terça-feira, 18 de agosto de 2009

[Alto-Giro] Bentley Mulsanne

Bentley Mulsanne



A Bentley acaba de apresentar seu novo topo de linha, seu carro chefe que representa a marca, conhecido antes de seu lançamento como the Grand Bentley. Apresentado agora no evento Pebble Beach Concours D'Elegance, em Monterey, na Califórnia, o Mulsanne foi desenhado e projetado para representar o máximo apogeu da Bentley.


Contruído sobre uma plataforma completamente nova, é cerca de 28 cm mais longo que o Continental Flying Spur. A Bentley renova seu carro-chefe na mesma época que seu principal concorrente e antigo proprietário, a Rolls-Royce, lança um modelo inferior ao Phantom justamente para concorrer na faixa de preço que o Arnage se situava.

No entanto, apesar da declarada concorrência tanto no posicionamento de mercado, quanto no prestígio da marca, compradores tradicionais de Bentleys e Rolls-Royces normalmente não comparam um produto ao outro na hora de integrar mais um membro automotivo real em suas garagens. Não é como comprar um Civic ou um Corolla. Clientes de Rolls-Royces tendem a ser muito mais tradicionais e conservadores. A Bentley, por outro lado, sempre conservou sua tradição das corridas. É por isso que, se o cliente da Rolls não se importa muito com o trem de força ("o suficiente" já basta), Bentleys têm compradores que guiam seus carros, e terão também um motor pra corresponder às suas expectativas: o conhecido V8 biturbo de 6 litros e 3/4 do Arnage, mas muito aprimorado no novo modelo, que é esperado que produza 500 cv e descomunal torque de cerca de 100 kgfm.



Bentley Mulsanne 1985

Substituto do belíssimo Arnage, o Mulsanne retoma o nome do sedã fabricado entre 1980 e 1992. Ambos levam o nome da curva Mulsanne de Le Mans, e assim como outros Bentleys, fazem referência ao circuito onde é disputada a prova de 24 horas, que já foi vencida seis vezes pela empresa, outra prova da tradição nas pistas da marca. Do Mulsanne de 1980, surgiram como variantes o Bentley Eight (1984-1992), o Turbo R (1985-1997) que era uma versão do Mulsanne com motor sobrealimentado, o sensacional coupé Continental R/S/T (1991-2003) e o simplesmente magnífico Azure (1995-2003). Foi remodelado sob o nome de Brooklands, e substituído finalmente pelo Arnage em 1998.

Curiosamente então, que o primeiro Bentley top-de-linha da era pós-Rolls retoma o nome de um Bentley que era quase uma cópia do Rolls-Royce Silver Spur, da mesma época. Além disso, o desenho frontal dos faróis laterais deslocados lateralmente para baixo, são uma inspiração de Bentleys de 1950, época que também estava sob o controle da Rolls-Royce.

E é exatamente essa a parte mais controversa do novo carro. É possível ver, nas diversas fontes de informação eletrônicas, como diversos autores criticam sem dó a disposição dos faróis do Mulsanne. A lateral possui linhas pesadas, com um contorno sobre o paralama traseiro, que podem ou não agradar alguns. A traseira é marcada pelas lanternas bem semelhantes à da linha Continental, com três seções ovaladas no seu interior, além de um porta-malas com tampa saliente.
Confesso que, à primeira vista, não fui com a cara do Mulsanne. Afinal, de uma casa onde saiu o Continental GT há 6 anos atrás, era de se esperar um Grand Bentley espetacular. O Continental GT, desenhado pelo brasileiro Raul Pires, com suas linhas fluidas e elegantes, com proporções quase perfeitas, têm beleza incontestável. Já a reação ao Mulsanne foi polarizante.

Mas antes de apontar se o novo Bentley é belo ou feio, acredito que a intenção da Bentley foi seguir o conceito estilístico que a RR fez com seus produtos atualmente. Tentou-se criar um carro de desenho atemporal, e que representasse fielmente os valores da marca. Esses tipos de carros não necessariamente são bonitos (alguém acha o design do Phantom mesmo bonito??), mas tenta-se criar um design clássico de modo que no futuro este carro ainda represente exatamente o que tentou-se passar na época de seu lançamento. Refletindo rapidamente, podemos pensar no Rolls-Royces Phantom e Ghost e o Jaguar XJ (antigo).




Bentley 8 litre

Se a Bentley realmente conseguirá realizar esse feito, é difícil de dizer. A marca diz que construiu seu novo carro-chefe baseando em sua tradição, inspirado principalmente no modelo 8.0 litre, de 1930, que representou o último grande Bentley "puro", época em que era um dos maiores e mais luxuosos carros do mundo.

Segundo a apresentação à imprensa pela própria Bentley:

"O novo Mulsanne, desenhado e projetado em Crewe desde o começo, reafirma nossa habilidade e desejo de construir uma nova geração de puros grand Bentleys"

Segue abaixo, um vídeo da própria Bentley, divulgada antes da apresentação do Mulsanne.




- Xineis

3 comentários:

  1. ANIMAL, xineis!

    post mto bom!
    otimas referencias

    eu curti...é um puta carro imponente, que representa a luxuosidade da marca, náo esquecendo sua herança (o video até fala isso).

    a refencia das lanternas antigas eu achei ótima

    esse carro já nasce um clássico, assim como o Phantom atual...vai ser lembrado daqui 50 anos, com ctz

    carro de gangster dos anos 2010...hehe

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. valeu pelos comentários, rossi!!

    galera, vejam essa semelhança que eu achei, do novo bentley com seu irmão metálico:


    separados no nascim... na linha de montagem...

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