quinta-feira, 11 de junho de 2009

[Alto-Giro Avistamentos] Pontiac Solstice, Lexus IS250, Mustang GT500

Continuando a postar fotos tiradas por nós mesmos, vai aqui mais alguns de meus cliques.
Assim como já vinhamos publicando anteriormente, vou postar nos "avistamentos" do Alto Giro fotos de carros exclusivos/exóticos que tiramos com nossas próprias câmeras.

Mas, além disso, gostaria de começar a postar também nessa série, carros que não necessariamente sejam exóticos esportivos e/ou luxuosos... vamos postar fotos de carros que sejam diferentes no cenário automotivo nacional, carros que talvez nem são muito caros, mas que sejam raros, curiosos e difíceis de se ver nas ruas brasileiras.

Agora que tenho um celular com uma câmera "decente" (tem 2mb de resolução), tenho muito mais oportunidades de poder registrar esses casos. Pelo mesmo motivo, peço desculpas pela baixa qualidade de algumas fotos, pois não deixa de ser uma câmera de celular...


Um bom exemplo disso, é o Pontiac Solstice, avistado na Av. Paulista. Por ser um esportivo de baixo custo (foi lançado custando apenas US$20 mil), é um carro sem nenhuma exclusividade no seu país de origem, mas devido à sua raridade aqui no Brasil, acaba se tornando um carro interessante e chamativo, quando vai às ruas. Usa o conhecido Ecotec 2.4 da GM, com 177 hp. É o mesmo carro que o Saturn Sky, Opel GT, e.... aposto que vcs não sabiam.... Daewoo G2X!!!


Outro exemplo, o Lexus IS250, visto aqui no Itaim/São Paulo. Ele é interessante também devido à sua raridade, mas um carro ordinário em outros países. Tem motor V6 2.5L de 204 hp de potência. Por ser tração traseira, não deixa de ser um carro interessante.


Agora sim, um carro super exclusivo. Infelizmente, a foto está péssima..!!!
Mas mesmo assim, acho que vale a pena deixar registrado o Mustang Shelby GT500, visto perto do final da Av. Juscelino Kubitschek, ao redor do tunel Ayrton Senna.

Apesar dos Mustangs normais (V6 e GT) dominarem as ruas americanas, especialmente em paisagens californianas, GT500 é um carro extremamente exclusivo. Mesmo tendo um preço que não é tão alto (US$ 40 mil, quando lançado em 2007), é um carro de baixa produção, uma vez que o consumidor americano normal dificilmente considera um Mustang nesta faixa de preço (lembrando que a versão V6 parte de menos de US$20 mil...). Uma prova de como é um carro desejado e exclusivo, foi que no seu lançamento, chegou a ser vendido com ágio de US$20 mil!!!Além das diferenças visuais, o que realmente importa no GT500 é com certeza o que está debaixo do capô: V8 5.4L de 500hp. Esses números dizem por si só.
Muitos criticam cegamente os Mustangs devido à suspensão traseira montada em eixo rígido, tecnicamente menos eficiente (e moderno) que um conjunto de suspensão independente.
Isso pouco importa. O Mustang sempre vendeu muito bem pra Ford e nunca deixará de ser um ícone americano e motivo de inveja para entusiastas de outras marcas.

Como entusiasta automotivo, sempre gostei muito dos Mustangs, especialmente as versões especiais. Felizmente, pude realizar meu desejo de testar um modelo 2006, cujas impressões ao volante postarei em breve.

- Xineis

Veja todos os avistamentos do Alto-Giro Blog aqui

quarta-feira, 10 de junho de 2009

[Alto-Giro] Isso é ser Idiota

Roma, Itália. De novo.

Esse carro está ESTACIONADO!!!

Não tem ninguem dentro, e não tinha ninguem por perto. O FDP simplesmente embicou ali e pronto.

Daewoo Matiz idiota!
haha

- Rossi

terça-feira, 9 de junho de 2009

[Alto-Giro Ao Volante] Ford Kuga TDCi - PARTE 2

Terminando as impressões sobre o Kuga (ô nome feio!). Não tenho mais fotos, só um videozinho da partida no botão. Se a gente criar uma conta no YouTube eu posto, mas não é nada demais.

Como já tinha falado, o motor era um 2.0 diesel, com 136cv e 320 Nm (~32,7 kgfm!!!) de torque. Como nunca tinha dirigido um diesel, posso ter entendido algumas coisas de forma errada, mas, para mim, o carro tinha um baita turbo lag. Diferentemente dos motores a gasolina, no diesel você fica bastante entre 1000 e 2000 rpm, e, nessa faixa, não sentia muita força. Depois disso, no entanto, o carro até dava um coice, zona de torque máximo começando. Daí sim dava pra sentir quanto de força o carro tinha. Mas isso acabava logo, já que a faixa vermelha do conta-giros começa em 4500 rpm, matando qualquer aspiração de esportividade.

O câmbio, manual de 6 marchas, era muito ruim. Muito ruim, mesmo! A cada engate, um estalo na mão, como se você estivesse forçando. O escalonamento não era 5 + overdrive, digo, a 6a marcha foi feita pra acelerar também, não só para economizar combustível. Me pareceu razoável nos poucos km que dirigi na cidade. Na estrada, não tive reclamações. A embreagem tinha curso muito longo, sendo que a parte inicial não tinha efeito, isto é, você re-engatava completamente e ainda tinha mais um pouco de pedal pra soltar.

Os freios eram muito bons, como tive a oportunidade (inesperada) de testar. Numa Autobahn, indo perto de 100 km/h, um babaca com um Corsa andando colado atrás. Isso que a pista da esquerda inteira estava bem próxima de parar, com os carros todos muito próximos uns dos outros. Logo alguém na minha frente breca bruscamente, no que eu tenho que frear bem forte, MAS vigiar o idiota que estava atrás, evitando que ele arrebente com a traseira do meu carro. Deu certo, hehe, e o carro não ameaçou puxar de lado, nem nada. Em outro carro, acho que o susto teria sido maior.

Resumindo: o carro é razoavelmente bonito, tem um interior legalzinho, motor com bastante torque, câmbio duro e suspensão boa (nem comentei, já que não pude testar de verdade). Posição de dirigir mais alta, como se espera num SUV, mas tamanho de hatch médio. Potência decepciona na Autobahn (cheguei a 180 km/h de painel, mas passaria um pouco disso, numa descida), mas é mais do que suficiente pra maioria das pessoas, em especial no Brasil. O melhor do carro ser diesel veio no final. Na hora de encher o tanque de novo, menos de 20 euros!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

[Alto-Giro] Energúmeno enfia carro nas escadas do Citibank na Av. Paulista

Aconteceu de novo!!

Outro jumento enfiou um carro escadas abaixo num Citibank da Av. Paulista.
Seguindo o exemplo do infeliz motorista de um Corolla em 2008, a anta da vez "dirigia" um Vectra.

É incrível a incapacidade de certos motoristas em diferenciar o acesso de uma garagem das ESCADAS PARA PEDESTRES DE UM PRÉDIO!!!!!

Pra sorte do incompetente, nenhum pedestre foi atingido. Pro azar do mesmo, logo se formou uma multidão para contemplar seu feito, todos devidamente munidos com celulares com câmeras... sem contar as pessoas que trabalham no prédio à frente de onde ele fez a barbeiragem...
Entre essas pessoas, EU!!

Tive o privilégio de presenciar e registrar a burrice do motorista, que ficou famoso de um instante para o outro! Owned!!!

Xineis

domingo, 7 de junho de 2009

[Alto-Giro Ao Volante] Ford Kuga TDCi - PARTE 1


Bom, galera, como vocês sabem, tinha reservado um carro pra ir de Stuttgart pro aeroporto de Frankfurt. Tinha escolhido um A4 "ou semelhante", mas, como acontece na maioria das vezes, a locadora não tinha mais um carro dessa categoria. Então me deram um "upgrade": um Ford Kuga TDCi (de Audi pra Ford, não deveria ser o contrário?). Motor diesel, câmbio de 6 marchas... Mas comecemos pelo design. Na foto acima, tirada da janela da minha ex-casa, dá pra apreciar o desenho do carro. Achei bem legal, mas não exatamente bonito. O extrator traseiro é obviamente fake, mas dá um efeito visual bem legal. As duas saídas de escape dão um toque de esportividade na traseira, além das lanternas com jeito moderno.


Reparem no contorno lateral das janelas, bem original. As rodas têm um desenho legal, mas comum (usado também nos Opel OPC), e são aro 17. Os arcos dos pára-lamas traseiros são bem destacados, garantindo um ar "musculoso". O rack de teto tem um acabamento bonito e é um destaque na maioria desses mini-SUVs.


De frente, destaque para a grande "boca" no pára-choque e os vincos no capô, que lembram os utilizados nos AMG recentes. Achei os faróis de milha bonitos também, assim como os retrovisores (à exceção dos piscas nas pontas, algo meio mal executado e de gosto duvidoso). Os faróis são uma referência clara aos do último facelift do Focus, na nova linguagem de design Kinetic.


Agora ao interior. O painel de instrumentos é bonito, com aros prateados em volta dos mostradores e uma telinha no meio à la Audi (inclusive a iluminação avermelhada). É nela que aparecem as informações do computador de bordo, com todo o básico (consumo instantâneo e médio, autonomia, etc). Reparem na tristeza que é o conta-giros, cuja zona vermelha começa em 4500 rpm: coisas de motor diesel.


Irritante mesmo eram os comandos do som na coluna de direção, ao invés de diretamente no volante. São ruins de usar, ergonomia nota zero! Infelizmente isso é algo da marca, os Focus brasileiros são assim também. Os menus do computador de bordo eram escolhidos por aquele seletor "MENU" na alavanca da seta. Também deixa a desejar.


O "meu" carro veio com um equipamento que eu sempre achei interessante: botão de partida. Contudo, meio mal implementado: além da localização ruim e de pouco destaque, embaixo da tecla do pisca-alerta, era preciso segurar o botão até o motor ligar completamente (ao mesmo tempo pisando na embreagem, medida de segurança comum e sensata). Outras soluções só exigem um toque (partida eletrônica) e são melhores ao meu ver.

O som era um Sony double-deck, no mesmo estilo do que é oferecido agora na linha Ford do Brasil. Achei ruins os controles de volume com setas, ao invés de um botão giratório. Apesar de o carro ser razoavelmente bem equipado, reparem no ar-condicionado "manual". São coisas de Europa, onde tudo costuma ser opcional e não atrelado a pacotes. De resto, a alvanca de câmbio (também na foto) fica bem próxima ao volante, o que sem dúvida é bom num carro manual.


O opcional mais legal do carro, na minha opinião, era o teto de vidro panorâmico. Dá um efeito muito legal, e tem um forro que ajuda quando o sol estiver muito forte. Pena que não dá pra abrir, mas tá perdoado!

Mais detalhes do interior incluem painéis de porta revestidos de tecido de boa qualidade (americanos deviam aprender com suas contrapartes européias), mas também peças cobertas com um revestimento laranjão bem feio (aceitável somente em supercarros), mesma cor das listras nos bancos.





Por fim, o porta-malas. Apesar de ser meio pequeno (minha mala grande coube apertada), permite abertura em dois estágios, semelhante (mas não igual) ao Tucson.



Opiniões sobre o carro, eu publico na próxima parte, além de um videozinho da partida com o botão.


WS

sábado, 6 de junho de 2009

[TRIVIA Alto-Giro] Toyota Corolla

Respondendo à trívia postada em 26 de maio, assim como apontou o Wilsão, o infeliz carro que causou uma das maiores idiotices feitas por um guindaste é um...:





TOYOTA COROLLA HATCHBACK 3 portas (2004-2007)



Devo dar os parabéns ao Wilsão pelo seu conhecimento e olho apurado, por ter matado a charada de maneira tão simples e rápida!
Seu prêmio já foi enviado, e está neste momento a caminho da sua casa. Pedimos sua compreensão para que aguarde entre 5 dias e 10 anos para receber seu veículo. Maiores reclamações, ligue para nosso central de atendimento, ou seja, para o moderador deste blog (Rossi).



Como a primeira trívia foi respondida sem nenhuma dificuldade pelos leitores deste blog, me sinto desafiado a aumentar seu nível de dificuldade. Continuando a postar trívias só com temas curiosos, ou de carros de fotos tiradas por nós mesmos, vai a próxima pergunta:


QUAL É O CARRO DA FOTO ABAIXO????



Infelizmente, só consegui pegar essa raridade de relance e a foto está péssima.
Dicas:
1) este veículo foi produzido até 1986 (!!)
2) eu tirei esta foto na California


Xineis

Veja as trívias já postadas no Alto-Giro Blog aqui

quinta-feira, 4 de junho de 2009

quarta-feira, 3 de junho de 2009

[Alto-Giro] Lumineo Smera, pequeno elétrico urbano

É um Smart "de comprido", se é que me entendem...haha
Dois lugares um na frente do outro e não lado a lado.

Nos grandes centros, poucos carros tem mais de dois passageiros. E isso ocupa muito espaço. É esse filão que esses carros pequenos buscam abocanhar.

Mas e um veículo com as comodidades de um carro e tamanho de uma moto? Com motor elétrico ainda?

É o francês Smera. Foi lançado esse ano, com preços a partir de R$60mil (na Europa, claro).
Para manter a estabilidade e não tombar, a carroceria e eixos se inclinam. Diz que chega a 130Km/h e faz de 0 a 100km/h em 8 segundos! hehehe....quem se arrisca?

Olha, no dia a dia de SP, eu teria um desses sim. Pra estacionar seria muito mais fácil. Aí no final de semana eu andaria com um carro de verdade....hehehe.

Tirado daqui.

terça-feira, 2 de junho de 2009

[Alto-Giro] Conceito Dakar Rally Brawn GP

Tá, eu gosto de ver esses conceitos doidos.

Aqui mais um. Pensado pra correr em rally, tem um design interessante, com o motorista no centro e os navegadores nos lados e mais pra trás.

O que zuou pra mim foram as "asinhas" atrás...hehehe. Foram inspiradas em armaduras de antigos guerreiros. Acho que o designer podia ter deixado apenas como inspiração, pois certamente não têm a utilidade de um aerofólio e ainda deixa com aparecendia de um rabo de pavão. haha.

Achei engraçado também que o cara quis meter um logo da Brawn GP e da Virgin, patrocinadora da escuderia. De onde ele tirou essa relação??? Acho que quis se aproveitar da fama da marca pra chamar atenção.


Tirado de: Behance

- Rossi

segunda-feira, 1 de junho de 2009

[Alto-Giro] Detroit em luto


Chegou o dia do impensável!

A gigante, a inquebrável, a maior do mundo, o coração da América, ícone dos Estados Unidos e do capitalismo, a multibilionária General Motors pediu concordata.
Até alguns anos atrás, esse acontecimento era algo fora da realidade. A empresa que por si só possuía uma movimentação financeira em 2008 de US$42,4 bilhões, maior do que o PIB de países como Uruguai, Bolívia, Paraguai e República Dominicana, foi líder mundial de vendas de automóveis por 77 anos consecutivos (1931-2007).

Dia 1 de junho de 2009 foi a data que a GM pediu concordata, anunciando possuir ainda US$ 82 bilhões em ativos. Parece muito. Mas sua dívida é de US$ 172 bilhões.

Ao entrar em concordata, a empresa não fecha as portas. Ela reconhece a incapacidade de honrar suas dívidas, e pede auxílio ao governo americano, ao entrar com pedido de proteção do Capítulo 11 da Lei de Falências americana. Como a GM emprega cerca de 250 mil trabalhadores nos Estados Unidos, o governo americano seguramente não fechará suas portas. A administração federal irá injetar na companhia US$ 50 bilhões, sendo que US$ 20 bilhões já foram liberados, e irá controlar 60% do capital da empresa. Já o governo canadense concederá um empréstimo de US$ 9,5 bilhões em troca de 12,5% de participação acionária. O sindicato UAW (United Auto Workers) terá 17,5% dos títulos.


Na reestruturação, a empresa já anunciou que vai fechar ao menos 13 fábricas, demitir 21 mil funcionários e se desfazer de até 2.400 concessionárias nos EUA. Lamentavelmente, também ocorrerá o desaparecimento de quase a metade de suas marcas, muitas dessas queridas entre entusiastas automotivos. Estão entre os cortes marcas como Opel (vendida para a canadense Magna no fim de semana), Saab, Hummer, Saturn e Pontiac. Chevrolet, Cadillac, Buick e GMC ficam com a GM. Outras marcas, também amada por muitos, já se foram faz tempo, como a Oldsmobile, em 2004.


No final dos anos 90, a GM e a Ford cresceram e lucraram muito com a explosão das vendas dos utilitários esportivos, junto à estável e crescente alta de vendas de picapes. A crise começou a bater na porta da GM em 2001, após os atentados terroristas de 11 de setembro e consequente queda de suas ações no mercado. Uma decisão fundamental foi tomada erroneamente em 2004. Sem prever a alta do preço do petróleo, a liderança da GM redirecionou investimentos do desenvolvimento de novos sedans para acelerar os projetos de picapes leves e SUV's, confiando cegamente nesta faixa de mercado do qual tanto lucrou no passado. Logo após o lançamento de seus novos amados gigantes veículos, o preço do petróleo deu um salto de 50%, o que fulminou toda a estratégia de vendas da empresa. De uma hora pra outra, o consumidor americano passou a correr atrás de carros "verdes"... carros pequenos, econômicos e pouco poluentes. Ou seja, exatamente a antítese de toda a tradição automotiva americana. Os três grandes americanos foram pegos de surpresa, e não souberam como reagir muito bem no começo. A Chrysler foi a primeira a cair. A Ford mostrou sua competência, e surpreendentemente conseguiu virar o jogo. A GM fez o que pode, até agora....
Assim, com a contínua queda de vendas, sendo que em 2008 a GM vendeu 45% a menos que no ano anterior, a companhia viu sua margem de lucro diminuir rapidamente, resultando então em uma perda líquida de US$18,8 bilhões no primeiro semestre de 2008, e queda de 76% do valor de suas ações. Em Dezembro de 2008, a empresa anunciou publicamente estar sem caixa para manter-se operante, e requisitou o empréstimo de US$ 13,4 bilhões do governo americano. Era o início do fim.

Mesmo com a entrada do empréstimo, a GM não resistiu às pressões.
É difícil apontar uma única causa para a queda deste gigante. A combinação de decisões erradas, a resistência dos sindicatos americanos em ceder de seus benefícios, a súbita mudança de comportamento do público americano e a crise econômica mundial, juntas, devastaram o império automotivo americano.

















Rick Wagoner

O processo de reestruturação governamental começou no final de março, após ter Rick Wagoner deposto pela administração de Obama, cedendo seu lugar para Fritz Henderson. Tal manobra desesperada foi realizada com a esperança que, com a mudança de comando, a GM conseguisse ao menos diminuir os prejuízos acumulados desde o início da crise.
Obviamente insuficiente, a ação não conseguiu estancar o sangramento de dólares da empresa.

Segundo explicou a Casa Branca, a reestruturação significará a criação de uma nova General Motors que comprará "substancialmente todos os ativos da velha GM que necessita para implementar seu plano de negócios". E em troca, o governo americano "renunciará" a recuperar a maioria de seus empréstimos.
Um fundo destinado a proporcionar serviço de saúde aos aposentados da GM, denominado Veba, receberá 17,5% do conjunto de acionistas da nova GM e garantias para a compra de outros 2,5%. Este fundo terá o direito de escolher um dos integrantes independentes do conselho de administração que não terá direito a voto ou outros direitos no comando da companhia.

O governo americano receberá cerca de 60% do conjunto de acionistas da nova GM e direito a nomear os membros iniciais do conselho de administração, e o governo canadense emprestará US$ 9,5 bilhões à empresa. Assim, terão 12% do conjunto de acionistas da nova GM e terão direito a escolher um membro do conselho de administração.

Os 10% restantes irão para os credores com garantias para que possam assumir até 25%.

Amada e odiada por muitos entusiastas, é inevitável o consenso que a GM merece o respeito de todos. Não há como negar que a GM foi talvez a empresa que mais teve influência no mercado automotivo na história, junto à Ford. Muito do que conquistamos e avançamos no mundo dos carros deve ser creditada aos engenheiros desta empresa.
















Como um ex-funcionário da engenharia da GMB, sinto muito orgulho de ter trabalhado nesta montadora lendária. Infelizmente o braço que participei (Hummer) será uma das primeiras a serem eliminadas. No entanto, nunca deixarei de prestigiar esta marca tão simbólica, nem esquecerei os bons momentos que vivi durante este período.

De qualquer jeito, a GM não merece um final melancólico como esse. Sinceramente espero que a GM possa ressurgir deste período turbulento como uma empresa enxuta e eficiente, e que continue a produzir veículos que fizeram parte das vidas de tantas pessoas, assim como carros que fizeram parte dos sonhos de tantos entusiastas.

Segue abaixo, alguns carros icônicos produzidos pela GM, assim como outros modelos de importância histórica da indústria automotiva. Sintam-se à vontade pra listar modelos adicionais nos comentários.

Xineis


Opel Rekord 1967

Opel Vectra 1996

Cadillac Eldorado 1959

Buick Roadmaster 1955

Pontiac GTO 1964

Pontiac Firebird Trans-Am 1969

Oldsmobile Toronado 1967


Chevrolet Impala 1961

Chevrolet Chevelle1969

Chevrolet Camaro 1967

Chevrolet Corvettes


[Alto-Giro] Conceito Citroën DS Inside

Apareceram mais imagens e um video do conceito que vai originar o Citroën DS3 em 2010.
É um carro compacto, com jeitinho de esportivo do naipe do MINI Cooper (é, se não tivesse esse teto claro, não renderia essa comparação...hehehe).


É interessante observar que eles criaram uma logomarca pra o DS, que nesse conceito estampa a frente e a traseira do carro, além de ser uma textura (como no fundo da imagem). Será que vão manter essa marca tão presente e forte no modelo final?

A marca DS está tão valorizada porque tem carrega a seguinte história:

O nome Citroën DS pertenceu ao carro de 1955 da marca, que foi eleito em 1999 por um grupo de renomados designers como o carro do século XX, por suas linhas inovadoras para a época.
Eis a foto do cara-de-sapo:

O que acham o novo DS? Pra mim tá bonitinho, mas não está honrando o nome que carrega, nem de longe!

Para mais info sobre o antigo DS, Wikipedia.
Para mais info sobre o novo DS, Car Body Design.

[Alto-Giro] Balisa estilo "Fuck you"

Bom, tem muita gente falando que o video é fake, que ninguém filmaria isso do nada, blablablabla...
Inclusive o Kibeloco publicou isso. E como o Kibeloco costuma roubar conteúdo de outros sites, acho justo fazermos isso com ele...uehueheuh

Fake ou não, é um bom exemplo de coisas que acontecem de verdade por aí! E não só na Europa.

(fora que seria mais engraçado se fosse uma mulher dirigindo..hahah...)
-Rossi