quinta-feira, 15 de outubro de 2009

[Alto-Giro] Garagem do Jay Leno


Você já se pegou montando a garagem dos seus sonhos? Tipo escolhendo: "eu teria um McLaren F1, uma F40, um 300 SL original...". Eu costumo fazer isso bastante, e imagino que não sou o único entre os fãs de carros. Pois bem, tem um cara que não deixa só no pensamento. Ele tem todos os que quer, e um pouco mais. Quem? Jay Leno, o famoso comediante e apresentador americano.

Se, aqui no Brasil, ele não é lá muito conhecido, nos EUA todos pelo menos já ouviram falar nele e/ou nos seus programas de televisão, e uma boa parte sabe da sua paixão por carros. Entrando no site Jay Leno's Garage, você pode ver que não estou exagerando, e de quebra ainda ter uma pequena idéia do que seria a sua garagem ideal, se ela fosse de verdade. Com carros de todo tipo, incluindo alguns construídos especialmente para ele em parceria com as montadoras, Jay vive o sonho de todos nós, loucos por carros.

Ah, a foto aí de cima é da visita dele à nova fábrica da McLaren. Adivinhem se ele já não encomendou seu MP4-12C?

Tema gentilmente usurpado da Revista Quatro Rodas de Outubro.

WS

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

[Alto-Giro] Ferrari 458 Italia - Considerações

FERRARI 458 ITALIA


A Ferrari apresenta a tão aguardada substituta da F430/360!

O Alto-Giro Blog já trouxe a seus leitores, informações antes e no momento de lançamento, e fotos dos detalhes do carro. Mas como já foi comentado aqui anteriormente, nem sempre belos detalhes se unem para formar um conjunto harmonioso. Este post tem a intenção de colocar a opinião deste blogger sobre a nova Ferrari. Opiniões diversas são bem vindas nos comentários!



O desenho da 458 Italia é muito discutível! Para mim, o estilo dos V8's central-traseiros da Ferrari sempre foi de um desenho impecável, belíssimo, apaixonante, com linhas fluidas e conexas, proporções quase perfeitas e detalhes que pareciam esculpidos... para mim, essas Ferraris sempre tiveram um design que despertasse alguma reação inconsciente, algo quase luxuriante e culposo.... como admirar e desejar aquela mulher sensacional que não te pertence... era quase um pecado.


A 458 é bonita. Linhas nervosas e muito esportivas. Está na cara que é uma Ferrari! Mas não consegui despertar essa mesma sensação, que já tive com a F355, 360 e F430 ....
Deixou-se de lado a importância na delicadeza e elegância no seu desenho. A 458 Italia apresenta um design muito mais agressivo e apelativo do que a linguagem estilística anterior. Seus faróis "nervosos" parecem olhar o carro da frente como se fosse seu inimigo, e são um tanto exagerados no tamanho. O pára-lama dianteiro é muito pronunciado, o que me lembra um pouco o do Corvette C3. Esse efeito já existia na 360 e F430, mas de maneira mais suave. O início, a subida do vinco, do pára-lamas traseiro, está muito adiantada! Isso faz com que todo o pára-lama traseiro, e a caixa de roda, pareçam desproporcionalmente enormes!

Essa impressão é reforçada pelas pelos vincos nas portas, fazendo com que a seção central pareça estreita e a seção traseira pareça muito larga... quase como um desses carros de brinquedo ou de desenho animado, onde a seção traseira e as rodas traseiras, caricaturamente, são imensamente desproporcionais em relação ao resto do carro. E bem parecido com o Artega GT! Vejam a foto abaixo.




Parece que a Ferrari está querendo fazer o papel da Lamborghini, entre os bad boys dos esportivos.... não acho que este seja o caminho certo pra Ferrari.
A impressão que eu tenho é que, neste carro, a Pininfarina deixou um pouco de lado la passione na hora de desenhar e se concentrou em deixar o novo carro muito... agressivo!
Parece um carro conceito. E por outro lado, também parece um carrinho da Hot Wheels.



A meu ver, estilisticamente, as entradas de ar do lado dos faróis são desnecessárias. Mesmo que sejam funcionais, a meu ver ficou mais um agente poluidor no design do que algo inovador ou esportivo. Acredito que a Pininfarina poderia ter encontrado uma solução mais harmoniosa.

Sua traseira está destoante! Seguindo um pouco as linhas da Ferrari Califórnia, a seção posterior está mais alta em relação às antecessoras. Apresenta agora também a lanterna redonda única que se estende em sua parte superior sobre a traseira, tendência inaugurada pela 599 Fiorano. No entanto, a Itália possui linhas confusas e desarmônicas. As duas aberturas, do lado de cada lanterna, são estranhas, e não combinam com nenhuma parte do carro. Da mesma maneira, as linhas do para-choque e o recorte da abertura do extrator são destoantes, e poderiam ter sido traçadas de maneira mais simples. O escape triplo completa a bagunça visual na traseira. A meu ver, esta é a parte menos harmônica do carro. André (Galileu), um de nossos parceiros / leitores, nos deu a dica de uma semelhança técnica muito relevante da traseira da 458 Italia.


No entanto, estas foram todas considerações de um autor que esperava nada menos do que a semi-perfeição estética num novo lançamento da Ferrari. Mas não fiquei decepcionado. Digo tudo isso talvez por que não fiquei abismado com o seu desenho, da mesma maneira que fiquei quando vi suas antecessoras. Mas não deixa de ser belo! Não deixo de cobiçá-lo, nem respeitá-lo. Só parece que ficou um pouco a sensação de “quero-mais”...


Em termos de técnica e desempenho, acho que pouco se tem a discutir em relação à 458. Certamente a Itália é muito superior à F430, e já se situa em uma nova geração no mercado de superesportivos, à frente da Lamborghini Gallardo, sua concorrente mais direta.
Já incorpora inovações técnicas e construtivas que a colocam à frente de seu tempo. Seu nariz, dentro da grade dianteira, possui pequenas abas (winglets) de material aeroeslástico que se deformam de acordo com a velocidade, gerando mais ou menos pressão aerodinâmica e reduzindo ou aumentando a área da abertura do radiador, alterando assim o arrasto que esta seção produz. Esta é uma solução simples e genial, e que com certeza será copiada por seus concorrentes no futuro.

Seu novo motor V8 de 4.499 cilindradas cúbicas é a primeira unidade de injeção direta a ser montada em posição central-traseira. Durante o projeto deste motor, muita atenção foi dada à redução do atrito dos componentes internos, o que resulta em maior eficiência, ou seja, maior potência e menor consumo de combustível ao mesmo tempo. Queimar apenas 1 litro de gasolina Premium a cada 7,3 km percorridos em ciclo combinado, é uma marca impressionante, se pensamos se tratar de um V8 4,5L que gira a até mais de 9.000 rpm!!
Tal usina de força produz 570 cv @ 9.000 rpm (!!), que vem de uma relação impressionante de 127 cv/litro, a melhor marca histórica não só da Ferrari, mas de todo o segmento do mercado! Se torque máximo de 55 kgmf @ 6.000 rpm também impressiona. Para canalizar toda essa força, foi aplicada uma transmissão de embreagem dupla com sete velocidades. Dessa maneira, seus 1380 kg (um VW Jetta pesa 1431 kg!) são impulsionados da imobilidade até 100km;h em menos de 3,4 s, segundo a Ferrari!! Um tempo excepcional, superior à da Ferrari Enzo, por muitos considerada a maior referência técnica da casa de Maranello até hoje. Sua velocidade máxima também é impressionante, na marca de 325 km/h.

Junto à essa capacidade de aceleração, já é possível prever uma agilidade dinâmica excepcional, devido à sua ótima distribuição de peso, com 58% do peso no eixo traseiro, e à rigidez estrutural de seu chassi, de alumínio e ligas avançadas, construído com técnicas derivadas de tecnologia aeroespacial.
Também auxiliam à sua agilidade, a suspensão com geometria de duplos braços sobrepostos na frente (twin wishbones) e configuração multilink na traseira. Uma amostra de sua capacidade dinâmica pode ser vista no seu sensacional vídeo de divulgação, abaixo!


Segundo Enzo Ferrari, a melhor Ferrari é sempre a próxima Ferrari a ser lançada. Mas não necessariamente a mais bela. Ao contrário de alguns carros excepcionais que nasceram sem grandes compromissos, como o McLaren F1 ou o Aston Martin One-77, a Ferrari carrega consigo a maior e mais importante tradição automotiva dentre as marcas de carros esportivos. É por isso que cada lançamento da marca passa por uma prova de fogo pela aceitação pelos puristas, sendo que estes esperam nada menos que a perfeição!

-Xineis




[Atualização] Veja o nosso avistamento da primeira 458 Italia em São Paulo clicando aqui!!


terça-feira, 13 de outubro de 2009

[Alto-Giro Avistamentos] Goggomobil 1951




O Alto-Giro Blog traz para seus leitores hoje, um avistamento inusitado. Ao invés de postar hoje superesportivos pesos-pesados do naipe de Murciélago LP640, o Carrera GT ou o Spyker C8, por exemplo, me encontrei com um incomum carrinho de fabricação alemã, certamente construído com foco na economia de fabricação e contenção de custos.



Este é um dos avistamentos que trago da minha viagem para Santa Catarina. Essas fotos foram tiradas no Balneário Camboriú, onde passei uma muito agradável tarde ensolarada, antes de partir para o encher o tanque de álcool no posto em Blumenau. Por "tanque", leiam "estômago", por favor. E por "posto", leiam "Oktoberfest". =)



Quando vi o carrinho, não reconheci o que era! Só sabia que esse mini-veículo era um desses carros de baixíssimo custo construídos na Europa na década de 50 / 60. Vendo de longe, e ouvindo seu motorzinho de 2 tempo, achei que fosse um Fiat 500 (original) se aproximando. Mas à medida que ele chegava perto, vi que não era um desses brinquedinhos arcaicos italianos.
Esse carrinho, de aparência tão frágil e simpática quanto o Fiat, é um Goggomobil, do modelo Hupmobile (Sedã) TS250, ano 1951.
É impressionante ver como ele é minúsculo, comparado ao A3 estacionado, na foto abaixo. Quando comparado ao ônibus double-decker então, parece mesmo ser de brinquedo!


Os Goggomobils foram fabricados nesta versão, sedã de 2 portas, e também em uma versão coupé. A marca foi criada por Hans Glas, mecânico-empresário alemão, que nomeou a empresa em homenagem ao seu sobrinho, que tinha apelido de Goggi. A marca teve um sucesso razoável na Alemanha, sendo vendidos 219,531 sedãs e 66.511 coupes, entre 1955 e 1969. Os TS250 eram equipados com motor de 2 cilindros de 2 tempos, de 250 cc de capacidade.
Produzia 13,6 hp @ 5.000 rpm, mais do que suficientes para levar seus 415 kg à estupenda velocidade máxima de 75 km/h!!
É incrível como os alemães foram vanguardistas neste projeto, e já previam a limitação eletrônica de velocidade na cidade de São Paulo: este carro não toma multas na Marginal Pinheiros!! E, se seus 4 assentos fossem devidamente ocupados com 4 robustos alemães de 1,95 m, acredito que nem em vias locais seria capaz de ser multado!




Brincadeiras à parte, dou meus parabéns ao proprietário do veículo, por trazer um belo exemplar da história automotiva alemã para as ruas brasileiras, e por mantê-lo em tão perfeito estado! Aprecio muito todo o esforço para manter e expandir a cultura automotiva no Brasil!
Este é mais uma bela adição para a seção de avistamentos do Alto-Giro Blog. Mesmo não sendo um carro exótico superesportivo, como já visto diversas vezes aqui, este avistamento é bastante raro e orgulho-me em adicioná-lo no acervo do blog!

Para ver outros avistamentos desta tradicional seção do Alto-Giro Blog, cliquem em "avistamentos" no menu lateral, ou aqui. Se tiverem alguma foto própria de um carro diferenciado, mandem para altogiroblog@gmail.com que teremos o prazer em publicá-lo!

-Xineis


sexta-feira, 9 de outubro de 2009

[Alto-Giro] Salão Duas Rodas 2009

Esse post foi todo patrocinado por meu amigo Diego, aquele que avistou um Corolla Limo aqui em SP. Ele é doido por motos e foi visitar o Salão Duas Rodas, que está rolando aqui em SP nessa semana. Ele disse que o Salão está com uma estrutura muito boa, com grandes marcas e espaço para test-drive.

Apesar disso, a primeira foto que ele me mandou foi essa:


Uma Dodge Ram Limo...gigante, com uns 15m e rodas aro 23". Diz que cabem 25 pessoas (!), mas o motor é original. Olha o comparativo com o big foot, que parece de brinquedo....hehe


Essa belíssima Ducati abaixo é uma edição limitada que deve custar somente R$150.000,00 (!). São 900cc e 230cv. Observação do Diego: "Detalhe de não possuir banco e pedaleira de garupa, inclusive as saídas do escapamento são na parte de cima do paralamas traseiro. Moto voltada totalmente para as pistas, mas homologada para rodas nas ruas."


Abaixo, a bela Kawasaki ZX 750 Naked. Vem pra competir com Honda Hornet.


Essa chopper foi feita pelo Orange County Choopers (OCC) aqui no Brasil no ano passado. Pra quem não sabe, daquele reality show...


Já essa chopper vermelha é da Oficina Pimenta. Totalmente nacional. O Diego observou que elas não chegam aos pés da OCC, mas que é legal ver que tem gente fazendo coisa de qualidade aqui no Brasil.

Essa aqui é um monstro! MV Agusta F4! Ela corre no Moto GP e o Diego disse que ela é a moto mais rápida do mundo hoje, mais que Hayabusa! Com 1098cc e 190cv.


Detalhe pra saída quádrupla de escape:

Aqui a Vmax 1700cc. O Diego me contou que é a moto dos sonhos dele. Eu também acho animal. São 4 cilindros em V. O painel digital tem até shift light.

É isso galera, agradeço ao Diego pelas fotos! Se tiverem alguma coisa interessante pra mandar, é só entrar em contato no altogiroblog@gmail.com

Para ver os outros lugares interessantes que o Alto-Giro já visitou, clique aqui. Ou vá no menu ao lado, na opção "Visitas".

- Rossi

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

[Alto-Giro Avistamentos] Lamborghini Murciélago LP640




O Alto-Giro Blog traz mais um avistamento sensacional para seus leitores.

Somente aqui no Alto-Giro que você encontra o maior acervo online no Brasil de superesportivos vistos nas ruas! E também de carros menos especiais, mas incomuns de se verem em asfalto tupiniquim!



O avistamento desta vez, é um espetacular Lamborghini Murciélago LP640. Mais uma importante e inédita adição para o acervo do Blog, esta italiana foi vista em frente à uma garagem, na Vila Nova Conceição, bairro nobre de São Paulo. Este exemplar estava na cor cinza (Grigio Avlon), a mesma cor que está apresentado no site oficial da Lamborghini, e é uma cor parecida com a do exclusivíssimo Lamborghini Reventón. Pessoalmente, não é minha opção favorita, pois acredito que a cor perfeita para os morcegos é o Giallo Orion, o amarelo. Cinza ou não, é incrível estar diante de um dos esportivos mais fantásticos do mundo, e que na minha opinião, tem o estilo mais apaixonante dos esportivos atualmente.

Lançado no começo do milênio, em 2001, o Murciélago já não é mais tecnicamente tão avançado, quando inserido no cenário dos superesportivos exóticos atualmente. Seus 8 anos de projeto já pesam, e o maior reflexo disso é seu peso de 1.650 kg, um tanto alto para os padrões atuais de esportivos. O alto peso é consequência tanto da aplicação do sistema de tração integral, característicos dos Lamborghinis, quanto ao seu chassi, majoritariamente contruído de aço.

Mas do que isso importa, se o Murciélago tem um design tão sensacional como este!!!!?? Desenhado por Luc Donckerwolke, este é um carro que me faz perder qualquer critério que me foi ensinado na engenharia, ignorando completamente o fato dele ser menos avançado tecnicamente, de tão cativante e intenso que é seu design. Seu estilo expõe com paixão toda a tradição da marca, sendo que cada elemento de seu desenho anuncia de modo quase emocionante, toda a história que está por trás de cada Lamborghini fabricado. Juro que quase me caiu uma lágrima do olho. Coisas de quem gosta de carro.



A versão aqui avistada é o LP640, que foi apresentado em 2006.
A LP640 teve seu V12 aumentado dos 6.2L originais para 6.5L, atingindo agora a potência de (adivinhem...) 640 cv @ 8.000 rpm. Esta obra-prima da engenharia foi desenvolvida internamente pela Lamborghini, sem influência da Audi, como aconteceu com os V10's da Gallardo. Com isso, a casa de Sant'Agata Bolognese faz com que seu amado morcego dispare da imobilidade até 100 km/h em apenas 3,4 s, e atinja 330 km/h. Pesado ou não, ainda são números que põe o Murciélago entre os melhores esportivos do mundo!


OK, confesso que tenho muita sorte em avistamentos. Mas arrisco dizer que, além da pura sorte, sinto que tenho um feeling para estes eventos!! Com cada vez mais frequência, encontro carros exóticos nas ruas de São Paulo. E são carros espetaculares, difíceis de serem vistos até nas ruas de países do primeiro mundo, como o Spyker C8 na semana passada, assim como pesos pesados como o Porsche Carrera GT, Ferrari 550, Ferrari California, Nissan GTR, Maserati GranTurismo S, dentre tantos outros! Em relação à isso, só tenho uma coisa a dizer: Keep'em coming!!!
Novamente tive a honra (e a sorte) de passar na frente do estabelecimento onde estava parada esta Lambo, reluzindo na calçada, atraindo atenção de qualquer um que passasse, reinando sozinha toda a rua. E só aqui no Alto-Giro Blog temos tantos carros espetaculares vistos nas ruas do Brasil!

Para ver outros avistamentos desta tradicional seção do Alto-Giro Blog, cliquem em "avistamentos" no menu lateral, ou aqui. Se tiverem alguma foto própria de um carro diferenciado, mandem para altogiroblog@gmail.com que teremos o prazer em publicá-lo!

- Xineis

[Alto-Giro] Nissan Land Glider Concept

Depois do o Lumineo Smera, pequeno elétrico que realmente está sendo vendido, uma grande marca de carro sugere um conceito com o mesmo, digamos.....conceito.
hehehe


É o Nissan Land Glider, apresentado no Tokyo Motor Show 2009. Ele apresenta dois motores elétricos na parte de trás. O legal é a possibilidade de carga sem fio, desde que o ponto de carga também tenha essa tecnologia.



Como uma moto, o Land Glider também inclina nas curvas, o que favorece sua estabilidade e permitiu que tivesse uma largura mínima. Assim como o Smera, carrega duas pessoas, uma na frente da outra.



Não é nenhuma novidade ou inovação de design, mas mostra que as grandes marcas também estão atentas à demanda por carros pequenos e econômicos para as grandes cidades. Qual será que vai levar um projeto desses para a produção em massa?
Aguarde cenas do próximo capítulo...

Aqui, um video sem som (tudo bem, não ia ter ronco do motor mesmo...):




Fonte: Car Body Design

- Rossi

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

[Alto-Giro Curiosidades] Vaga para carro flex

Quem mora em São Paulo sabe da semana quente que tivemos agora. Então, em busca de um ventilador barato, acabei indo parar no Walmart da Vila Sônia, na av. Francisco Morato. Essa loja aparentemente é acompanhada do sufixo "Eco", que, a princípio, não entendi direito. Pois bem, reparem na foto abaixo:

O carro está parado no que parece ser uma vaga especial para deficientes ou idosos, certo? Errado:

Isso mesmo, o Walmart reserva vagas bem próximas à entrada da loja para "Carros Flex". Será que eles acham mesmo que dá pra estimular a compra de carros flexíveis em combustível fazendo isso? Já não basta a grande maioria da produção nacional ser assim? Bom, acho que isso justifica o sufixo "Eco" da loja...

NOOOOOOT!

O que eu queria saber é quem fiscaliza a vaga e como, já que carros como o Astra da foto têm tanto versões só a gasolina, como só a álcool, além das flex. Aliás... e os carros a álcool, não têm direito a essa regalia?

Dica do nosso amigo Cheng. Se você sabe de mais vagas desse tipo e/ou quer ver sua curiosidade publicada aqui, mande um e-mail para altogiroblog@gmail.com.

-WS

terça-feira, 6 de outubro de 2009

[Alto-Giro Técnica] Eliminando ruído do rádio com saída coaxial


Neste post vai uma dica técnica sobre instalação de som automotivo. Descreverei um problema na vida real que eu tive, com uma solução que gostaria de compartilhar com todos.
Esta dica vale especificamente para proprietários de rádio-cd players da Pioneer, mas que com certeza pode ser aplicado para head units de outras marcas também.



No dia que resolvi dar um upgrade no som do meu carro, comprei novos kit's duas vias, um subwoofer novo e um novo módulo JVC 6500 de 4 canais com entradas coaxiais. Antes eu usava um amplificador simples da Falcon com ligação por fio mesmo.

Essa mudança de configuração me fez reinstalar toda a fiação do meu carro, de modo que tive que passar cabos coaxiais blindados do aparelho de som até o módulo, por baixo da forração do carro. O uso de cabos blindados é fundamental, para isolar qualquer tipo de interferência elétrica que possa vir de qualquer parte elétrica do carro. Passei também o cabo de energia (+) e o terra longe dos cabos coaxiais, para garantir a menor interferência possível.

No entanto, apesar de todo esse cuidado, na hora que liguei o som:
bzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz .....

Apareceu um chiado constante, bem forte, e que seguia a rotação do motor.



Como eu usava um head unit Pioneer DEH-6850, meu amigo Orbolato logo identificou a possível causa: o aterramento interno do aparelho deveria estar queimado, passando assim o ruído para as saídas coaxiais do rádio. Na hora, trocamos por um outro Pioneer, DEH 3950, e o problema continuou. Ou seja, esse outro rádio também estava com o mesmo problema, o que mostra como isso é comum entre aparelhos da Pioneer.




Uma solução caseira, é passar um cabo todo desencapado ao redor das saídas coaxiais do aparelho, se possível cruzando entre eles, como mostram as fotos. Depois, enrole uma das pontas (ou as duas) em um parafuso na carcaça metálica do aparelho.
O contato do metal do fio com o cabo coaxial fará com que qualquer sinal elétrico poluidor passe para a carcaça do rádio, fazendo com que este seja o novo aterramento. Essa é uma solução simples e rápida, que bastará para resolver este problema. Fiz isso em 10 minutos, e me economizou pelo menos 90 reais. Para se ter idéia, fiz uma pesquisa em algumas lojas no Brooklin, e o preço do reparo variava entre R$ 90 e R$ 200. Sendo que um DEH 3950 custa cerca de R$250 novo.

É claro que esta é uma solução acoxambrada, e que o ideal seria levar o aparelho para uma autorizada Pioneer para reparar o aterramento interno. Mas é eficiente, e funciona tão bem quanto! E não queima...!

Este é um problema conhecido, e relativamente comum em rádios da Pioneer, e por isso publico aqui este post, que pode vir a ajudar eventuais audiófilos aflitos. =)


Toda a instalação do meu som foi feita com a (grande) ajuda de meu amigo Orbolato! Não estaria postando isto aqui agora se não fosse por ele!

-Xineis