domingo, 30 de maio de 2010

[Alto-Giro Avistamentos] Dodge Viper


Dodge Viper




O Alto-Giro Blog teve a felicidade de, em uma de nossas privilegiadas visitas à Platinuss, encontrar este Dodge Viper da primeira geração. Estacionado na frente da loja, esta brutal esportivo americano estava na belíssima companhia de um Porsche Boxster e um Lamborghini Gallardo Superleggera.




O exemplar aqui mostrado, é um Viper RT/10 Roadster, da primeira geração, fabricado entre 1992 e 1995. As víboras desta geração eram esportivos puros, sem concessões ao conforto. Era um roadster criado para ser pilotado, e só isso. Não tinha sequer capota, vidros ou maçanetas externas, quanto mais equipamentos "supérfulos" como ar-condicionado, freis com ABS ou controle de estabilidade.



Esta versão inicial tem como características as rodas de 3 raios e o escapamento lateral. Apesar de eu normalmente não gostar de rodas de 3 raios, estas características marcantes são, pra mim, a cara do Viper!




Ele foi criado para ser um esportivo visceral ao menor custo possível. Foi-lhe montado um grotesco motor de 8 litros de deslocamento volumétrico, distribuído em 10 cilindros montados em V. Este gigantesco motor tem como base os motores LA da Chrysler, de alta cilindrada e acionamento de válvulas no bloco por varetas. Ou seja, eram os motores usados pela Dodge Ram e outras camionetes da empresa.
O que pareceu ser uma adaptação inadequada, na verdade teve um resultado incontestavelmente positivo. Tal usina de força produzia 400 cv de potencia a 4600 rpm, e 65 kgmf de torque a baixos 3600 rpm. São números impressionantes hoje em dia, e totalmente superlativos no início da década de 90, ainda mais para um esportívo americano acessível.



Para baixar seu custo, cortaram-se equipamentos supérfulos. Com uma distribuição de peso bem acertada, de 50% em cada eixo, e um gigantesco motor jogando força a qualquer hora, tornou-se um esportivo quase ideal para quem buscasse um carro comprometido completamente com o desempenho, a um preço não tão abusivo.
Mas a falta de auxílios como freios com ABS, controle de tração e de estabilidade, em um carro com tanta potência, fizeram do Viper uma armadilha ambulante para motoristas inexperientes.




O Viper foi criado para ser um esportivo bruto e visceral, invencível em retas e cauteloso em trechos sinuosos. Foi criado para ser o esportivo americano supremo, acessível e compromissado unicamente no desempenho. Feito para bater no Corvette e devorar italianos em retas. E isso, ele cumpriu muito bem na sua época.
Vipers não são tão exóticos em ruas americanas, mas aqui no Brasil, foi o primeiro que vi! Mais uma vez, a Platinuss traz ao nosso blog encontros memoráveis com ícones automotivos de todas as épocas!

Um breve resumo da máquina:
  • V10 8.0L
  • 400 cv @ 4600 rpm
  • 65 kgmf @ 3600 rpm
  • 0-60 mph (97 km/h): 4.6 s
  • 0-100 mph (160 km/h): 9.2 s
  • Vmax: 164 mph (264 km/h)
-Xineis

quinta-feira, 27 de maio de 2010

[Alto-Giro] Red Bull Racing F1 na praia

- Praia

- Formula 1


duas das coisas que muitas pessoas mais gostam na vida....

o vídeo abaixo fala por sí mesmo!!




- Xineis

segunda-feira, 24 de maio de 2010

[Alto-Giro] Porrada feia no World Championship Grand Tourismo

Se alguém entender o que aconteceu e se o piloto sobreviveu, comente.
Só sei q foi em Brno, na República Tcheca.



Dica do Rodolfo

- Rossi

sexta-feira, 21 de maio de 2010

[Alto-Giro Avistamentos] Romi Isetta

Visitando a feira Mecânica 2010, por motivos profissionais, deparei-me com este belo exemplar de Romi Isetta, em perfeita conservação e com placa preta. No estande das Indústrias Romi, imagino que tenha sido preservado desde sua fabricação.


Embora alguns achem que a Romi Isetta era a versão nacional da BMW Isetta, isso não é verdade. O carrinho era um projeto da empresa italiana Iso Automotoveicoli, para o pós-guerra europeu. A versão BMW talvez tenha sido a mais conhecida, mas a brasileira certamente marcou época como o primeiro carro construído de fato no nosso país. Além, é claro, de suas dimensões reduzidas e peculiaridades, como o volante afixado na porta dianteira, que era também a frente do carro.

Compartilhem suas experiências e opiniões sobre o simpático carrinho nos comentários.

-WS
Equipe Alto-Giro

terça-feira, 18 de maio de 2010

[Alto-Giro Avistamentos] Uno, Buick Enclave e GrandBlazer Limo

Como ninguém teve coragem de atualizar esse blog na última semana, vou postar um apanhado de avistamentos que tirei no meu celular.

Primeiro o Novo Uno, que vi hoje, tinham dois desse no posto. Os dois com essa cor, mas um tinha uns adesivos na lateral, no lugar do friso (não era a versão Way).

Depois o Buick Enclave, que não sei o ano (o modelo existe desde 2007 nos EUA). Acho que deve ser raro esse carro no Brasil. E acho que vi ontem.


E teve essa GrandBlazer Limo que vi um mês atrás aqui na frente do meu trampo. Limo tunada.


- Rossi

terça-feira, 11 de maio de 2010

[Alto-Giro] Lexus LFA e Nissan GTR

Luta de Samurais


Vídeo muito bom da Motor Trend que mostra um comparativo de aceleração entre o ápice da tecnologia automotiva nipônica, o Lexus LFA, contra seu conterrâneo já glorificado, o Nissan GTR. Se o Lexus tenta se provar com seus espetaculares recursos tecnológicos, o Nissan já é comprovado um dos mais respeitados esportivos no mundo, e que por sinal, custa quase 5 vezes a menos que o Lexus.

O resultado é bem interessante, e o vídeo vale muito a pena por mostrar, além do racha entre os samurais, muitos recursos espantosos do LFA, em especial um pouco do funcionamento do painel. O painel é todo digital, e tem diversos modos de funcionamento, como pode ser visto no vídeo. Um dos motivos de se optar pelo painel digital é que o V10 do Lexus sobe a rotação até 9000 rpm em apenas meio segundo. Ou seja, o motor sobe tão rápido, que um mostrador analógico convencional simplesmente não reagiria rápido o suficiente para acompanhar a selvageria do motor que representa. Absolutamente sensacional!
Mas o mais impressionante é com certeza, seu ronco absurdamente espetacular - talvez o ronco mais belo que sai de um escapamento hoje em dia.


Na aceleração inicial, até os 100 km/h, o GTR leva clara vantagem devido ao seu sistema superior de tração integral, que transmite com muito mais eficiência a potência ao solo. Depois disso, o Lexus mostra a superioridade com sua potência de 552 hp, e começa a se distanciar. Mas na distância de 1/4 de milha, o resultado final é surpreendentemente parelho, ao contrário da diferença de preço. Mas é claro: esse vídeo mostra apenas uma simples aceleração em linha reta, nada que justifique formar algum tipo de opinião sobre a superioridade de um carro em relação ao outro.

-Xineis

quinta-feira, 6 de maio de 2010

[Alto-Giro] Placas de destaque: Parte I

Provavelmente isto não é uma mania exclusivamente minha: ficar reparando as placas dos carros, tentando achar alguma coisa digna de nota. Pois bem, não foi desta vez que achei, mas como o blog tá precisando de um post... Hehe!

DST-####

O que vocês acham, daria pra encarar? Alguém (além de mim) admite que pediria pro despachante uma outra combinação de letras? Você ficaria com a pulga atrás da orelha ao conhecer uma gata e ver que o carro dela tem uma placa dessas? Já chega de perguntas idiotas como as anteriores?

De qualquer jeito, se vocês acharem qualquer uma das placas abaixo, favor enviar uma foto para o nosso e-mail (altogiroblog@gmail.com), para publicarmos aqui:

ELV-15##

DEN-15##

PEN-15##

TIT-5###

ASS-#### (já avistei uma, mas infelizmente tava sem câmera!)

GAY-####

GLS-####

Entre outras. Sintam-se à vontade para enviar fotos de outras combinações "pertinentes".

-WS
Equipe Alto-Giro

sexta-feira, 30 de abril de 2010

[Alto-Giro Avistamentos] Carros na Europa 2010 - parte 2

completando o post abaixo

- Rossi

[Alto-Giro Avistamentos] Carros na Europa 2010


Eu estou em Berlin essa semana e tenho vistos muitos carros que não existem (e talvez nunca existam) no Brasil. Nem todos são carros incríveis, mas vale ver só pelo fato de ser diferente.

- Rossi

domingo, 25 de abril de 2010

[Alto-Giro] Pagani Zonda R

Vídeo de divulgação oficial do Zonda R pela própria Pagani.

Sob o mote de "more track focused", ou "mais focado nas pistas", este vídeo é puramente pornografia automotiva. Ver todas as peças da máquina separadas e depois montadas, são um deleite para o espectador. É impressionante ouvir o motor tomar vida e acelerar. Estes são 3 minutos altamente recomendáveis de se assistir para qualquer entusiasta automotivo!



Aos 1 min. e 50 segundos do vídeo, podemos ver a suspensão horizontalmente disposta atuando, configuração que foi mencionada e discutida também no post do Aston Martin One-77!
É um privilégio saber que pudemos ter tido contato com um Pagani Zonda aqui no Brasil.

- Xineis

quarta-feira, 21 de abril de 2010

[Alto-Giro] Ódio ao trânsito

Muito bom esse adesivo que vi outro dia. Muito específio. Expressa realmente todo o ódio que esse motorista tem com essa avenina engarrafada de SP.

E você? Qual rua você odeia tanto que teria um adesivo contra ela?

Uma que me enche o saco todas as manhãs é a Rua do Paraíso. Uma subida muito íngreme que fica lotada de carro.

- Rossi

segunda-feira, 19 de abril de 2010

[Alto-Giro Avistamentos] Citroën Aircross

Visto há uma semana na Av. Paulista.

Se tiver um preço competitivo, acho que vai se dar bem no mercado, porque tem um desenho menos careta do que existe no mercado hoje.
E ele já vai vir com motor Flex, diferente do Soul, por exemplo.
Pode ser uma bola dentro da Citroën, já que brasileiro gosta desse tipo de carro (mini SUV com maquiagem off-road).
Como disse o Wilsão: "não que eu teria um, mas...."

- Rossi