quinta-feira, 30 de julho de 2009

[Alto-Giro] Suzuki Kizashi


Após muita especulação para criar expectativa em torno de seu lançamento, a Suzuki revela oficialmente o Kizashi. Os conceitos anteriores eram muito exagerados, numa clara tentativa de atrair atenção ao novo produto da marca.



Projetado para competir no segmento mais concorrido da indústria automotiva americana, a dos sedãs médios, terá a ingrata concorrência de projetos sólidos e carros com nome consolidados como Toyota Camry e Honda Accord.
A Suzuki nunca teve um representante que fosse considerável pelo público neste segmento. Isto, junto com a imagem de construtor de carros e utilitários pequenos e pouco confiáveis, faz com que o Kizashi tenha que se mostrar um sed médio excepcional para atrair o público, uma vez que grande parte do público deste segmento compra seus carros baseados puramente na imagem de confiança e solidez que já tem formado dos seus principais concorrentes.



Diferentemente do que seus conceitos sugeriram, o Kizashi tem um design ordinário. Tal característica não é um defeito nessa classe, uma vez que seu público muitas vezes procura um veículo que pouco chame a atenção, mas que seja competente ao máximo no transporte familiar e tráfego diário. Se o Kizashi é capaz de cumprir isso, somente o tempo, e a receptividade do mercado, comprovará. Inicialmente é oferecido com um simples 2.4L 4 cilindros, mas já é esperado a introdução de um V6.

A Suzuki não tem muita tradição em construir carros de porte médio. Seu design até é moderno, mas claramente inspirado em diversos outros carros. Além da grade, tipica do Golf/Jetta markV, parece que muito do resto do carro foi inspirada na Acura. Seus faróis lembram os do Acura RL da segunda geração, e a traseira lembra o Acura RL da terceira geração (o Acura RL também é conhecido com o Honda Legend, no Japão).


Suzuki Kizashi


Acura RL (2005)


Suzuki Kizashi


Acura RL (2009)

A Suzuki oferece o Kizashi na categoria dos sedãs médio, mas com o porte um pouco inferior ao das figuras marcadas do segmento, como o Camry, Accord, Fusion, Malibu e Altima. Com 4,65m de comprimento, fica a 15 cm do Camry e Fusion, e a 28 cm do Accord. Mas seu entreeixos é somente cerca de 7 cm menor que à de praticamente todos eles. Assim, apesar de bater de frente com todos os consagrados sedãs médios americanos, aparentemente a Suzuki optou por oferecer um representante nessa classe com uma proposta semelhante à do VW Jetta, ou até do Mazda 3 ou Subaru Impreza. Ou seja, optou por oferecer um carro considerado médio-compacto, pelos padrões americanos. São alternativas que tem porte inferior aos médios tradicionais americanos, mas que são oferecidos praticamente na mesma faixa de preço destes.


Acho muito difícil a Suzuki fazer suas vendas decolarem com este novo carro. Mas acredito realmente que este é o típico carro que faz com que se mude a imagem de um fabricante. É o passo na direção certa que a Suzuki precisava para atrair as atenções de volta à ela. O Kizashi para a Suzuki talvez seja o que o Azera foi para a Hyundai. Carros que não venderam excepcionalmente, mas que foram muito mais importantes para quebrar certos preconceitos e fazer o público crer na capacidade da empresa.

- Xineis

3 comentários:

  1. Xineis, você tem razão, cara! Esse Kizashi parece um Acura RL atualizado. Na foto dos faróis, me lembrei na hora do novo Astra, mas o perfil e a traseira lembram demais o RL.

    Concordo e não acho que a Suzuki tem um sucesso em mãos. Com essas medidas inferiores, motorização 4 cilindros (por enquanto, tudo bem) e esse interior feio e aparentemente de baixa qualidade (lembra o de uma categoria inferior, em especial o do Viva/Agile, hehe) vai ser duro conquistar mercado.

    Mesmo assim, talvez aqui no Brasil ele venha com status de "luxo" e com um precinho camarada de uns R$ 100 mil, só pra gente lembrar onde vive, haha!

    ResponderExcluir
  2. tb nao achei nada de mais....a traseira tem um formato interessante, meu empinada, deixa com ar mais esportivo...fora isso, não é nada que quebra com os padrões, como o xineis mesmo mostrou

    ResponderExcluir
  3. mas é isso
    nessa categoria, muitas vezes pouco importa se destacar no design

    o que realmente importa, é a image que se forma com o público

    alguém aqui consegue afirmar, com toda convicção, que o toyota camry é bonito..!!!??


    uma coisa que vale notar, é o crescente crescimento da Ford

    O novo Fusion foi um bingo pra marca, e a Ford tem ganhado um território notável.

    ResponderExcluir