O Alto-Giro Blog inicia hoje, uma seqüência sensacional. O post de hoje representa um grande avanço desse pequeno blog que começou informalmente faz cerca de um ano atrás, e que segue fiel em seus princípios de expor cruamente nossas opiniões e mostrar de maneira apaixonada nossa visão do mercado automotivo.
Esse grande salto mostra o amadurecimento desse blog, e como a opinião sólida de 4 amigos viciados em carros passou a ser vista com maior seriedade no ambiente automotivo!
Nossos leitores mais fiéis se lembrarão do dia que o Alto-Giro cobriu de maneira obsessiva o desembarque do primeiro Spyker C8 a rodar nas ruas brasileiras. Uma perseguição alucinante se formou após se levantar a suspeita de avistar um Spyker coberto por uma manta, sobre um caminhão plataforma. Tal perseguição me levou às portas da Platinuss, onde a suspeita se confirmou: o misterioso esportivo acobertado em questão era de fato um C8 Laviolette!!
Com as fotos e vídeos feitos durante o seu desembarque na Platinuss, publiquei um post inédito no Alto-Giro, composto da história do avistamento, da perseguição e da exclusividade que foi sermos os primeiros a postar registros de um Spyker rodando em ruas brasileiras!!
Mas o que começou como uma perseguição de um fã automotivo ávido em novidades acabou gerando uma repercussão no ambiente eletrônico bem acima do normal, com reflexos em outros blogs parceiros, comunidades do Orkut e notícias no Twitter. Afinal, fomos o primeiro órgão a publicar o primeiro Spyker. É gratificante para um autor a percepção de como outras pessoas apreciam sua matéria!
No entanto, a maior gratificação ainda estaria por vir.
Uma das conseqüências da divulgação deste post, foi a matéria alcançar os olhos dos felizes integrantes da equipe da Platinuss, representante oficial da Spyker e certamente a loja mais exclusiva no Brasil. Diante da inusitada história envolvendo sua loja, a Platinuss se interessou em conhecer que tipo de aficcionado era capaz de promover tal perseguição fanática pelos seus produtos. E, muito gentilmente, convidou o Alto-Giro Blog para um bate-papo informal e conhecer melhor a loja!!!
É desnecessário dizer que o convite causou euforia na equipe do Alto-giro e foi aceito prontamente! A simples possibilidade de visitar a Platinuss e conhecer de perto os carros mais exclusivos do Brasil foi o suficiente para tirar o sono de todos nós!
Assim, como já pôde ser visto nos teasers anteriores que postamos aqui, o Alto-Giro Blog traz aos seus leitores com exclusividade total, vídeos e fotos internas da Platinuss!!
Somente aqui no Alto-Giro Blog os leitores verão fotos detalhadas de carros completamente exclusivos, como o Lamborghini Gallardo LP 550-2 Valentino Balboni, única no Brasil. Ou como o Spyker C8 Laviolette e o Pagani Zonda, em detalhes!
O blog teve acesso exclusivo também à garagem posterior, uma área localizada no fundo da loja. Não bastassem as máquinas espetaculares que tivemos acesso no saguão principal da loja, vimos guardados no fundo mais outras Ferraris e Lamborghinis, junto com o único Aston Martin V8 Vantage da geração de 1998 no Brasil!!
Chegamos para nossa visita com certa apreensão e compreensível nervosismo, afinal não é sempre que temos acesso tão próximo a esportivos tão sensacionais, tampouco estamos habituados a um ambiente tão exclusivo. Mas esse breve momento de incerteza logo evaporou após o primeiro contato com as pessoas supreendentemente gentis (e afortunadas) que nos atenderam. Me sinto obrigado a destacar este ponto da Platinuss. A prestatividade e a cordialidade de todos que tivemos contato lá nos impressionou. Afinal, é de certa maneira natural que haja um certo receio quando entramos em ambientes tão socialmente polarizados.
Aplaudimos a política da Platinuss de tratar todos os que entram na sua porta com o respeito que qualquer cliente merece. Como se diz em seu próprio site, a empresa trata todos com excepcional cordialidade e dedicação, pois vêem todos como clientes, senão agora, no futuro, pois crêem no progresso das pessoas.
O respeito mútuo deve ser pregado em qualquer classe social, cor de pele, profissão e nacionalidade!! Se todas as pessoas tivessem esta atitude, viveríamos em um lugar mais pacífico e justo! Se um dia os integrantes deste blog estiverem no mercado para um carro de mais de R$1 milhão, certamente essa política nos conquistou como possíveis clientes futuros.
O mínimo que o Alto-Giro Blog poderia fazer, é pelo menos relatar de maneira imparcial e transparente como fomos bem recebidos por essa loja magnífica. Sem recursos, e limitado financeiramente, o nosso blog é incapaz de retribuir aos nossos anfitriões da Platinuss na mesma moeda. Fica aqui registrado o comprometimento público com a sinceridade de nossas palavras em relação ao atendimento da loja, bem como com a excepcional exclusividade dos produtos ali expostos.
Juntos com o vídeo teaser e a foto do capô do único Lamborghini LP550-2 Valentino Balboni no Brasil, este post abre uma sequência histórica, que falará dessa nossa visita. Nos próximos dias, postaremos sobre as experiências de ver e ter um contato próximo com os carros mais exclusivos do Brasil.
Em nossa visita à Platinuss vimos supercarros sensacionais e exclusivos! Um deles é a Lamborghini Gallardo Valentino Balboni, a LP550-2! Esse post é só uma palhinha do que vem por aí. Veja o detalhe:
Esse carro homenageia o piloto de teste que atua na marca há mais de 40 anos. O destaque é possuir tração traseira ao invés da tração integral.
Essa edição é limitada em 250 unidades. E aqui no Alto-Giro você vai ver em primeira mão os detalhes do ÚNICO exemplar do Brasil!
Acompanhem! E não deixe de ver o video do post anterior. Ouça o ronco do Spyker C8 Laviolette!
Nos próximos dias, vocês vão acompanhar um dia muito especial para o Alto-Giro! Veja uma prévia do que vimos em nossa visitinha a uma certa loja de carros de SP:
Não deixe de acompanhar nos próximos dias, com exclusividade, um olhar sobre Pagani Zonda, Lamborghini Valentino Balboni, Aston Martin Vantage Lagonda Limited...e muito mais!
Para complementar a série de limusines avistadas aqui no Alto-Giro Blog, fecho esta sequência de posts com algo simplesmente monumental. Depois de ver o patético Corolla limusine em São Paulo, passando pelas limusines de Michael Jackson, dos Hummers e outros gigantes americanos completamente desnecessários, assim como a Dodge Ram na frente do Salão Duas Rodas desse ano, simplesmente não existem palavras para descrever a completa falta de noção desse que pra mim foi o extremo dessa mania americana de transformar qualquer veículo em limusine, reflexo da filosofia do excesso desmedido da cultura dos EUA.
Se os Hummers vistos em Hollywood e em Beverly Hills já eram facilmente definidos como monstros inconcebíveis ao convívio urbano paulistano, então a limusine dessa Ford F650 é Godzilla, o rei de todos os monstros!!! Como um monstro de verdade, essa sequência de fotos mostra a aberração aparecendo aos poucos, como se estivesse surgindo de sua toca! =)
A F650 é um caminhão, usado normalmente em obras e para transporte de cargas pesadas. Nada a ver com as picapes gigantescas que dominam o cenário urbano americano como a F350 ou F450, e que para nós pobres proprietários de Fiestas, Astras e Civics já seria considerado um caminhão de verdade. Mesmo para os exagerados padrões americanos, a F650 é um veículo de trabalho, normalmente vistos somente em obras.
Esta empresa simplesmente apelou! Já que era pra ver quem fazia a maior e mais impressionante limusine, resolveu converter logo um caminhão de verdade. Este foi o limite extremo do exagero desmedido automotivo americano. Se por um lado é impressionante, pensando conceitualmente, chega a ser tão patético quanto nosso Corollimo...
Mas estamos em Vegas... aqui qualquer exagero, excesso ou ridicularidade é perdoada! Aqui um exagero é sempre encoberto por um exagero maior!! Viva Las Vegas!!!
Para ver outros avistamentos desta tradicional seção do Alto-Giro Blog, cliquem em "avistamentos" no menu lateral, ou aqui. Se tiverem alguma foto própria de um carro diferenciado, mandem para altogiroblog@gmail.com que teremos o prazer em publicá-lo!
Quem nunca se encontrou no meio de um trânsito absurdo, tudo parado e todo mundo estressado, quando, absolutamente do nada, o trânsito começa a andar e todos os veículos começam a fluir?? O trânsito já é parte da vida de quem mora em grandes cidades, e para nós paulistanos, virou uma rotina tão comum quanto acordar, tomar café da manhã, ler jornal, assistir TV... o congestionamento faz parte de nossas vidas, e é algo que muitas vezes é inexplicável.
Pois pesquisadores da Universidade de Nagoya fizeram um experimento para tentar compreender melhor a formação do acúmulo de tráfego. Eles colocaram 22 veículos em um campo bem amplo, e pediram para que todos os condutores seguissem o veículo à sua frente em um caminho circular. E a ordem principal era de que todos mantivessem uma velocidade constante de 30 km/h.
Aparentemente, uma tarefa extremamente simples!
No começo do experimento, o trânsito dos veículos parece normal. Mas inexplicavelmente, por causa de alguma adversidade inerente ao comportamente humano, alguma incompetência de algum condutor, voltas depois começam-se a formar acúmulos de veículos em uma parte do circulo, e consequentemente, pista mais livre do outro lado. Este acúmulo logo piora, e formam-se zonas de congestionamento em um lado da pista, que se propaga ao longo do círculo como uma onda.
É por isso que o trânsito é tão inexplicavel. Atos que parecem simples podem causar um efeito devastador no trânsito de uma cidade caótica. Uma fechada, um movimento brusco, uma freada desnecessária, tudo faz com que a pessoa de trás freie bruscamente, ato que vai se propagando ao longo da via. Por isso, antes de sair dirigindo que nem um animal, como cada vez se vê mais nas ruas de São Paulo, pense um pouco no prejuízo que seu ato pode causar na vida de centenas ou milhares de pessoas que convivem com você em sociedade!
Como alguns seguidores do blog devem se lembrar (ou não, hehe), eu trabalhei algum tempo na Mercedes-AMG, na minúscula cidade de Affalterbach, na Alemanha. O ambiente é simplesmente sensacional para quem é fanático por carros, como nós! Nem preciso dizer que eu chegava para trabalhar com um sorriso na cara e ia embora com outro. Não era para menos, todo dia por lá, eu desembarcava no vilarejo (5.000 habitantes) e andava algumas quadras até a sede da AMG. No caminho até a minha mesa, via alguns carros normais por lá. Como este:
(Que, aliás, pude dirigir; sensacional!)
Este:
Mais este:
(ficava estacionado lá entre corridas)
E até este(!):
(Motor 7.3 V12 AMG)
Mas a menina dos olhos de todos era este:
Primeiro (e até agora único) carro de desenvolvimento AMG, o SLS era o maior motivo de falação e olhares. Infelizmente, circulava por lá assim, camuflado, mas era demais ver suas portas asa-de-gaivota abrindo.
Tudo bem, admito que, à exceção do C63, que tenho visto bastante até aqui em SP, todos os outros carros me causavam uma comoção a cada vez que os via, estacionados por toda parte. E além de tudo, o meu trabalho era legal! Não que isso fosse importante, hahaha!!!
Bom, indo finalmente ao assunto, fiz este post para divulgar uma matéria sobre a qual o Xineis me avisou, e que, apesar de mal traduzida (parece que usaram um tradutor automático), é bem legal para quem tem curiosidade sobre como é a AMG.
Muito legal e com fotos que normalmente não são permitidas, a matéria mostra a fábrica de motores (em Affalterbach não se fabricam carros), o Performance Studio - com o infeliz SL com forro azul-calcinha -, e o show room, mostrando o 300 SEL "Rote Sau" - Porca Vermelha, reconstruído para celebrar o início da preparadora. Aliás, esse carro, que originalmente tinha motor 6.3 (a AMG o aumentou para meros 6.8 L), é a razão dos atuais V8 6.2 serem chamados de 6.3.
Mais um da série "Carros Bem Estacionados do Brasil". Já mostramos um carro de três rodas que vimos na Itália que era pior que esse, mas isso não quer dizer que a baliza desse Ka não seja tosca!
Quem não gosta de ver belas cenas com carros esportivos na telona? Existem carros que são clássicos no cinema, como o Fusca Herbie número 53, e os Batmóveis. Os que são específicos para alguns filmes no cinema, como Aston Martins para o 007, e o De Lorean para a trilogia De volta para o Futuro.
Existem filmes que os astros são os carros. Alguns ótimos, como 60 Segundos, outros nem tanto, como Taxi, ou qualquer Velozes e Furiosos. E também os divertidos, como Transformers.
Mas é inegável que todos que gostam de carro piram ao ver uma sequência de perseguição emocionante, como em Bullit, ou até nos filmes de Bourne.
Então posto aqui hoje, o que foi por muitos considerado uma das melhores cenas de perseguição já registrada até hoje em película! Esta sequência sensacional já é conhecida por todos, mas acho que sempre vale a pena rever quando temos a chance! A cena da perseguição na estrada começa com 2 min e 5 segundos do primeiro vídeo abaixo.
Porém, além de publicar estes trechos manjados, mas emocionantes, aproveitarei também para criticar como a publicidade no cinema pode muitas vezes arruinar o trabalho magnífico de um cineasta. Muitas vezes, detalhes que os diretores irrelevam podem ser determinantes para o fracasso de uma cena. São detalhes que normalmente não são percebidos pelo público em geral, mas que nos olhos de espectadores minuciosos aparecem como se estivessem iluminados por um holofote no meio da noite.
E, como não poderia ser, o que mais salta aos olhos do Alto-Giro Blog são os carros que compõem a cena de um filme. Inconsistências com os carros de uma sequência são o suficiente para tirar toda a realidade de uma cena! E a prática que mais repudio em filmes, é o patrocínio descarado de alguma montadora. Quando um estúdio aceita o patrocínio de uma montadora, e decide usar (quase que) exclusivamente os carros desta, o filme se torna artificial para os olhos de entendidos. E é exatamente o que aconteceu nesta cena de Matrix – Reloaded.
O que deveria ter sido uma das melhores cenas em filmes da minha vida, se tornou logo em uma decepção após alguns segundos de exibição. As cenas são inegavelmente emocionantes, e a filmagem é espetacular! Mas a publicidade descarada da GM no filme tirou toda a graça dessa sequência. Não bastasse os carros principais serem um Cadillac CTS (que por sinal, é invencível, inquebrável e à prova de artilharia anti-aérea) e um Cadillac Escalade EXT, olhos bem atentos perceberão que 99% dos outros carros usados na cena, também são da GM!!
Qual estrada no mundo só roda carros da GM?? Existe algum lugar nos Estados Unidos em que todos os habitantes comprem carros só da GM?? Se isso acontecesse, ela não teria ido à falência. Pois é, talvez só no mundo criado pelo Matrix mesmo...!
Abaixo listei alguns screenshots que tirei desta sequência. Claro que a cena inteira mostra muito mais carros dos que os destacados aqui, mas só neste punhado de fotos deu pra listar 54 carros, todos da GM.
Além dos óbvios carros protagonistas, o Cadillac CTS e o Cadillac Escalade EXT, é possível ver nesta cena:
1 Chevrolet S10 2 Chevrolet Caprice e Chevrolet Impala (policiais) 3 Pontiac Grand Prix
4 Buick Century 5 Chevrolet Malibu 6 Oldsmobile Intrigue 7 Pontiac Grand Prix 8 Oldsmobile Aurora
9 Chevrolet Impala 10 Chevrolet Tahoe 11 Oldsmobile Aurora 12 Chevrolet Impalas 13 Oldsmobile Intrigue voador 14 Chevrolet Caprice 15 Saturn LW300 16 Chevrolet Venture 17 Saturn S-series
18 Chevrolet Caprice_______ 24 GMC Safari 19 Oldsmobile Aurora ______ 25 Oldsmobile Aurora 20 Chevrolet Tahoe ________26 Buick Le Sabre 21 Chevrolet Malibu _______ 27 Buick Century 22 Buick Century _________ 28 Chevrolet Malibu 23 Chevrolet Caprice
29 Oldsmobile Aurora _____ 37 Chevrolet Tahoe 30 PontiacMontana ______ 38 Saturn LW300 31 Saturn LW300 ________ 39 Oldsmobile Alero 32 Oldsmobile Alero ______ 40 Oldsmobile Aurora 33 Chevrolet Venture _____ 41 Chevrolet Malibu 34 PontiacMontana ______ 42 Pontiac Firebird 35 Oldsmobile Silhouette __ 43 Pontiac Grand Prix 36 Chevrolet Malibu ______ 44 Chevrolet Caprice
45 Saturn LW300 46 Oldsmobile Alero 47 Pontiac Firebird 48 Chevrolet Malibu 49 Pontiac Grand Prix
50 Buick Park Avenue 51 Buick Century 52 Chevrolet Malibu 53 Oldsmobile Aurora 54 Chevrolet Malibu
Eu disse 99%, por que no final, acabei achando quatro carros que não são da GM nessa cena. Parece até que os produtores esgotaram todos os GMs que encontraram, e tiveram que, infelizmente, tapar uns buracos com um Dodge Stratus, Jeep Cherokee, Dodge Ram e um Ford Taurus.
Pequenos detalhes são determinantes para a criação de uma cena bem sucedida! A falta de atenção, ou a assunção de falta de conhecimento oposto levam à perda da credibilidade do público atento. Se para pessoas leigas a presença quase-exclusiva de carros da GM passa-se despercebida, para entusiastas automotivos atentos torna-se frustrante. Tira-se a realidade da cena, e também, parte da magia que o diretor quis transmitir para seu público.
Veja esse video com os detalhes do novo design do 5 series. Mostra bem o exterior e o interior. Eu nao entendo um cacete de alemão, mas dois de nossos bloggers são fluentes, então espero que ajudem com as informações mais relevantes.
Sobre o design, achei meio sem graça, morno. Mas acho que é um movimento de voltar ao eixo após a era Bangle, que trouxe designs de gosto duvidoso. As opiniões variam...o Xineis curtiu pra caramba, por sinal!
Os japoneses foram os inventores do drift, e são os reis incontestáveis dessa modalidade! Um desses japas loucos, em uma apresentação incrível de controle, precisão e potência, fez uma das manobras mais impressionantes já vistos até então!
O piloto M. Kawabata lança seu Nissan 180SX RPS13 (irmão menor do famoso Silvia 240 SX) numa curva, dá quase que um cavalo-de-pau e entra na curva quase no sentido inverso!! SENSACIONAL a manobra, Kawabata faz um drift perfeito e leva o público à euforia completa!!
Aproveitando o post do Aston Martin DBS na visita ao Salão de Frankfurt em 2007, posto aqui meu primeiro contato com um Aston Martin DB9, que tive em Las Vegas, EUA, em 2006! O Alto-Giro Blog admira muito essa marca inglesa, especialmente este modelo. Com a chegada anunciada do One-77, a Aston Martin cada vez mais se firma como um dos principais nomes de fabricantes de esportivos no mundo.
Este DB9 preto sensacional estava de chegada na recepção do cassino Wynn, que naquela época era recém inaugurado e o cassino mais badalado da cidade mais agitada do mundo. Em meio a tantos Mustangs modificados, Corvettes, SUVs gigantescos, limusines Hummers e outros exageros americanos, ver um DB9 seria um sopro de ar fresco!
Seria, não fosse a terrível idéia de seu proprietário colocar rodas personalizadas cromadas em seu outrora-perfeito coupé! Infelizmente, acho que o espírito de Las Vegas contagiou esse DB9, e essas rodas cromadas realmente destoaram de seu design sensacional.
De qualquer maneira, com essas rodas pimped ou não, e inegável como o DB9 é belo. Foi um colírio para mim poder ver esse elegante grand-tourer inglês depois de passar alguns dias sendo bombardeado pela excessividade visual de Las Vegas!
Um breve resumo da máquina abaixo:
V12 central-dianteiro, 5935 cc 48 válvulas 470hp @ 6000 rpm 61 kgmf @ 5000 rpm 0-100 km/h em 4,8 s Vmax 306 km/h Peso: 1.760 kg
Para ver outros avistamentos desta tradicional seção do Alto-Giro Blog, cliquem em "avistamentos" no menu lateral, ou aqui. Se tiverem alguma foto própria de um carro diferenciado, mandem para altogiroblog@gmail.com que teremos o prazer em publicá-lo!
Dando seqüência às verdadeiras jóias do Salão de Frankfurt de 2007 (no Brasil, tudo chega atrasado, não tem jeito, hehe):
O Aston Martin DBS, ele mesmo, mais conhecido como o carro do 007. Versão extrema do autêntico Gran Tourer DB9, o DBS é mais baixo, mais potente e tem visual mais agressivo, além de uma gama de cores com efeito interessante. Como de costume, a Aston acertou a mão no design (o que infelizmente não ocorreu no exagerado V12 Vantage).
Ainda que seja um DB9 modificado, o DBS é distinguido facilmente pelos entusiastas. Em especial por quem assistiu aos dois últimos (e ótimos) filmes de James Bond: Casino Royale e Quantum of Solace.
E, olhando sua traseira, que até ganhou uma eleição, fica fácil mesmo para os "leigos" saber que trata-se de um Aston ainda mais diferenciado. Já tive o privilégio de ver um de perto, e o carro impressiona. "Lindo", "sensacional" e "de cair o queixo" são palavras que vêm à cabeça. E quando ligam o motor, então... Aproveitem para dar uma olhada na análise de Jeremy Clarkson (surpreendente até, como sempre), e fiquem, de lambuja, com uma foto do caçula da família Aston.
-WS
Novamente com fotos do nosso colega(??) Galileu.
Veja outros carros dignos de nota na nossa seção Visitas, também listada na coluna à direita.