quarta-feira, 21 de outubro de 2009

[Alto-Giro Avistamentos] Fiat FCC II

Hoje apresentamos uma edição especial da nossa série de avistamentos: o Fiat FCC II. Especial sim, talvez não pela relevância do carro, mas pelo fato de ser um conceito. Acostumado a perambular por salões, o FCC (Fiat Concept Car) II foi flagrado na Escola Politécnica da USP, nesta última segunda-feira. A ocasião era uma palestra sobre o Fiat Mio, que já foi pauta do Alto-Giro. A idéia principal é que as sugestões deixadas no site gerem o próximo conceito da Fiat (FCC III?), para ser exibido no Salão do Automóvel de São Paulo no ano que vem.

Deixando a pompa de lado, o FCC II é um bugue estiloso. Sem capota, com pneus de perfil alto e uma carenagem que mal cobre suas "partes", o resultado é bem... ahn... chamativo, sobretudo pela cor "verde Telefônica". Mas não é isso que almejam todos os carros conceitos? Pois bem, os faróis dianteiros também se destacam, assim como as lanternas traseiras, sobretudo pelo formato diferente e as molduras cromadas. A vista traseira do carro mais parece a cara de um Gremlin, assustando os carros que vêm atrás.

Contudo, minha impressão é que muitos carros iriam é ver o FCC II no retrovisor (se ele fosse produzido, claro). Digo isso porque, com base nos dados de divulgação (vejam na foto abaixo), o desempenho não é dos melhores, apesar de o engenheiro da Fiat ter insistido que impressionou jornalistas especializados. Com torque de 22,9 kgfm em todas as rotações e menos de uma tonelada, eu esperava mais do modelo.
Aliás, esse torque todo se deve a uma das características que diferenciam o FCC dos bugues convencionais: o motor. Ao invés do tradicional boxer a ar de Fusca que a grande maioria usa, a Fiat instalou um motor elétrico que, aliado às baterias (que podem ser recarregadas numa tomada de 220V), tem uma autonomia de 100 km. Olhando a foto abaixo, parece que não conseguiram esconder todos os fios (não é tão ruim assim, vai? É um carro feito de forma artesanal). Apesar de ser uma tendência mundial, eu tenho lá minhas dúvidas em relação à necessidade de carros elétricos. Mas deixemos isso pra um outro dia, a intenção não é criar polêmica. Pelo menos não hoje, hehe.

Pra finalizar, fiquem com o interior do carro: este sim talvez com a mesma simplicidade de um bugue comum, só mais emperiquitado. Reparem no "câmbio", ativado pelas teclas no console central. Além, é claro, do acabamento igual ao externo, que tinha um efeito visual legal. O destaque negativo fica para a tela central (GPS? Comp. de bordo?), minúscula, e para o volante reaproveitado, sem os botões onde deveriam estar. Ah, antes que eu me esqueça: o modelo avistado não tinha as rodas aro 19" do Salão, mas sim outras, de aro 18" com desenho mais simples e pintura branca.



Acho que o resultado foi médio, já que um bugue, ainda que elétrico, não é lá a coisa mais difícil de se fazer, mas é sempre bom ver carros conceito desenvolvidos no Brasil. Mas legal mesmo vai ser quando os carros concebidos aqui começarem a ser apresentados nos Salões lá de fora. Espero viver pra ver esse dia...

-WS

Para ver outros avistamentos desta tradicional seção do Alto-Giro Blog, cliquem em "avistamentos" no menu lateral, ou aqui. Se tiverem alguma foto própria de um carro diferenciado, mandem para altogiroblog@gmail.com que teremos o prazer em publicá-lo!


5 comentários:

  1. bem interessante!!

    legal a Fiat levar lá na Poli! de certa forma é um estímulo para o desenvolvimento da engenharia automotiva no Brasil =)

    A Fiat podia ter caprichado melhor no interior. Porra, é um carro conceito, por que não fazer um interior animal de uma vez. Já se foi gasto o seu milhão de reais pra fazer o carro, po, gasta mais uns milhares pra impressionar de vez!!!
    Essa telinha (GPS...?) no meio tá meio tosca. Parece um PSP enfiado lá! O volante também parece pura adaptação.

    Mas legal por parte da Fiat ao menos pensar em fazer o protótipo com motor elétrico. De qualquer modo, é bom ter o desenvolvimento desta tecnologia aqui. Mesmo ineficiente, é alguma coisa.

    Acredito que seu chassi deva ser tubular. Deve ser bem interessante esse carro, se usado em sua proposta (off-road / dunas de areia..!!)

    ah, e muito boa a analogia do Gremlin.. hahahah!!! a foto ficou perfeita! =)

    parabéns pela matéria
    abs

    ResponderExcluir
  2. ah, outra coisa

    é melhor que o motorista desse bugue fique nos retrovisores dos outros carros mesmo...

    por que se ele for tentar ultrapassar ou mudar de faixa, pode se dar mal...

    esses espelhos ridículos dão visão ZERO pra traseira, além de parecerem toscamente espetados lá, numa pura adaptação mal-feita.

    Aliás, BEM toscamente, na verdade parecem espelhos de motinha CG150.

    ResponderExcluir
  3. ehehehhe, mais um comentário


    pra todos que duvidam da analogia "verde telefônica", abram a primeira foto e comparem com o orelhão ao fundo...

    =)

    ResponderExcluir
  4. Bem notado o orelhão, Xineis! Eu mesmo não tinha visto, hahaha!

    Uma coisa que me chamou a atenção: o motor é fabricado por um fornecedor, não pela Fiat. Se isso, for uma tendência, parece que haverá uma mudança de paradigmas na indústria, já que as montadoras sempre são as responsáveis pelo projeto e fabricação dos motores.

    WS

    ResponderExcluir
  5. nossa...esse interior tá digno de um mini buggy fapinha

    hahaha

    ResponderExcluir