sábado, 25 de julho de 2009

[Alto-Giro] Acidente com Felipe Massa na Hungria

Mais um acidente impressionante no automobilismo!
Hoje cedo, nos treinos da Hungria, Felipe Massa sofreu um acidente muito parecido com o que vimos na F2 recentemente e que matou Henry Surtees.

Uma peça de outro carro atingiu Felipe Massa no capacete, que desmaiou dentro do cockpit e se chocou contra a proteção. Reparem no momento em que uma peça (que parece uma porca informações dizem que é uma mola de suspensão) atinge o capacete aos 0:50 segundos e em câmera lenta aos 2 min e 15s do video!



Dá para saber que o Massa desmaiou porque depois disso, o mostrador ao lado indica o freio e o acelerador pisados até o fim. Outra indicação é as mãos e a cabeça, que ficam balançando até a hora da batida. Nesses acidentes, também é comum o piloto tirar a mão do volante, pois a pancada é tão forte que costuma quebrar a mão de quem sofre um acidente assim.

Reparem aos 0:56 segundos que o mostrador indica que a força G na hora da batida contra os pneus foi de 5 vezes a força da gravidade. No peso do Massa, isso seria como um impacto perto de 300Kg no corpo dele!

Resumindo, foram dois acidentes em um.

Felizmente, Felipe está bem. Ele teve um corte feio no supercílio, de uns 8cm. Agora de manhã ele está passando por uma cirurgia pra tirar um pedaço de osso que se deslocou e se alojou na sua testa. Não é nada grave, mas ele não corre no domingo, claro.

Veja a foto dele sendo retirado do carro e como foi muito forte o impacto da peça! Muito impressionante! Clique para ver melhor:














O acidente aconteceu hoje, dia 25 de julho, durante os treinos classificatórios de Hungaroring
É isso, qualquer atualização, volto a postar.

Update 1: Parece que a peça que voou no capacete de Massa pode ter caído do carro de Rubens Barrichello! Essa possibilidade foi levantada pelo próprio Rubinho, em entrevista à Globo. Mas não foi nada confirmado.

Update 2: Essa peça, que inicialmente me pareceu uma porca, pode ser uma mola que se soltou da suspensão do carro de Rubinho. Mas é impressionante o modo como ela vem quicando em direção ao carro, sento que o Rubinho já havia passado por ali há muito tempo.

Update 3: O Barrichello disse que ele está bem, mas que estava muito confuso e agitado com tudo isso. Imagina vc piscar o olho e acordar num carro todo fudido e com a cara detonada? Ele nem deve ter sentido nada. Como ele tava nessa pilha, os médicos tiveram que dopar ele pra ele ficar quieto na cama.

Update 4: Vídeo repostado, depois do primeiro vídeo ter sido removido pelo youtube - Xineis

Update 5: Hoje, terça-feira, Felipe Massa massa já abriu o olho esquerdo e está enxergando. Coversa normalmente e se recupera muito bem.

Update 6: Hoje, quarta-feira após o acidente, Massa já andou pelo hospital, seu edema cerebral está regredindo e ele vai ser liberado pelos médicos ainda hoje! Ótimas notícias.

- Rossi

2 comentários:

  1. isso que é ter azar..
    na hora me lembrei do pneu, na F2

    ainda bem que até agora, o Massa se recupera bem

    ResponderExcluir
  2. mto doido isso...foi comom levar um tiro...vo ver se acho o video da peça se soltando do carro do rubinho pra completar o post

    ResponderExcluir