Os menus do computador de bordo eram escolhidos por aquele seletor "MENU" na alavanca da seta. Também deixa a desejar.


O "meu" carro veio com um equipamento que eu sempre achei interessante: botão de partida. Contudo, meio mal implementado: além da localização ruim e de pouco destaque, embaixo da tecla do pisca-alerta, era preciso segurar o botão até o motor ligar completamente (ao mesmo tempo pisando na embreagem, medida de segurança comum e sensata). Outras soluções só exigem um toque (partida eletrônica) e são melhores ao meu ver.

O som era um Sony double-deck, no mesmo estilo do que é oferecido agora na linha Ford do Brasil. Achei ruins os controles de volume com setas, ao invés de um botão giratório. Apesar de o carro ser razoavelmente bem equipado, reparem no ar-condicionado "manual". São coisas de Europa, onde tudo costuma ser opcional e não atrelado a pacotes. De resto, a alvanca de câmbio (também na foto) fica bem próxima ao volante, o que sem dúvida é bom num carro manual.


O opcional mais legal do carro, na minha opinião, era o teto de vidro panorâmico. Dá um efeito muito legal, e tem um forro que ajuda quando o sol estiver muito forte. Pena que não dá pra abrir, mas tá perdoado!

Mais detalhes do interior incluem painéis de porta revestidos de tecido de boa qualidade (americanos deviam aprender com suas contrapartes européias), mas também peças cobertas com um revestimento laranjão bem feio (aceitável somente em supercarros), mesma cor das listras nos bancos.





Por fim, o porta-malas. Apesar de ser meio pequeno (minha mala grande coube apertada), permite abertura em dois estágios, semelhante (mas não igual) ao Tucson.



Opiniões sobre o carro, eu publico na próxima parte, além de um videozinho da partida com o botão.


WS

5 comentários:

  1. da hora, wilsão!

    realmente tem uns pontos altos e baixos nesse carro..

    aqui no brasil ia fazer sucesso, se lançasse....

    mas ia dar pau com Ecosport, q é tosco, mas eles jogam preço la em cima...

    e por o q vc falou, nao poderia concorrer diretamente com Captiva, q é maior e mais bem acabada...

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  2. mandou bem wilsão!! Parabéns, ótima "1a parte" do seu review... =)

    po cara, achei bonito o kuga..
    no Brasil seria meio inviável, pois teria de ser importado da europa...

    Ele é menor que o captiva, mas não muito... acho que ele é mais ou menos tipo tucson / tiguan / renault koleos (que é IGUAL ao tucson..) / nissan qashqai...

    inclusive, eu acho que a coluna C + lanternas traseiras bem parecidas com as do Qashqai

    esse carro teria que custar uns 80 pau aqui, pra dar certo.

    aguardamos as conclusões =)

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  3. poxa, nenhum chute sobre a trivia..?
    =)

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  4. reli seu post

    parabéns pelos detalismo!
    deu pra perceber bem o que vc quis passar sobre os detalhes do carro.

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  5. Vou colocar logo mais um post curto sobre o carro, tipo sobre como foi dirigir e tals. Mas não tenho muita foto não. Eu até achei o carro bonito, sim, e concordo que é um concorrente pra Tucson e cia., mas teria que ser fabricado aqui. Ele é baseado no Focus novo, né? Seria mil vezes melhor que o EcoSport, disso não tenho dúvida!

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